quinta-feira, novembro 21, 2024

Alerta do Setcepar: rodovias do Paraná exigem maior cuidado da logística

As rodovias do Paraná desempenham um papel vital na conexão entre regiões, ligando o estado a outros pontos estratégicos do Brasil, como São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa interação movimenta a economia regional e nacional ao escoar produtos industrializados e agrícolas. No entanto, apesar da importância dessas estradas, o estado enfrenta desafios significativos, que incluem a necessidade urgente de manutenção, ampliação e melhorias na segurança viária e sustentabilidade.

De acordo com o Portal de Transparência do Governo Federal, o Brasil investiu mais de R$ 24 bilhões em infraestrutura de transportes neste ano. Em comparação, os investimentos de 2023 somaram R$ 14,4 bilhões, e em 2022, R$ 8 bilhões. No Paraná, especificamente, o investimento em 2024 registrou um aumento expressivo de 125% em relação a 2022. Naquele ano, o estado recebeu R$ 202 milhões, e em 2024, aplicaram-se R$ 455,4 milhões.

Leia também:

Os principais lançamentos em máquinas e equipamentos na Expointer 2024

Apesar do aumento significativo, ainda há muito a ser feito pelas rodovias do Paraná. Segundo Silvio Kasnodzei, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), a posição estratégica do Paraná no transporte rodoviário de cargas (TRC) para outras regiões do país exige uma atenção maior à infraestrutura do modal. “O Paraná é crucial para a economia brasileira, especialmente para o agronegócio, e as estradas são essenciais para essa cadeia. Portanto, todo investimento feito nas estradas melhora os serviços, reduz custos e aumenta a segurança de todos que trafegam por elas”, afirmou Kasnodzei.

No entanto, o presidente do Setcepar ressalta que, em comparação com estados vizinhos, as rodovias paranaenses não recebem o mesmo nível de cuidado. Kasnodzei apontou que os investimentos no Paraná são consideravelmente menores em comparação a Santa Catarina. Em 2022, o estado catarinense recebeu R$ 264 milhões, enquanto em 2024, o valor subiu para impressionantes R$ 1,1 bilhão. “Estamos há décadas sem grandes investimentos na construção ou ampliação das estradas, enquanto novas indústrias foram instaladas e outras ampliaram suas produções. Entretanto, o investimento nas vias por onde essa produção é escoada é mínimo, ou até inexistente”, lamentou.

Saiba mais:

Série Especial Night Edition marca os 5 anos da Geração Titanium de implementos rodoviários da Noma do Brasil

Kasnodzei concluiu enfatizando a importância de continuar o trabalho para melhorar os pontos críticos das rodovias paranaenses. “Não podemos perder a fé no Paraná. Sabemos que o tempo perdido não será recuperado rapidamente, mas o setor de transporte rodoviário de cargas é otimista e continua investindo, acreditando e apoiando para que, a cada dia, tenhamos um estado melhor, com mais investimentos, menos burocracia e decisões mais rápidas e assertivas”, finalizou.

Essa situação ressalta a necessidade de uma ação contínua e mais robusta para garantir que o Paraná não apenas mantenha, mas melhore sua posição estratégica no cenário logístico nacional, contribuindo para a prosperidade econômica do Brasil como um todo.

Assine gratuitamente a newsletter Frota News:

Newsletter Frota News
Não perca as últimas notícias do transporte

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui