Mercedes-Benz Actros e Volvo FH Aero e FM ganharam cinco estrelas no rigoroso teste de segurança da Euro NCAP. Conheça como como são os testes e quantas estrelas ganharam os modelos da DAF Caminhões, Scania, MAN, Renault, além de outros modelos da Mercedes-Benz que participaram da prova. Sentimos a falta da Iveco nesta edição do Euro NCAP e a Frota News obteve um esclarecimento de Matthew Avery, diretor de Desenvolvimento Estratégico do Euro NCAP, que explicamos mais adiante.
Segundo a entidade, neste segundo ano de teste de veículos pesados de mercadorias (HGVs), os especialistas do Euro NCAP descobriram que as melhorias feitas no design e no equipamento de segurança do Mercedes-Benz Actros, em relação ao testado pela primeira vez em 2024, foram suficientes para uma classificação máxima de cinco estrelas.
O modelo Actros junta-se aos modelos Volvo FM e FH Aero na classificação de cinco estrelas. O resultado garante aos operadores de frota que eles estão escolhendo um dos caminhões mais seguros para seus motoristas e operações, ao mesmo tempo em que protege a reputação da marca – e dos outros usuários da estrada.
Leia também:
Durante os testes de veículos pesados do Euro NCAP, 10 caminhões populares foram avaliados e oito receberam a classificação CitySafe. A designação é aplicada aos veículos pesados mais bem equipados para enfrentar os desafios e perigos específicos da condução em ambientes urbanos movimentados.
Por que precisamos de caminhões mais seguros
Devido ao seu tamanho e peso, os acidentes com veículos pesados são os mais graves nas estradas europeias. Embora os caminhões representem menos de 3% dos veículos nas estradas da Europa, eles são responsáveis por 15% das mortes em acidentes. Além disso, apenas 11% das vítimas em acidentes envolvendo veículos pesados são ocupantes de caminhões; o restante é ocupante de veículos leves, bem como pedestres e ciclistas.
No entanto, os veículos pesados são uma força econômica para o bem, desempenhando um papel essencial na distribuição de 95% dos bens consumidos em toda a UE. A campanha SAFER TRUCKS do Euro NCAP visa apoiar este setor de transporte vital, garantindo que os caminhões fiquem mais seguros.
Introduzido no ano passado, o programa de testes SAFER TRUCKS foi o primeiro dos protocolos de teste do Euro NCAP a adotar uma nova estrutura, chamada Estágios de Segurança do Euro NCAP, que mede a segurança do veículo em todo o ciclo de vida de um acidente: Direção Segura, Prevenção de Colisões e Segurança Pós-Colisão. Além de dar a cada caminhão uma classificação de cinco estrelas, incluiu um credenciamento CitySafe adicional.
A avaliação independente da segurança da frota de veículos pesados permitirá que todas as partes interessadas que dependem do setor de transporte selecionem os caminhões mais seguros que satisfaçam as suas necessidades comerciais.
Em detalhe: classificações de caminhões Euro NCAP 2025
Os 10 caminhões populares testados pelo Euro NCAP representam cerca de 95 por cento dos modelos disponíveis na categoria de modelo das frotas de longo curso. Os caminhões rígidos são veículos monobloco em que a cabina e a zona de carga são fixadas em conjunto; no entanto, eles são versáteis o suficiente para puxar reboques, permitindo que funcionem com pesos idênticos às combinações articuladas. O Euro NCAP classificou a versão mais comum na forma 6×2 sem reboque com todos os equipamentos de segurança opcionais instalados.
Cinco outros cavalos mecânicos também foram reavaliados para complementar e, quando aplicável, substituir os resultados existentes de 2024. Os tratores de longo curso Scania, Renault e Mercedes-Benz melhoraram as pontuações de acordo com os novos resultados rígidos, mostrando que esses novos sistemas de segurança estão disponíveis independentemente das especificações do veículo.
Cada caminhão foi pontuado em três categorias – Direção Segura, Prevenção de Colisões e Segurança Pós-Colisão. A direção segura permite o monitoramento dos ocupantes, o envolvimento do motorista, a visibilidade do caminhão e a assistência do veículo. A prevenção de colisões avalia o desempenho dos vários sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) para evitar colisões em uma variedade de cenários. A Segurança Pós-Acidente considera as informações de resgate compartilhadas com os socorristas e a facilidade de desencarceramento.
Os financiadores do Euro NCAP
A Euro NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos) é mantida por um consórcio que reúne instituições públicas, laboratórios independentes, clubes automotivos e organizações de consumidores de diversos países europeus. Entre os principais apoiadores estão a Comissão Europeia, governos nacionais, centros de pesquisa como o Thatcham Research e o ADAC, além de entidades como o ANWB e o ÖAMTC. Juntos, esses parceiros garantem a independência e a credibilidade dos testes de segurança veicular, promovendo melhorias contínuas na proteção de motoristas, passageiros e demais usuários das vias.
