quarta-feira, abril 23, 2025

1.0 com foco em frotistas: economia, desempenho e participação em 2024

Quando o assunto são veículos para frotas, o TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Operação) está no centro das decisões. No entanto, é essencial que os gestores também levem em conta o conforto e a segurança dos colaboradores que vão utilizar esses automóveis diariamente. Com o olhar voltado para o segmento de motores 1.0 — os campeões de economia e simplicidade —, listamos os principais modelos disponíveis no Brasil em 2024, suas características técnicas, desempenho de consumo e posição no ranking de vendas para frotistas no ano passado.

Renault Kwid: sobrevivente da marca francesa

Com o fim das linhas Logan, Sandero e Stepway, o Renault Kwid é o único 1.0 aspirado remanescente da marca no Brasil. O subcompacto é equipado com motor SCe de três cilindros, entregando até 71 cv com etanol, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Em 2024, foi o quinto mais vendido para frotistas, somando 50.117 unidades.

  • Consumo:
    Etanol – 10,4 km/l (cidade) / 10,8 km/l (estrada)
    Gasolina – 14,6 km/l (cidade) / 15,5 km/l (estrada)

Leia também:

Em frotas: Fiat Mobi ou Fiat Argo? Já perguntou ao colaborador?

Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series

Avaliação: Renault Oroch Iconic 1.6, uma picape coerente com o seu valor 

Volkswagen Polo: o queridinho das frotas

A liderança entre os modelos 1.0 aspirados para frotistas ficou com o Volkswagen Polo que manteve o motor MPI nas versões Robust, Track e MPI. O motor tricilíndrico entrega até 84 cv com etanol e se destaca pela robustez e confiabilidade. Foram 95.763 unidades vendidas para frotistas em 2024, garantindo o topo da lista.

  • Consumo:
    Etanol – 9,3 km/l (cidade) / 10,9 km/l (estrada)
    Gasolina – 13,5 km/l (cidade) / 15,7 km/l (estrada)

Fiat: a força da variedade

A Fiat é a marca que mais oferece opções com motor 1.0 Firefly aspirado. Mobi, Argo e Cronos compartilham a mesma motorização — 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina — sempre acompanhada de câmbio manual. No ranking de vendas, o Argo foi o 2º mais vendido com 62.843 unidades, seguido pelo Mobi, na 3ª posição, com 55.165. O Cronos também figura entre os TOP 10, ocupando a 9ª colocação, com 29.918 unidades.

  • Consumo Mobi:
    Etanol – 9,8 km/l (cidade) / 10,6 km/l (estrada)
    Gasolina – 14,0 km/l (cidade) / 15,1 km/l (estrada)
  • Consumo Argo:
    Etanol – 9,4 km/l (cidade) / 10,4 km/l (estrada)
    Gasolina – 13,6 km/l (cidade) / 14,5 km/l (estrada)
  • Consumo Cronos:
    Etanol – 9,7 km/l (cidade) / 11,2 km/l (estrada)
    Gasolina – 13,4 km/l (cidade) / 15,9 km/l (estrada)

Assista FrotaCast:

Hyundai: dupla eficiente

A Hyundai mantém o confiável motor 1.0 aspirado em dois modelos: HB20 e HB20S. Ambos oferecem até 80 cv com etanol e são equipados com câmbio manual de cinco marchas. O hatch HB20 conquistou a 4ª posição nas vendas para frotistas, com 54.043 unidades, enquanto o sedã HB20S ficou na 11ª posição, com 27.038 unidades.

  • Consumo HB20:
    Etanol – 9,9 km/l (cidade) / 10,7 km/l (estrada)
    Gasolina – 13,3 km/l (cidade) / 15,4 km/l (estrada)
  • Consumo HB20S:
    Etanol – 9,7 km/l (cidade) / 10,9 km/l (estrada)
    Gasolina – 13,4 km/l (cidade) / 15,4 km/l (estrada)

Chevrolet: bom desempenho, mas fora do pódio

A Chevrolet segue oferecendo o motor 1.0 aspirado nos modelos Onix e Onix Plus. Ambos contam com potência superior aos concorrentes: até 82 cv com etanol, além do diferencial do câmbio manual de seis marchas. O Onix ficou em 6º lugar, com 46.252 unidades, e o sedã Onix Plus ficou em , com 34.198 unidades.

  • Consumo Onix:
    Etanol – 9,6 km/l (cidade) / 11,9 km/l (estrada)
    Gasolina – 13,8 km/l (cidade) / 16,9 km/l (estrada)
  • Consumo Onix Plus:
    Etanol – 9,7 km/l (cidade) / 12,4 km/l (estrada)
    Gasolina – 13,9 km/l (cidade) / 17,4 km/l (estrada)

Citroën e Peugeot: o mesmo motor, resultados distintos

Com o motor 1.0 Firefly da Fiat, o Citroën C3 e o SUV-cupê Basalt adotam a estratégia da simplicidade. No entanto, os números de vendas foram modestos. O C3 foi o 26º modelo mais vendido, com 10.753 unidades, enquanto o Basalt ocupou a 44ª posição, com apenas 2.295 unidades.

  • Consumo C3:
    Etanol – 9,3 km/l (cidade) / 10,3 km/l (estrada)
    Gasolina – 13,2 km/l (cidade) / 14,5 km/l (estrada)
  • Consumo Basalt:
    Etanol – 9,2 km/l (cidade) / 10,1 km/l (estrada)
    Gasolina – 13,2 km/l (cidade) / 14,2 km/l (estrada)

Já o Peugeot 208, também com o motor Firefly, mostra desempenho técnico semelhante, mas pouco impacto entre os frotistas: apenas 7.051 unidades vendidas, ficando em 30º lugar.

  • Consumo 208:
    Etanol – 9,5 km/l (cidade) / 10,8 km/l (estrada)
    Gasolina – 13,6 km/l (cidade) / 15,3 km/l (estrada)

Conclusão

Ao avaliar veículos 1.0 aspirados para uso corporativo, é preciso equilibrar custo, consumo e valor de revenda. O desempenho em vendas, como mostrado, também interfere diretamente na negociação de contratos, especialmente para empresas com frota terceirizada. Modelos como Volkswagen Polo, Fiat Argo e Hyundai HB20 mostram que é possível unir economia, desempenho e liquidez no mercado. Já opções como o Peugeot 208 e o Citroën Basalt ainda enfrentam desafios para conquistar a preferência dos frotistas.

 

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui