Alguns sites europeus especializados em transportes, como “France Routes”, destacaram as notícias recentes do Iveco Group para o plano de parcerias estratégicas para o desenvolvimento até 2028, anunciado pelo CEO do grupo, Gerrit Marx. Abaixo, o Frota News faz um resumo dos principais pontos das notícias que circulam na Europa.
Em uma série de movimentos estratégicos, a Iveco, controlada pela Exor, fundo de investimento da família Agnelli por meio do grupo CNH Industrial, anuncia uma grande reorientação de suas atividades com foco no mercado oriental. Este movimento vem acompanhado pela venda de sua subsidiária Magirus, bem como por importantes alianças com a Ford Trucks e a Hyundai Motor, delineando uma robusta estratégia de desenvolvimento até 2028.
A desvinculação da Magirus
A Iveco decidiu vender a Magirus GmbH, uma empresa alemã especializada na fabricação de veículos de combate a incêndios, para a holding de investimentos Mutares. A Magirus, com mais de 1.300 funcionários distribuídos pela Alemanha, Itália, França e Áustria, representava 2% do volume de negócios do grupo Iveco em 2023, ano em que registrou um prejuízo de 35 milhões de euros. A conclusão da transação é esperada até janeiro de 2025.
Iveco Brasil: resultados positivos e rota traçada para crescer mais em 2024
Fortalecendo laços com a Hyundai
O relacionamento com a Hyundai não chega a ser novidade, pois algumas parcerias estratégicas para futuros modelos foram anunciadas na Fenatran 2022. Agora, a parceria entre a Iveco e a Hyundai Motor Company ganha novos contornos com a assinatura de uma carta de intenções em 14 de março, reforçando a colaboração no design de caminhões elétricos a bateria e a célula de combustível de hidrogênio para os mercados europeus. Esta cooperação já resultou em lançamentos significativos como o eDaily movido a bateria H2 e o E-Way H2, mostrando o comprometimento das empresas com a inovação e a sustentabilidade no transporte de cargas.
Aliança com a Ford Trucks
Em outra frente, a Iveco e a Ford Trucks formalizaram um memorando de entendimento para desenvolver uma estrutura de cabine comum para veículos pesados. Por certo, alinhando-se aos novos regulamentos europeus previstos para 2028 ou 2029. Esta colaboração preliminar abre caminho para possíveis desenvolvimentos conjuntos em novas tecnologias e produtos, visando a competitividade e a redução de emissões de CO2.
Perspectivas otimistas
Com a apresentação de seu plano estratégico para o período até 2028, a Iveco demonstra otimismo. Sobretudo, refletido no cumprimento de suas metas financeiras anteriores e na adoção de valores voltados para a inovação e a sustentabilidade. Gerrit Marx, CEO do grupo Iveco, enfatiza o compromisso da empresa em superar o convencional. Ademais, acelerando o desenvolvimento de produtos, estabelecendo parcerias diversificadas e avançando em práticas sustentáveis.
Estes movimentos estratégicos não apenas redefinem a direção da Iveco no cenário global de veículos industriais. Além disso, destacam a importância da inovação e da sustentabilidade como pilares para o futuro da mobilidade. Com a desvinculação da Magirus, e, por fim, as parcerias com Hyundai e Ford Trucks, a Iveco estabelece um caminho promissor.
Nos siga no LinkedIn!