quinta-feira, janeiro 29, 2026

Volvo Trucks lidera mercado europeu de pesados em 2025; FH 540 mantém hegemonia no Brasil

A Volvo Trucks elevou a sua posição de destaque na Europa entre os caminhões pesados (com 16 toneladas ou mais), alcançando 19,0% de participação de mercado, segundo dados de 2025 divulgados pela marca. O índice representa um avanço em relação aos 17,9% registrados em 2024, garantindo à montadora sueca o segundo ano consecutivo na liderança do continente.

Estamos muito orgulhosos de ser líderes de mercado na Europa pelo segundo ano consecutivo. Isso é uma prova da confiança dos nossos clientes e do trabalho das nossas equipes”, declarou Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Leia também:

Brasil: queda nas vendas, mas liderança mantida

No Brasil, conforme dados da Anfavea, a Volvo registrou 20.074 caminhões emplacados em 2025, contra 23.185 em 2024 — queda de 13,5%. Ainda assim, a montadora manteve a liderança entre os pesados, graças ao desempenho do FH 540, modelo mais vendido do país pelo sétimo ano consecutivo, com 5.403 unidades emplacadas.

O segundo lugar também ficou com a marca: o FH 460 somou 3.613 unidades, segundo balanço divulgado pela Fenabrave.

Presença global em 30 países

A Volvo Trucks segue forte em sua estratégia global, ocupando posição de liderança ou vice-liderança em 30 países no mundo. A montadora tem investido em uma trilha tecnológica de três caminhos, combinando caminhões elétricos a bateria, elétricos de célula de combustível e motores de combustão alimentados por combustíveis renováveis, como hidrogênio verde, biogás, biodiesel e HVO (óleo vegetal hidrotratado).

“Continuaremos inovando para apoiar nossos clientes e impulsionar a descarbonização do setor”, reforçou Alm. A empresa pretende alcançar emissões líquidas zero até 2040.

Mercado europeu de vans, caminhões e ônibus em 2025

O diesel segue predominando no mercado de vans na União Europeia, com 80,7% de participação, apesar da queda nos volumes. As vans recarregáveis cresceram para 11,2%, enquanto os modelos a combustíveis fósseis e híbridos perderam participação.

Nos caminhões médios e pesados, o diesel ainda responde por 93,2% dos registros, mesmo com recuo de 8%. Os elétricos recarregáveis acima de 3,5 toneladas saltaram para 4,2% de mercado, impulsionados por Holanda, Alemanha e França, que concentram dois terços desses novos registros.

No segmento de ônibus, o avanço da eletrificação foi expressivo: os modelos eletricamente recarregáveis chegaram a 23,8% do total de novos emplacamentos na União Europeia, com destaque para a Alemanha, que cresceu 106,4% em 2025.

Acompanhe notícias selecionadas que importam para os setores de gestão de frota, transporte de carga, passageiro e logística:
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui