A Citrosuco, uma das líderes mundiais na produção de suco de laranja, anunciou que está participando dos testes do caminhão 100% elétrico Volvo FM Electric. O veículo está sendo usado para o transporte de carga líquida entre os municípios paulistas de Matão e Santos (SP). A rota de 405 km as duas cidades é crucial para a Citrosuco. Ela conecta sua maior fábrica de produção de suco de laranja ao Porto de Santos. De lá, o produto é exportado para mais de 100 países.
A empresa está realizando esses testes como parte de um conjunto de ações para descarbonizar suas operações. Ela assumiu em 2022 o compromisso de alcançar suas metas ambientais, sociais e de governança (ESG) até 2030..
Claudemir Henrique de Oliveira, gerente geral de Logística e Terminais da Citrosuco, disse que a busca por uma alternativa para a frota começou na Fenatran 2022. Ele afirmou que o objetivo é avaliar as possibilidades para que, no futuro, a empresa possa contar com uma frota totalmente elétrica. Oliveira ressaltou que os testes foram bem-sucedidos até o momento. Aliás, os motoristas elogiaram o desempenho do torque instantâneo e a autonomia de recarga dos freios regenerativos do caminhão. Além disso, destacou a importância dos ganhos econômicos e ambientais que o veículo pode proporcionar a médio e longo prazo para a operação da Citrosuco.
Segundo Marco Mildenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo, a Volvo pode equipar o caminhão FM Electric com pacotes de duas a seis baterias, que variam de 180 a 540 kWh.
Leia também: VOLVO FM ELECTRIC JÁ É TESTADO POR TRANSPORTADORES BRASILEIROS
O veículo tem as seguintes características técnicas:
— Potência máxima de 490 kW (670 cv) e torque máximo de 4.250 Nm, que garantem um desempenho superior em qualquer situação de carga e terreno.
— Capacidade da bateria de até 540 kWh, que permite uma autonomia de até 300 km com uma única carga, dependendo das condições de uso. No entanto, segundo a Citrosuco, o Volvo FM tem feito a rota entre fábrica em Matão e Santos com uma única carga de baterias. No então, deve se considera que a composição desce de uma altitude de cerca de 540 metros para nível do mar carregada e utilizando constantemente os freios regenerativos. Ademais, o FM retorna vazio para a fábrica e alcança uma autonomia de 300 km quando totalmente carregado, sem considerar os freios regenerativos.
— Sistema de frenagem regenerativa, que recupera parte da energia cinética durante as desacelerações e frenagens, e reduz o desgaste dos freios e o consumo de energia
— Cabine espaçosa e confortável, com painel digital e recursos de segurança avançados, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência na faixa e alerta de colisão frontal.
Enfim, nos siga no LinkedIn!
[…] Leia também: VOLVO FM ELECTRIC RODA 405 KM EM TESTE ENTRE FÁBRICA DA CITROSUCO E PORTO DE SANTOS […]
[…] No Podcast#8, comentamos sobre o artigo publicado no Frota News: VOLVO FM ELECTRIC RODA 405 KM EM TESTE ENTRE FÁBRICA DA CITROSUCO E PORTO DE SANTOS. […]