quinta-feira, dezembro 26, 2024

VOLVO FM ELECTRIC RODA 405 KM EM TESTE ENTRE FÁBRICA DA CITROSUCO E PORTO DE SANTOS

A Citrosuco, uma das líderes mundiais na produção de suco de laranja, anunciou que está participando dos testes do caminhão 100% elétrico Volvo FM Electric. O veículo está sendo usado para o transporte de carga líquida entre os municípios paulistas de Matão e Santos (SP). A rota de 405 km as duas cidades é crucial para a Citrosuco. Ela conecta sua maior fábrica de produção de suco de laranja ao Porto de Santos. De lá, o produto é exportado para mais de 100 países.

A empresa está realizando esses testes como parte de um conjunto de ações para descarbonizar suas operações. Ela assumiu em 2022 o compromisso de alcançar suas metas ambientais, sociais e de governança (ESG) até 2030..

Claudemir Henrique de Oliveira, gerente geral de Logística e Terminais da Citrosuco, disse que a busca por uma alternativa para a frota começou na Fenatran 2022. Ele afirmou que o objetivo é avaliar as possibilidades para que, no futuro, a empresa possa contar com uma frota totalmente elétrica. Oliveira ressaltou que os testes foram bem-sucedidos até o momento. Aliás, os motoristas elogiaram o desempenho do torque instantâneo e a autonomia de recarga dos freios regenerativos do caminhão. Além disso, destacou a importância dos ganhos econômicos e ambientais que o veículo pode proporcionar a médio e longo prazo para a operação da Citrosuco.

Segundo Marco Mildenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo, a Volvo pode equipar o caminhão FM Electric com pacotes de duas a seis baterias, que variam de 180 a 540 kWh.

Leia também: VOLVO FM ELECTRIC JÁ É TESTADO POR TRANSPORTADORES BRASILEIROS

O veículo tem as seguintes características técnicas:

— Potência máxima de 490 kW (670 cv) e torque máximo de 4.250 Nm, que garantem um desempenho superior em qualquer situação de carga e terreno.

— Capacidade da bateria de até 540 kWh, que permite uma autonomia de até 300 km com uma única carga, dependendo das condições de uso. No entanto, segundo a Citrosuco, o Volvo FM tem feito a rota entre fábrica em Matão e Santos com uma única carga de baterias. No então, deve se considera que a composição desce de uma altitude de cerca de 540 metros para nível do mar carregada e utilizando constantemente os freios regenerativos. Ademais, o FM retorna vazio para a fábrica e alcança uma autonomia de 300 km quando totalmente carregado, sem considerar os freios regenerativos.

— Sistema de frenagem regenerativa, que recupera parte da energia cinética durante as desacelerações e frenagens, e reduz o desgaste dos freios e o consumo de energia

— Cabine espaçosa e confortável, com painel digital e recursos de segurança avançados, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência na faixa e alerta de colisão frontal.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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