sábado, janeiro 31, 2026

Maior montadora do mundo, Toyota cresce 4,6% e tem o Brasil como 10º principal mercado

A Toyota encerrou 2025 mantendo sua liderança como maior montadora do mundo, com 11,3 milhões de veículos vendidos globalmente, volume 4,6% superior ao de 2024. A montadora atua em 170 países no mundo e, entre eles, o Brasil ocupa a 10ª posição como maior mercado da marcas, com 173 mil veículos licenciados no ano passado, repetindo a posição do ano anterior. O maior mercado segue sendo os Estados Unidos, com cerca de 2,5 milhões de veículos, seguidos pela China (1,78 milhão) e Japão (1,5 milhão).

No Brasil, no entanto, a operação enfrentou adversidades. A destruição da fábrica de motores em Porto Feliz (SP) por um vendaval, em setembro, e a consequente paralisação da planta de Sorocaba por quase dois meses, reduzirando a produção nacional para 168,6 mil unidades em 2025 — um declínio de 17% em relação ao ano anterior. Assim, o país caiu para a 13ª posição entre as bases produtivas da empresa no mundo e passou a ser a terceira maior na América Latina, atrás do México (310 mil) e da Argentina (177,6 mil).

Novo ciclo com o Yaris Cross

Apesar dos desafios produtivos, a Toyota inicia 2026 com uma novidade importante: o início da fabricação do Yaris Cross em Sorocaba (SP). O modelo marca a entrada da marca no segmento dos SUVs compactos e representa o início de um ciclo de investimentos de R$ 11,5 bilhões até 2030, anunciado em 2024.

O Yaris Cross adota a tecnologia híbrida flex full — sistema exclusivo da Toyota que combina propulsão elétrica autônoma com motor a combustão flex (gasolina e/ou etanol), priorizando eficiência energética e menores emissões. Segundo a empresa, o SUV consolida a estratégia global Multipathway, que busca múltiplas soluções para atingir a neutralidade de carbono em cada mercado.

“Estamos diante de um momento único na trajetória de quase 70 anos da Toyota no Brasil e na América Latina. A chegada do Yaris Cross representa nossa evolução tecnológica e compromisso com uma mobilidade mais sustentável e eficiente”, afirmou Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

Hiace

Com produção nacional e índice crescente de nacionalização de componentes, o novo SUV contribuirá para fortalecer a cadeia automotiva brasileira e gerar novos empregos. Além do mercado interno, o Yaris Cross será exportado para Argentina, Equador e Uruguai.

2025 também marcou a entrada estratégica da Toyota no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, com o lançamento da Hiace nas versões van de passageiros e furgão de carga.

Saiba mais na seção Veículos Comerciais Leves

➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast

 

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui