A Transportadora VDA está iniciando uma nova operação florestal na região de Jacareí, no Vale do Paraíba, próximo à capital paulista. Por certo, para essa nova empreitada no transporte de eucalipto, a empresa está reforçando sua frota com 36 unidades do robusto Mercedes-Benz Arocs 3351 6×4.
Com capacidade de tração de um verdadeiro extrapesado, que pode chegar até 150.000 kg, 35 Arocs serão na versão plataforma para composição veicular “Romeu e Julieta”, e um é cavalo mecânico.
Fabet-SP abre inscrições para 2ª edição do curso Gestão em Segurança de Transporte de 2024
A saber, a nova operação da VDA visa atender fábricas de celulose na região, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e fortalecendo a presença da empresa no setor de transporte florestal.
Lançamento do Arocs
O Vale do Paraíba é uma região com importantes fábricas de celulose, como Duralatex, Fibria Celulose e Votorantim Celulose e Papel, entre outras.
“Eu conheci o Arocs primeiramente na Alemanha, durante o Salão IAA”, diz Paulo Dartora, acionista da VDA e responsável pela logística de operação dos caminhões. O Arocs foi lançado na Europa em 2012, substituindo o Axor. No Brasil, o modelo foi lançado no final de 2021, inicialmente, na versão 8×4 para o setor de mineração. Posteriormente, chegaram as versões 6×4 com chassi rígido e cavalo mecânico.
“Já tivemos uma primeira fase de treinamento na entrega dos caminhões e novas etapas estão sendo programadas com a Mercedes-Benz. O que irá nos ajudar a extrair o máximo de desempenho dos Arocs, focando ainda no melhor consumo e custos operacionais”, afirma Paulo Dartora.
Leia a edição 41 da revista Frota News:
Com essa aquisição, a VDA passa a contar com mais de 100 caminhões Mercedes-Benz na frota, incluindo um Actros 2653 6×4 mix-road. Atualmente utilizado no transporte de eucalipto de São Paulo para o Mato Grosso do Sul. Isso representa aproximadamente 45% da frota total da empresa. A Mercedes-Benz também marca presença com 70% na frota de ônibus de fretamento para os setores florestal e de mineração, outro braço de negócios do grupo.
“A cada dia, o Arocs vem mostrando sua versatilidade e produtividade nas severas operações fora de estrada. Certamente ampliando sua presença em segmentos bem como, mineração, construção pesada, obras de infraestrutura e agora também como madeireiro e canavieiro”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos muito orgulhosos e satisfeitos pelo fato do Arocs ter sido escolhido para uma nova operação da VDA, empresa que é referência no setor florestal no Norte do Brasil e também no Estado de São Paulo”.
A versão mais potente
O Arocs 3351 6×4 é oferecido ao mercado nas versões cavalo mecânico (S), plataforma (P) e basculante (K). Sendo assim, indicado a operações off-road em atividades de transporte de cana-de-açúcar, madeira, construção civil e outras. Afinal, o seu excelente desempenho baseia-se no robusto e eficiente trem de força: motor OM 460 LA de 12,8 litros, com potência de 495 cv a 1.600 rpm e torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm, câmbio automatizado MB PowerShift 3 Advanced de 12 marchas sem pedal de embreagem e eixos traseiros MB HD-7 e HL-7 com redução nos cubos.
Atualmente, a linha Arocs de caminhões extrapesados para operações off-road ganhou recentemente um novo membro. O Arocs 3353 S 6×4 com motor OM 471 LA de 530 cavalos. Este cavalo mecânico atende à Lei que autorizou a circulação de composições de até 91 toneladas de PBTC para o segmento canavieiro, com CMT de até 150 toneladas. Além da elevada potência, este Arocs se destaca pelo freio-motor de alta performance de 580 cv.
Nos siga no LinkedIn!