Recentemente, os Correios concluíram a aquisição de 609 bicicletas híbridas, além de 762 bicicletas elétricas, que serão utilizadas para realizar entregas de cartas e encomendas em 11 estados do país.
Atualmente, cerca de 4.000 carteiros realizam entregas pedalando por todo o país. No entanto, a partir do próximo mês, muitos deles farão seu trabalho em bicicletas elétricas. A aquisição das 762 bicicletas elétricas modelo long tail (área de carga estendida) é parte de um projeto maior, que prevê a aquisição de um total de 2.500 bicicletas elétricas, representando um investimento de até R$ 32,4 milhões.
Estudos com Aliança Bike
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Os Correios deram início a esse projeto antes mesmo da pandemia, em parceria com a Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) e o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABMOB/UFRJ). Foram realizados estudos em Praia Grande (SP) com carteiros locais, a fim de testar modelos de bicicletas elétricas nas operações da empresa.
O estudo teve como objetivo testar diferentes modelos e avaliar a eficiência das bicicletas elétricas cargueiras nos serviços de entrega dos Correios, que possuem características específicas. A bicicleta elétrica modelo long tail mostrou-se altamente funcional e eficiente, superando as motocicletas em mais de 80% das áreas de entrega, de acordo com Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike em artigo publicado no site da entidade.
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4 vantagens da e-bike
Além de reduzir o esforço dos carteiros durante o trabalho, a adoção das bicicletas elétricas pelos Correios oferece outras vantagens significativas. Vejamos algumas delas:
1. Agilidade:
As bicicletas elétricas dos Correios possuem uma velocidade média de 25 km/h. Essa potência combinada ao menor esforço físico exigido dos carteiros resulta em maior eficiência na chamada “última milha”, reduzindo o tempo entre as entregas. Isso significa que as encomendas chegarão mais rapidamente às mãos dos clientes, especialmente em percursos longos e terrenos íngremes.
2. Manobrabilidade:
As bicicletas elétricas são mais leves em comparação aos veículos convencionais, como carros e motocicletas, e são mais ágeis do que as bicicletas tradicionais. Carteiros que já utilizam as e-bikes destacam a facilidade de condução e a redução do esforço necessário em longas distâncias. Rosângela Lima, carteira há 22 anos e ciclista há mais de seis, percorre cerca de 12 quilômetros por dia durante suas entregas em Praia Grande, região metropolitana de Santos (SP).
3. Facilidade de estacionamento e manutenção:
Congestionamentos, locais de parada limitados e restrições são desafios enfrentados pela logística urbana atualmente. Nesse sentido, as bicicletas elétricas oferecem uma solução viável e eficiente. Além disso, as baterias das e-bikes podem ser recarregadas em tomadas convencionais, e a manutenção desses veículos é semelhante à das bicicletas comuns. Ademais, a maioria das oficinas especializadas em bicicletas já está preparada para reparar ou substituir peças desgastadas.
4. Menor impacto ambiental:
As bicicletas elétricas são uma opção de transporte que utiliza energia limpa, não emitindo dióxido de carbono (CO2) ou outros gases poluentes na atmosfera. Por fim, o carteiro pode percorrer de 30 a 50 km, dependendo do relevo, seu peso e a carga transportada, e ele pode recarregar as baterias em aproximadamente sete horas. Essa mudança contribui para que as entregas sejam realizadas de forma mais eficiente e responsável. Atualmente, os cerca de 4 mil carteiros ciclistas dos Correios percorrem, juntos, 67 mil quilômetros por dia.
[…] CORREIOS ADQUIREM BICICLETAS ELÉTRICAS PARA ENTREGAS EM 11 ESTADOS […]
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