Confira os destaques que movimentaram o mercado de ônibus no Brasil nos últimos dias — da renovação da frota rodoviária às conquistas da eletromobilidade e ao fortalecimento da comunidade apaixonada por ônibus. Selecionamos quatro notícias que são destaque na semana. Confira:
Marcopolo leva Viaggio G8 900 e 1050 com motor dianteiro para roadshow nacional
A Marcopolo deu largada a um programa de demonstração em todo o País de seus novos rodoviários com motor dianteiro da Geração 8: os modelos Viaggio 900 e Viaggio 1050.
O Viaggio G8 900, recém-lançado, busca ampliar a oferta para o fretamento e linhas regulares de curtas e médias distâncias. Com até 13,6 metros e 48 lugares, chega com configuração Euro 6 e itens como tomadas USB, elevador de acessibilidade, iluminação interna aprimorada e novo sistema de refrigeração.
O modelo incorpora o design e as tecnologias da Geração 8, com aerodinâmica mais eficiente, menor consumo e foco no conforto termoacústico. A estrutura traz os anéis passantes para atender ao padrão de segurança R66.02 e pode receber o sistema FIA de proteção à cabine do motorista como opcional. Para manutenção, centrais elétricas reposicionadas e diagnóstico via Bluetooth prometem facilitar o dia a dia das operadoras.
Mercedes-Benz testa e aprova o eO500U no BRT de Salvador

Após 30 dias rodando em operação real no BRT da capital baiana, o eO500U — chassi 100% elétrico desenvolvido pela Mercedes-Benz no Brasil — teve desempenho aprovado por motoristas, técnicos e usuários.
O teste, viabilizado em parceria com a Prefeitura de Salvador, a OT Trans e a Rodobens, avaliou autonomia, conforto, consumo energético e experiência dos passageiros. O resultado reforçou a meta da cidade de ampliar a frota zero emissão, com previsão de adquirir 100 novos veículos elétricos. Atualmente, Salvador já opera oito ônibus da Eletra com chassi Mercedes.
No âmbito nacional, a Mercedes-Benz ultrapassou a marca de 500 ônibus elétricos vendidos apenas em 2024, com forte presença na capital paulista. O eO500U destaca-se pela autonomia de até 270 km — a maior entre os elétricos do país — e pela capacidade de passageiros. Além disso, conta com sistemas elétricos nacionalizados pela BorgWarner e produzidos em Piracicaba (SP).
SPTrans libera novo ônibus elétrico Eletra Padron para 82 passageiros

O sistema de transporte paulistano ganhou novo modelo apto a operar comercialmente: o Eletra Padron, com chassis Mercedes. Produzido por uma empresa 100% brasileira, o veículo oferece capacidade ampliada para 82 passageiros e autonomia homologada de 255 km.
O ganho de espaço e performance é resultado de novos motores, controladores e baterias da WEG, que reduziram o peso do ônibus em até 400 kg. O modelo chega para atender linhas de maior demanda e condições severas típicas da cidade de São Paulo, que possui a maior frota elétrica do Brasil e terceira maior da América Latina, com mais de mil unidades já em circulação.

Passione sobre rodas: Encontro de Busólogos Guanabara
Fortaleza sediou no sábado (29) a 15ª edição do Encontro de Busólogos da Guanabara, reunindo apaixonados por ônibus, história, fotografia e tecnologia do transporte. Mais de 200 entusiastas, vindos de pelo menos 15 estados, participaram da celebração promovida em parceria com o grupo Fortalbus.

A programação trouxe palestras sobre tendências do setor, relacionamento com a comunidade especializada e o papel dos busólogos na preservação da memória do modal. Houve ainda visitas guiadas, interação com executivos da empresa e atividades com a frota. Esta iniciativa ocorre desde 2009.


