No dia 16 de setembro, a plataforma Frota News publicou o artigo “Iveco apresenta eMoovy, S-eWay e S-Way híbrido com motor a combustão a hidrogênio ou gás”. Ontem, a Frota News teve a oportunidade de participar de uma entrevista com os executivos Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da Iveco para a América Latina, e Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. Com esta entrevista, on-line com os executivos no estande do Iveco Group, conseguimos levar para o leitor uma visão além dos planos globais da empresa. Por certo, incluindo mais informações para o Brasil e região.
Como apresentado no artigo publicado no dia 16, os dois principais lançamentos foram o caminhão pesado S-eWay Rígido e o caminhão leve eMoovy. A saber, ambos totalmente elétricos e projetados para operações urbanas e regionais. Obviamente, perguntamos quando esses veículos seriam lançados no Brasil, mesmo esperando a revista: “ainda não há data”. Porém, ambos executivos foram claros e, resumidamente, explicaram que a política de produtos do Iveco Group é global. No entanto, respeitando a realidade de cada país por questões econômicas e infraestrutura de toda a cadeia de produção e distribuição de energia.
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Sabemos que o Brasil tem potencial para liderança na produção em, praticamente, todas as fontes de energia renováveis para veículos automotores. No entanto, a realidade de 2024 e nos próximos anos, é que a nossa infraestrutura é, por enquanto, eficiente na distribuição de combustíveis fósseis. A esperança está nos altos investimentos que já estão acontecendo para aumentar a produção e distribuição de biodiesel, bem como, etanol, eletricidade e gás biometano, além de hidrogênio, mais incipiente.
Motor de 13 litros flex
Entendido isso, passamos a focar quais seriam os próximos passos para o Brasil. O eMoovy vai demorar chegar aqui, pois é o primeiro produto desenvolvido em parceria com a sul-coreana Hyundai para futuros lançamentos de ambas as marcas de veículos comerciais elétricos, incluindo, por célula de combustível com uso de hidrogênio. Por outro lado, é um sinalizador do quanto o Iveco Group está preparado para atender os frotistas dispostos a investir na transição energética de suas frotas.
A melhor notícia para um futuro não muito distante é o novo motor FPT XCursor 13. Aliás, como solução inovadora para o uso dos principais combustíveis que vão dominar o transporte no Brasil e nos demais países da América do Sul. Trata-se de um motor versátil e de uso de multienergia.
Este motor será fabricado com opção de dois cabeçotes diferentes. Uma das opções será o cabeçote para ser usado no ciclo Diesel e, obviamente, podendo ser abastecido com diesel fóssil, biodiesel convencional e biodiesel de segunda geração, também, conhecido como HVO (Óleo Vegetal Hidratado). O HVO é produzido com as mesmas matérias primas do biodiesel de primeira geração, no entanto, com um processo de produção muito mais eficientes e com resultados de descarbonização superiores ao que conhecemos, explica Carlos Tavares.
FPT Industrial
NA FPT Industrial, divisão de motores e propulsão do Iveco Group, exibiu uma gama de soluções inovadoras no seu espaço dedicado. Em particular, destacou-se os motores movidos a hidrogênio e multicombustíveis. Além do motor XCursor 13, apresentou o N67 Hythane, alimentado por uma mistura de hidrogênio e metano.
Além disso, a FPT também exibiu uma nova geração de eixos eletrificados, projetados para atender a diferentes tipos de aplicações, desde veículos comerciais leves até caminhões pesados e implementos rodoviários.
Leia mais sobre a IAA Transportation na edição 44 da revista Frota News, que estará disponível, gratuitamente, antes do final deste mês.
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