Quando o assunto são veículos para frotas, o TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Operação) está no centro das decisões. No entanto, é essencial que os gestores também levem em conta o conforto e a segurança dos colaboradores que vão utilizar esses automóveis diariamente. Com o olhar voltado para o segmento de motores 1.0 — os campeões de economia e simplicidade —, listamos os principais modelos disponíveis no Brasil em 2024, suas características técnicas, desempenho de consumo e posição no ranking de vendas para frotistas no ano passado.
Renault Kwid: sobrevivente da marca francesa
Com o fim das linhas Logan, Sandero e Stepway, o Renault Kwid é o único 1.0 aspirado remanescente da marca no Brasil. O subcompacto é equipado com motor SCe de três cilindros, entregando até 71 cv com etanol, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Em 2024, foi o quinto mais vendido para frotistas, somando 50.117 unidades.
- Consumo:
Etanol – 10,4 km/l (cidade) / 10,8 km/l (estrada)
Gasolina – 14,6 km/l (cidade) / 15,5 km/l (estrada)
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Volkswagen Polo: o queridinho das frotas
A liderança entre os modelos 1.0 aspirados para frotistas ficou com o Volkswagen Polo que manteve o motor MPI nas versões Robust, Track e MPI. O motor tricilíndrico entrega até 84 cv com etanol e se destaca pela robustez e confiabilidade. Foram 95.763 unidades vendidas para frotistas em 2024, garantindo o topo da lista.
- Consumo:
Etanol – 9,3 km/l (cidade) / 10,9 km/l (estrada)
Gasolina – 13,5 km/l (cidade) / 15,7 km/l (estrada)
Fiat: a força da variedade
A Fiat é a marca que mais oferece opções com motor 1.0 Firefly aspirado. Mobi, Argo e Cronos compartilham a mesma motorização — 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina — sempre acompanhada de câmbio manual. No ranking de vendas, o Argo foi o 2º mais vendido com 62.843 unidades, seguido pelo Mobi, na 3ª posição, com 55.165. O Cronos também figura entre os TOP 10, ocupando a 9ª colocação, com 29.918 unidades.
- Consumo Mobi:
Etanol – 9,8 km/l (cidade) / 10,6 km/l (estrada)
Gasolina – 14,0 km/l (cidade) / 15,1 km/l (estrada) - Consumo Argo:
Etanol – 9,4 km/l (cidade) / 10,4 km/l (estrada)
Gasolina – 13,6 km/l (cidade) / 14,5 km/l (estrada) - Consumo Cronos:
Etanol – 9,7 km/l (cidade) / 11,2 km/l (estrada)
Gasolina – 13,4 km/l (cidade) / 15,9 km/l (estrada)
Hyundai: dupla eficiente
A Hyundai mantém o confiável motor 1.0 aspirado em dois modelos: HB20 e HB20S. Ambos oferecem até 80 cv com etanol e são equipados com câmbio manual de cinco marchas. O hatch HB20 conquistou a 4ª posição nas vendas para frotistas, com 54.043 unidades, enquanto o sedã HB20S ficou na 11ª posição, com 27.038 unidades.
- Consumo HB20:
Etanol – 9,9 km/l (cidade) / 10,7 km/l (estrada)
Gasolina – 13,3 km/l (cidade) / 15,4 km/l (estrada) - Consumo HB20S:
Etanol – 9,7 km/l (cidade) / 10,9 km/l (estrada)
Gasolina – 13,4 km/l (cidade) / 15,4 km/l (estrada)
Chevrolet: bom desempenho, mas fora do pódio
A Chevrolet segue oferecendo o motor 1.0 aspirado nos modelos Onix e Onix Plus. Ambos contam com potência superior aos concorrentes: até 82 cv com etanol, além do diferencial do câmbio manual de seis marchas. O Onix ficou em 6º lugar, com 46.252 unidades, e o sedã Onix Plus ficou em 8º, com 34.198 unidades.
- Consumo Onix:
Etanol – 9,6 km/l (cidade) / 11,9 km/l (estrada)
Gasolina – 13,8 km/l (cidade) / 16,9 km/l (estrada) - Consumo Onix Plus:
Etanol – 9,7 km/l (cidade) / 12,4 km/l (estrada)
Gasolina – 13,9 km/l (cidade) / 17,4 km/l (estrada)
Citroën e Peugeot: o mesmo motor, resultados distintos
Com o motor 1.0 Firefly da Fiat, o Citroën C3 e o SUV-cupê Basalt adotam a estratégia da simplicidade. No entanto, os números de vendas foram modestos. O C3 foi o 26º modelo mais vendido, com 10.753 unidades, enquanto o Basalt ocupou a 44ª posição, com apenas 2.295 unidades.
- Consumo C3:
Etanol – 9,3 km/l (cidade) / 10,3 km/l (estrada)
Gasolina – 13,2 km/l (cidade) / 14,5 km/l (estrada) - Consumo Basalt:
Etanol – 9,2 km/l (cidade) / 10,1 km/l (estrada)
Gasolina – 13,2 km/l (cidade) / 14,2 km/l (estrada)
Já o Peugeot 208, também com o motor Firefly, mostra desempenho técnico semelhante, mas pouco impacto entre os frotistas: apenas 7.051 unidades vendidas, ficando em 30º lugar.
- Consumo 208:
Etanol – 9,5 km/l (cidade) / 10,8 km/l (estrada)
Gasolina – 13,6 km/l (cidade) / 15,3 km/l (estrada)
Conclusão
Ao avaliar veículos 1.0 aspirados para uso corporativo, é preciso equilibrar custo, consumo e valor de revenda. O desempenho em vendas, como mostrado, também interfere diretamente na negociação de contratos, especialmente para empresas com frota terceirizada. Modelos como Volkswagen Polo, Fiat Argo e Hyundai HB20 mostram que é possível unir economia, desempenho e liquidez no mercado. Já opções como o Peugeot 208 e o Citroën Basalt ainda enfrentam desafios para conquistar a preferência dos frotistas.