Manter uma frota sustentável não é só cuidar das emissões quando está em uso e inclui também os cuidados com a sua manutenção. Com o objetivo de difundir o conceito ESG — sigla para boas práticas Ambiental, Social e Governança — e auxiliar empresários da reparação automotiva a implementar estratégias sustentáveis, o Sindirepa-SP, em parceria com o Sebrae, promoveu a capacitação gratuita “Jornada Acelere para Crescer: Lidere com práticas ESG e potencialize seus resultados”.
Durante o evento, os participantes assistiram à palestra da assessora ambiental do Sindirepa-SP, Judi Cantarin, que destacou que a adoção de práticas ESG vai além da responsabilidade socioambiental. Segundo ela, incorporar esses princípios aumenta a eficiência operacional, previne multas e acidentes, elimina passivos trabalhistas, promove saúde e segurança, transforma descartes em receita e ainda atrai talentos, clientes e parceiros estratégicos.
- Oficinas mais verdes: Sustentabilidade e inovação
- Veículo diesel parado: saiba como evitar problemas
Com mais de 20 anos de experiência em gestão sustentável, Cantarin ressaltou que oficinas que investem em ESG ampliam suas oportunidades de negócios, sobretudo diante de consumidores corporativos mais exigentes e de uma crescente regulação ambiental no setor automotivo.
Gestão de resíduos como protagonista
A especialista orientou os empresários a estruturarem um fluxo eficiente de gestão de resíduos, alertando para os riscos do descarte inadequado. “O recomendado é a parceria com empresas especializadas em coleta, transporte e destinação de resíduos”, explicou.
Aqui na Frota News, mantemos as seções Frota Sustentável e Frota Educação para divulgar informações e conhecimento a diversos assuntos que podem auxiliar os profissionais do setor de transporte e logística a melhorar a gestão de suas frotas.

Entre as ações ESG sugeridas estão a implantação de tecnologias para redução de emissões, aquisição de equipamentos menos poluentes, diminuição do consumo de energia e uso responsável de recursos naturais. Para garantir resultados, toda a equipe deve ser treinada e engajada na gestão sustentável.
Sustentabilidade como estratégia de negócio
Cantarin destacou que o setor automotivo brasileiro vive uma transformação em direção à sustentabilidade, impulsionada por empresas que aliam estratégias ambientais, sociais e econômicas à eficiência operacional. “A gestão eficiente de resíduos garante benefícios como a transformação do descarte em receitas, atração de parceiros e clientes estratégicos, fortalecimento da reputação e abertura de novos mercados”, afirmou.
O evento reforçou que ESG não é apenas uma tendência, mas um caminho estratégico para que oficinas mecânicas se mantenham competitivas, lucrativas e alinhadas às demandas socioambientais do futuro.


