Em um ano significativo para o futuro do transporte rodoviário sustentável, o caminhão MAN hTGX, equipado com um motor de combustão movido a hidrogênio, conquistou o prestigioso Truck Innovation Award 2025. O prêmio foi entregue a Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, durante o dia de imprensa do Salão IAA Transportation em Hannover, na Alemanha.
O MAN hTGX destacou-se entre os concorrentes por seu motor inovador, que utiliza hidrogênio em um sistema de combustão de alta eficiência. Essa tecnologia não apenas reduz as emissões de carbono, como também oferece desempenho semelhante ao dos caminhões movidos a diesel, mantendo a força e a autonomia necessárias para aplicações de transporte pesado.
Essa é a terceira vez que a MAN Truck & Bus vence o prêmio Truck Innovation Award, demonstrando seu empenho contínuo com a inovação no setor de transportes. A primeira vitória foi em 2019 com o projeto do caminhão autônomo aFAS Nível, seguido em 2023 pelos projetos de condução autônoma ATLAS-L4 e ANITA. O prêmio, criado pelo júri do International Truck of the Year (IToY), reconhece as soluções mais avançadas e promissoras para o transporte rodoviário.
Composto por 25 editores e jornalistas especializados de revistas renomadas da Europa e África do Sul, o júri destacou a importância da sustentabilidade e da inovação técnica ao escolher o vencedor deste ano.
O eActros 600 da Mercedes-Benz foi eleito o International Truck of the Year 2025
Desempenho Competitivo
Com 84 votos, o MAN hTGX superou concorrentes de peso, como o protótipo elétrico Oxygen da Renault Trucks e o caminhão de longa distância com célula de combustível S-eWay Fuel Cell (FCEV) da Iveco. Durante os testes realizados em Saalfelden, Áustria, os jornalistas do IToY ficaram impressionados com o desempenho do hTGX, que apresenta dirigibilidade e força semelhantes aos de veículos movidos a diesel, graças ao seu motor de seis cilindros em linha H4576, de 16,8 litros e ignição por faísca.
O veículo também se destacou pela sua autonomia de cerca de 600 quilômetros, proporcionada pelos tanques pressurizados de hidrogênio, e pelo sistema simplificado de tratamento de emissões, que garante uma pegada de carbono quase nula.
Em uma declaração sobre a vitória, Gianenrico Griffini, presidente do International Truck of the Year, ressaltou o impacto revolucionário do hTGX. “Este veículo abre um novo capítulo na descarbonização do transporte rodoviário. Ele pode ser a escolha ideal para operações pesadas, como as do setor de construção, e em condições climáticas adversas.”
Com essa vitória, o MAN hTGX reforça a tendência de que o futuro dos veículos pesados passa por tecnologias limpas e sustentáveis, posicionando-se como uma solução viável e eficiente para um setor que busca, cada vez mais, alternativas ecológicas.
Sobre o IToY
O prêmio International Truck of the Year (IToY) foi lançado em 1977 pelo jornalista britânico e lendário editor da revista TRUCK, Pat Kennett. Hoje, os 24 membros do júri representam as principais revistas de veículos comerciais em toda a Europa. Além disso, nos últimos anos, o IToY Group ampliou sua influência nomeando membros associados nos crescentes mercados de caminhões da China, Índia, África do Sul, Austrália, Brasil (representado pelo jornalista Marcos Villela, editor da Frota News), Japão, Irã, Nova Zelândia, Israel e Malásia. O número combinado de leitores de operadores de caminhões das 24 revistas dos membros do júri pleno do IToY e de seus dez membros associados excede 1.100.000 de leitores.
Sobre a Dekra
O grupo IToY gostaria de agradecer à Dekra por reunir de forma independente todos os votos dos membros do júri do IToY e certificar o resultado. A história da Dekra começa com o automóvel. Em 1925, a Deutsche Kraftfahrzeug-Überwachungs-Verein e.V foi fundada em Berlim para garantir a segurança rodoviária da mobilidade em rápido desenvolvimento. Hoje, as oito Divisões de Serviços da Dekra – Inspeção de Veículos, Reclamações e Perícia, Testes de Produtos, Inspeção Industrial, Consultoria, Auditorias, Treinamento e Trabalho Temporário – oferecem um amplo portfólio de serviços. Este portfólio se concentra na segurança na estrada, no trabalho e em casa em cinco continentes e 60 países em todo o mundo. A Dekra tem cerca de 44.000 funcionários e gera um faturamento de cerca de 3,4 bilhões de euros.
Nos siga no LinkedIn!