A Toyota encerrou 2025 mantendo sua liderança como maior montadora do mundo, com 11,3 milhões de veículos vendidos globalmente, volume 4,6% superior ao de 2024. A montadora atua em 170 países no mundo e, entre eles, o Brasil ocupa a 10ª posição como maior mercado da marcas, com 173 mil veículos licenciados no ano passado, repetindo a posição do ano anterior. O maior mercado segue sendo os Estados Unidos, com cerca de 2,5 milhões de veículos, seguidos pela China (1,78 milhão) e Japão (1,5 milhão).
No Brasil, no entanto, a operação enfrentou adversidades. A destruição da fábrica de motores em Porto Feliz (SP) por um vendaval, em setembro, e a consequente paralisação da planta de Sorocaba por quase dois meses, reduzirando a produção nacional para 168,6 mil unidades em 2025 — um declínio de 17% em relação ao ano anterior. Assim, o país caiu para a 13ª posição entre as bases produtivas da empresa no mundo e passou a ser a terceira maior na América Latina, atrás do México (310 mil) e da Argentina (177,6 mil).
-
Leia também:
- Muito discurso, pouca frota: a eletrificação dos caminhões não sai do papel na Europa e nem no Brasil
- Frota News amplia alcance global ao firmar parceria com a Newste
Novo ciclo com o Yaris Cross
Apesar dos desafios produtivos, a Toyota inicia 2026 com uma novidade importante: o início da fabricação do Yaris Cross em Sorocaba (SP). O modelo marca a entrada da marca no segmento dos SUVs compactos e representa o início de um ciclo de investimentos de R$ 11,5 bilhões até 2030, anunciado em 2024.
O Yaris Cross adota a tecnologia híbrida flex full — sistema exclusivo da Toyota que combina propulsão elétrica autônoma com motor a combustão flex (gasolina e/ou etanol), priorizando eficiência energética e menores emissões. Segundo a empresa, o SUV consolida a estratégia global Multipathway, que busca múltiplas soluções para atingir a neutralidade de carbono em cada mercado.
“Estamos diante de um momento único na trajetória de quase 70 anos da Toyota no Brasil e na América Latina. A chegada do Yaris Cross representa nossa evolução tecnológica e compromisso com uma mobilidade mais sustentável e eficiente”, afirmou Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
Hiace
Com produção nacional e índice crescente de nacionalização de componentes, o novo SUV contribuirá para fortalecer a cadeia automotiva brasileira e gerar novos empregos. Além do mercado interno, o Yaris Cross será exportado para Argentina, Equador e Uruguai.
2025 também marcou a entrada estratégica da Toyota no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, com o lançamento da Hiace nas versões van de passageiros e furgão de carga.
Saiba mais na seção Veículos Comerciais Leves
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast


