quinta-feira, novembro 21, 2024

TESTE INÉDITO DE PLACAS SOLARES EM UM CONJUNTO COM CAMINHÃO SCANIA

Um caminhão híbrido com placas solares está fazendo testes em vias públicas, buscando o resultado de uma colaboração de pesquisa de dois anos entre Scania, Universidade de Uppsala, Eksjö Maskin & Truck, Midsummer, Ernsts Express e Dalakraft. Equipado com um reboque coberto por painel solar, esse poderá apresentar resultados úteis para a logística mais sustentável. Esse caminhão híbrido plug-in de 560 cavalos foi desenvolvido em um projeto de pesquisa financiado pela agência governamental de inovação Vinnova.

Stas Krupenia, chefe do Gabinete de Investigação da Scania, enfatiza: “Nunca antes foram utilizados painéis solares para gerar energia para o trem de força de um caminhão como fazemos nesta colaboração.”

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Painéis solares

O caminhão em teste faz parte de um projeto de pesquisa focado na energia solar e na redução das emissões de carbono. Os pesquisadores desenvolveram painéis solares inovadores, leves e mais eficientes, destinados especificamente para caminhões. Além disso, estão explorando a integração desses caminhões na rede elétrica. Esse caminhão híbrido plug-in de 560 cavalos foi desenvolvido em um projeto de pesquisa financiado pela agência governamental de inovação Vinnova.

Erik Johansson, gestor de projetos e professor de físico-química na Universidade de Uppsala, declara: “Este é um projeto entusiasmante onde a academia e a indústria, em conjunto, tentam diminuir o impacto climático do transporte por caminhão.”

placas solares

Autonomia da energia solar

O semirreboque de 18 metros do caminhão é quase totalmente coberto por painéis solares, proporcionando ao veículo uma autonomia prolongada de até 5.000 quilômetros anuais na Suécia. Em países com mais horas de sol, como Brasil, essa autonomia pode até dobrar em comparação com as condições suecas.

O projeto também investiga novas células solares tandem leves, que prometem uma eficiência ainda maior na conversão da luz solar em eletricidade. Essa solução tem o potencial de duplicar a geração de energia solar, aumentando ainda mais a eficácia dos painéis.

Erik Olsson, chefe de Desenvolvimento Corporativo da Midsummer, destaca: “Nossos painéis solares são para aplicações que tornam os veículos comerciais sustentáveis. A eletricidade gerada por painéis solares economizará combustível e emissões de carbono.”

Daniel Sandh, CEO da Eksjö Maskin & Truck, concorda: “O combustível é atualmente um custo crescente para as empresas de transporte e tudo o que pudermos contribuir para reduzir este custo beneficiará a sociedade a longo prazo.”

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Perspectivas futuras

Parte do projeto envolve avaliar o impacto da integração dos caminhões na rede elétrica e a possibilidade de vender o excedente de energia. Embora haja desafios legais a serem superados, a pesquisa continua a avançar.

Dessa forma, o caminhão movido a energia solar agora está em testes nas estradas, operado pela empresa de transporte Ernsts Express AB. Lars Evertsson, CEO da Ernsts Express, afirma: “decerto, a eletrificação a partir de eletricidade renovável é o futuro. Então, isso torna este projeto ainda maior para a empresa de transporte verde fazer parte.”

Entenda a diferença entre kWp e kWh

O trailer de 18 metros possui 100 metros quadrados de painéis solares finos, proporcionando uma eficiência máxima de 13,2 kWp. Assim, espera-se que eles forneçam 8.000 kWh anualmente na Suécia, com capacidade total de bateria de 300 kWh.

A sigla kWp significa quilowatt-pico e é uma unidade de potência que serve para medir a capacidade máxima de geração de energia de um painel solar fotovoltaico, certamente, em condições ideais de funcionamento. A temperatura, a massa de ar e a irradiação solar definem essas condições.

Ademais, O kWp é diferente do kWh, que significa quilowatt-hora e é uma unidade de energia que representa o consumo ou a produção de eletricidade em um período de uma hora. Por fim, para converter kWp em kWh, é preciso saber as horas de sol pleno em um determinado local e multiplicar pela potência do painel.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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