Leia mais:
- Executivas da DHL Express são painelistas no Seminário Educação para Logística
- Iveco aposta em gás natural e biometano na Argentina e sinaliza próximos passos no Brasil
Resultados reveladores
Os resultados impressionantes para os modelos Mercedes-Benz Actros vêm depois que a empresa se recusou a participar do teste inaugural de veículos pesados de mercadorias (HGVs) do Euro NCAP em 2024. Para os testes de 2025, apresentou três modelos Actros de diferentes alturas de cabina.

Com melhorias feitas no equipamento de segurança instalado e no desempenho do sistema, o Mercedes-Benz Actros mais recente e de cabine mais baixa foi premiado com cinco estrelas pelo Euro NCAP, uma melhoria robusta em relação à classificação anterior de três estrelas. Dois outros modelos da gama Actros, o Actros F e o Actros L ProCabin, com cabinas mais altas, foram distinguidos com quatro estrelas devido à visão inferior do condutor. No entanto, todos os três receberam o selo CitySafe, uma mensagem clara para os compradores e operadores de frotas de que a gama Mercedes-Benz Actros pode ser uma escolha segura para as operações City quando especificada com as opções de segurança corretas.
A Volvo, fabricante com melhor desempenho do ano passado e primeiro veículo de caminhão cinco estrelas, continua sendo uma excelente escolha para operadores de frotas de veículos pesados que valorizam os benefícios que um caminhão mais seguro pode trazer. O FM e o FH Aero do fabricante sueco mantêm sua classificação de cinco estrelas e a designação CitySafe. Vale ressaltar que o FH Aero é o mesmo modelo FH vendido no Brasil. A diferença do “Aero” são acabamentos que melhoram a aerodinâmica, inclusive, vendido no Brasil com acessório.
As melhorias feitas pela Scania em seu caminhão da série R significam que ele sobe de três para quatro estrelas, enquanto a série G mantém sua classificação de quatro estrelas e continua a ostentar um padrão CitySafe.
A DAF mantém sua classificação de três estrelas e a designação CitySafe para seu caminhão XF; no entanto, digno de nota é que a DAF torna quase todos os seus equipamentos de segurança um ajuste padrão, cobrando apenas por uma câmera de canto de alto desempenho. Isso significa que os clientes não precisam especificar opções caras que os outros fabricantes exigem.
A MAN, a empresa alemã de caminhões do TRATON Group, recusou-se a participar, mas o Euro NCAP adquiriu um modelo TGX do mercado para avaliação. Ele foi premiado com três estrelas, mas não foi classificado para o prêmio CitySafe devido à sua visão inferior do motorista.
O modelo T da Renault agora vem com um sistema de detecção de ciclistas que pode ajudar a evitar acidentes graves na cidade com um ciclista caindo sob um caminhão em curva. Esse aprimoramento rendeu ao Renault T de quatro estrelas um prêmio CitySafe.
Sobre a ausência da Iveco, Matthew Avery, diretor de Desenvolvimento Estratégico, Euro NCAP, esclarece o seguinte: “O Iveco foi adiado apenas algumas semanas e, como é um caminhão importante (e excelente), queremos testá-lo e divulgar os resultados para os operadores. Os testes estão em andamento e planejamos publicar até o final do ano. Vamos testar praticamente todos os caminhões — e, se for preciso, vamos alugar, pedir emprestado ou fazer o que for necessário…, mas vamos testá-los de qualquer forma. A segurança é prioridade absoluta.”

A declaração reforça o compromisso da Euro NCAP em garantir que todos os modelos relevantes sejam avaliados, mesmo que isso exija iniciativas independentes, como a compra direta de veículos — como foi o caso do MAN TGX, que também não havia sido oficialmente enviado pela montadora.
A expectativa agora é que o Iveco S-Way seja incluído nos resultados ainda este ano, o que permitirá uma análise mais completa da evolução dos sistemas de segurança da marca.
Ainda mais trabalho a ser feito para caminhões mais seguros
Novos testes em 2028 incentivarão os fabricantes de caminhões a melhorar ainda mais seus sistemas de segurança e a refletir mais de perto onde as tecnologias típicas de segurança de carros de passeio estão hoje. Os testes futuros em desenvolvimento pelo Euro NCAP se expandirão para testes de colisão, colocando o foco na proteção passiva, para limitar o risco de mortes de ocupantes do carro no caso de impacto frontal com um HGV.
Este é apenas o segundo ano do Euro NCAP Truck Rating, mas já vimos melhorias significativas feitas por alguns dos nomes mais conhecidos na lateral de uma cabine.
“A Mercedes-Benz respondeu positivamente aos nossos testes de 2024, fazendo melhorias significativas em sua linha de caminhões Actros, o que os torna uma escolha mais segura para os operadores de frotas. A Renault e a Scania também merecem elogios por continuarem a melhorar a segurança de seus veículos.
Mas ainda há um longo caminho pela frente para reduzir o impacto desproporcional que os caminhões têm nas taxas de acidentes graves e fatais. É por isso que o Euro NCAP continuará a desenvolver seus protocolos de teste para fornecer aos operadores e compradores de frotas as melhores informações para proteger seus motoristas, seu risco de reputação e seus resultados. Como sabemos, o caminhão mais seguro também é o mais econômico”, conclui Matthew Avery, diretor de Desenvolvimento Estratégico do Euro NCAP.


