O grupo Daimler Truck Holding AG encerrou 2025 com a venda global de 422.510 caminhões e ônibus, resultado que confirma um ano de ajuste de mercado após o pico registrado em 2024. Embora o volume global tenha recuado 8% na comparação anual.
A análise dos números acumulados de 2025 mostra um cenário heterogêneo entre as regiões de atuação do grupo:
- Mercedes-Benz Trucks: 159.871 unidades, praticamente estável em relação a 2024, sinalizando equilíbrio entre renovação de frotas e demanda em mercados maduros, e importante contribuição do Brasil com 27.935 unidades, portanto, 17,5% de participação, maior entre todos os mercados da marca.
- Daimler Trucks North America (com as marcas Freightliner, Western Star e Thomas Built Buses): 141.814 unidades, com queda expressiva frente ao ano anterior, refletindo condições mais restritivas do mercado norte-americano, especialmente em crédito e renovação de grandes frotas.
- Daimler Trucks Asia (com as marcas FUSO Trucks, FUSO Buses e RIZON trucks): 107.055 unidades, crescimento de 4%, impulsionado por mercados emergentes e pela integração das operações da China e da Índia ao segmento Mercedes-Benz Trucks a partir de 2025.
- Daimler Buses (as marcas Mercedes-Benz e Setra): 26.991 ônibus, avanço de 2%, confirmando a recuperação gradual da demanda por transporte coletivo e rodoviário. O Brasil contribuiu com 10.382 unidades, o que representa 38,5% no resultado global da divisão de ônibus.
Mesmo em um ano de retração global, as vendas de veículos elétricos a bateria, que chegaram a 6.726 unidades em 2025, representando uma participação de 1,6% nas vendas totais. Embora ainda representem uma fatia pequena do total, percentualmente, foi um crescimento de 67% sobre as vendas de 2024. O percentual, apesar de alto, é sobre uma base pequena em volume.
Saiba mais sobre o desempenho das vendas de caminhões elétricos na Europa e no Brasil:
- Muito discurso, pouca frota: a eletrificação dos caminhões não sai do papel na Europa e nem no Brasil
-
Leia também:
- Caminhões e ônibus fecham 2025 sob pressão dos juros, aponta Anfavea
- Frota News amplia alcance global ao firmar parceria com a Newstex
Brasil: Mercedes-Benz sustenta volumes robustos em caminhões e ônibus
A Daimler Truck vende caminhões e ônibus em praticamente todos os mercados relevantes do mundo, atuando com marcas e redes de vendas e serviços em dezenas de países, com presença global comprovada nos principais continentes — Europa, América do Norte, América Latina, Ásia, África e Oriente Médio.
No recorte nacional, a Mercedes-Benz do Brasil teve papel relevante dentro da operação global da marca e do grupo. Em 2025, a marca comercializou 27.935 caminhões e 10.382 ônibus no mercado brasileiro, números que reforçam a importância do País como um dos principais polos industriais e comerciais da Daimler Truck fora da Europa e da América do Norte.
Demanda consistente por ônibus, ligada tanto à renovação de frotas urbanas quanto ao transporte rodoviário, em um contexto de retomada gradual da mobilidade e de programas públicos de renovação, tornou o Brasil como principal mercado global da Daimler Buses.
Os detalhes financeiros e as projeções para 2026 serão apresentados pela Daimler Truck em março, durante a conferência anual de resultados do grupo.


