domingo, novembro 10, 2024

Entrevista: Executivos da Iveco e FPT acrescentam informações na IAA Transportation 

No dia 16 de setembro, a plataforma Frota News publicou o artigo “Iveco apresenta eMoovy, S-eWay e S-Way híbrido com motor a combustão a hidrogênio ou gás”. Ontem, a Frota News teve a oportunidade de participar de uma entrevista com os executivos Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da Iveco para a América Latina, e Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. Com esta entrevista, on-line com os executivos no estande do Iveco Group, conseguimos levar para o leitor uma visão além dos planos globais da empresa. Por certo, incluindo mais informações para o Brasil e região.  

Como apresentado no artigo publicado no dia 16, os dois principais lançamentos foram o caminhão pesado S-eWay Rígido e o caminhão leve eMoovy. A saber, ambos totalmente elétricos e projetados para operações urbanas e regionais. Obviamente, perguntamos quando esses veículos seriam lançados no Brasil, mesmo esperando a revista: “ainda não há data”. Porém, ambos executivos foram claros e, resumidamente, explicaram que a política de produtos do Iveco Group é global. No entanto, respeitando a realidade de cada país por questões econômicas e infraestrutura de toda a cadeia de produção e distribuição de energia. 

Leia também:

> 24ª Expo de Transportes do ABCD: A grande Feira do Cegonheiro

> Iveco conquista prêmio Maior Valor de Revenda 2024 com modelos Daily e Tector

> Se inscreva para receber gratuitamente a newsletter Frota News

Sabemos que o Brasil tem potencial para liderança na produção em, praticamente, todas as fontes de energia renováveis para veículos automotores. No entanto, a realidade de 2024 e nos próximos anos, é que a nossa infraestrutura é, por enquanto, eficiente na distribuição de combustíveis fósseis. A esperança está nos altos investimentos que já estão acontecendo para aumentar a produção e distribuição de biodiesel, bem como, etanol, eletricidade e gás biometano, além de hidrogênio, mais incipiente.  

Executivos
S-eWay é destaque no estande da Iveco e o espaço da FPT Industrial na IAA Transportation

Motor de 13 litros flex 

Entendido isso, passamos a focar quais seriam os próximos passos para o Brasil. O eMoovy vai demorar chegar aqui, pois é o primeiro produto desenvolvido em parceria com a sul-coreana Hyundai para futuros lançamentos de ambas as marcas de veículos comerciais elétricos, incluindo, por célula de combustível com uso de hidrogênio. Por outro lado, é um sinalizador do quanto o Iveco Group está preparado para atender os frotistas dispostos a investir na transição energética de suas frotas.  

A melhor notícia para um futuro não muito distante é o novo motor FPT XCursor 13. Aliás, como solução inovadora para o uso dos principais combustíveis que vão dominar o transporte no Brasil e nos demais países da América do Sul. Trata-se de um motor versátil e de uso de multienergia.  

Este motor será fabricado com opção de dois cabeçotes diferentes. Uma das opções será o cabeçote para ser usado no ciclo Diesel e, obviamente, podendo ser abastecido com diesel fóssil, biodiesel convencional e biodiesel de segunda geração, também, conhecido como HVO (Óleo Vegetal Hidratado). O HVO é produzido com as mesmas matérias primas do biodiesel de primeira geração, no entanto, com um processo de produção muito mais eficientes e com resultados de descarbonização superiores ao que conhecemos, explica Carlos Tavares. 

FPT Industrial 

NA FPT Industrial, divisão de motores e propulsão do Iveco Group, exibiu uma gama de soluções inovadoras no seu espaço dedicado. Em particular, destacou-se os motores movidos a hidrogênio e multicombustíveis. Além do motor XCursor 13, apresentou o N67 Hythane, alimentado por uma mistura de hidrogênio e metano.   

Além disso, a FPT também exibiu uma nova geração de eixos eletrificados, projetados para atender a diferentes tipos de aplicações, desde veículos comerciais leves até caminhões pesados e implementos rodoviários.  

Leia mais sobre a IAA Transportation na edição 44 da revista Frota News, que estará disponível, gratuitamente, antes do final deste mês.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui