quinta-feira, novembro 21, 2024

VOLVO TRUCKS: HÁ ALTERNATIVAS ALÉM DOS ELÉTRICOS, COMO O ELETROCOMBUSTÍVEL

Este artigo sobre as alternativas de mobilidade limpa além dos elétricos foi publicado pela Volvo Trucks na Suécia e traduzimos para o Brasil. Nele, vamos entender um pouco mais sobre combustíveis renováveis.

  • As alternativas aos caminhões elétricos a bateria e hidrogênio, como HVO e biogás
  • O desafio da infraestrutura que muda de país para país
  • Por que o motor a combustão não está morto graças ao eletrocombustível
  • Soluções diferentes em cada país

Está claro que a indústria de transporte precisa reduzir sua pegada de carbono e se afastar dos combustíveis fósseis. Mas duas grandes questões permanecem: qual é a melhor alternativa para caminhões pesados ​​e quais opções sustentáveis ​​já estão disponíveis hoje?

Atualmente, várias tecnologias estão sendo propostas como resposta, incluindo bateria elétrica e células de combustível de hidrogênio, bem como combustíveis renováveis, como óleo vegetal hidrogenado (HVO) e biogás. Cada um tem suas próprias vantagens e limitações quando se trata de desenvolvimento, infraestrutura, custo e impacto ambiental do ciclo de vida.

Entender melhor

Maria Grahn, professora associada da Chalmers University of Technology, trabalha extensivamente nas áreas de análise de sistemas de energia e pesquisa de futuros combustíveis para transporte. “Nosso objetivo é entender melhor as diferentes opções, na esperança de podermos ajudar a orientar governos e formuladores de políticas a encontrar a melhor alternativa para eles”, explica ela. “Existem muitos cenários diferentes e perguntas que ainda precisam ser respondidas. Mas, nas circunstâncias atuais, vemos tendências claras e tendências em relação a certos tipos de combustível”.

Como parte de seu trabalho, Maria contribuiu para modelar futuros combustíveis e tendências para ajudar a prever quais combustíveis são mais prováveis ​​de serem usados ​​para vários modos de transporte, incluindo transporte marítimo, aviação e carros de passeio. Quando se trata de veículos pesados, a indústria está se movendo em uma direção clara.

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Volvo a hidrogênio sendo testado em baixas temperaturas

Baterias elétricas ou células de combustível

“Pelo menos na Europa, se os regulamentos efetivamente proíbem quase todas as emissões de CO2 pelo tubo de escape , na prática existem apenas duas opções: bateria elétrica e hidrogênio. Quando modelamos a futura mistura de combustível para caminhões pesados, podemos ver que esses dois combustíveis provavelmente dominarão daqui para frente.”

O futuro dos caminhões elétricos é em baterias elétricas ou células de combustível de hidrogênio?

A resposta curta é ambos – mas qual dos dois é o melhor para qualquer situação provavelmente se resume a vários fatores, como peso e tamanho do veículo, distância percorrida, disponibilidade de combustível e acessibilidade à infraestrutura de reabastecimento.

Infraestrutura é o desafio

“O principal desafio é a infraestrutura, principalmente no que diz respeito ao hidrogênio, porque é difícil de se locomover”, diz Maria. “Há também a questão de onde virá toda a eletricidade. Não apenas para alimentar veículos elétricos, mas para produzir a quantidade de hidrogênio necessária. Além do transporte, outras indústrias, como aço e produção química, provavelmente também precisarão de muito hidrogênio daqui para frente. Como sociedade, precisaremos gerar muita eletricidade barata para atender a essa demanda, e ela deve vir de fontes renováveis”.

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Eixo de tração com o motor elétrico

Em geral, com as tecnologias atuais, quanto menor a distância, mais fácil será usar caminhões elétricos a bateria, pois eles têm alcance limitado e exigem locais e horários para recarregar. Para distâncias maiores, onde o acesso à infraestrutura de carregamento é limitado, as células de combustível de hidrogênio provavelmente serão uma opção futura, pois os alcances são maiores e os tempos de reabastecimento muito mais curtos. Mas os caminhões movidos a hidrogênio ainda pertencem ao futuro. Caminhões elétricos a bateria já estão disponíveis e podem descarbonizar uma grande parte dos transportes europeus de mercadorias atualmente.

Saiba mais: PODCAST#8 O VOLVO FM ELECTRIC TESTADO PELA CITROSUCO + 3 FURGÕES ELÉTRICOS

Por que o motor de combustão interna não está morto

Dado que os veículos pesados ​​movidos a bateria elétrica são relativamente novos no mercado e as células de combustível de hidrogênio ainda estão em desenvolvimento, espera-se que os motores convencionais de combustão interna permaneçam por algum tempo ainda. De fato, ainda pode haver lugar para motores de combustão em um mundo pós-combustível fóssil, usando combustíveis alternativos e não apenas biogás, mas também hidrogênio e eletrocombustíveis.

“Os eletrocombustíveis são produzidos combinando hidrogênio com carbono, para criar quase qualquer tipo de combustível que você quiser”, explica Maria. “A principal vantagem é que muitos eletrocombustíveis podem ser usados ​​nos mesmos motores e infraestrutura de reabastecimento que os combustíveis convencionais. Nossa modelagem mostra que tais combustíveis provavelmente serão usados ​​nas indústrias de navegação e aviação. E para algumas das tarefas rodoviárias mais exigentes que não podem ser atendidas com tecnologia de bateria elétrica ou célula de combustível, os eletrocombustíveis ou o hidrogênio podem ser a resposta.”

Quais alternativas sem combustível fóssil estão disponíveis hoje?

Embora possa parecer que a maioria das possíveis soluções sem combustível fóssil evolui em torno de tecnologias que ainda estão em andamento, caminhões de longo curso movidos a biogás e caminhões elétricos a bateria para distribuição e transporte regional já estão no mercado hoje.

“Para qualquer operador cujas operações diárias estejam dentro de 300 quilômetros, um caminhão elétrico já é uma opção viável sem combustível fóssil”, diz Lars Mårtensson, diretor de Meio Ambiente e Inovação da Volvo Trucks. “Isso é baseado em uma carga noturna e, se for possível integrar a recarga na programação do caminhão – o que será mais fácil à medida que a infraestrutura de recarga pública continuar a se expandir – seu alcance será ainda maior.”

Soluções diferentes em cada país

A situação atual quando se trata de combustíveis renováveis ​​– quer se trate de biodiesel, HVO ou biogás – difere de mercado para mercado. Por exemplo, o consumo de biodiesel está aumentando na França. Empresas como a Shell estão aumentando a produção de biogás e tornando-o mais acessível aos caminhoneiros, enquanto em toda a Europa a rede de reabastecimento está crescendo rapidamente. A produtora finlandesa de HVO Neste está expandindo sua fábrica em Cingapura, tornando-a a maior do mundo. No entanto, em cada caso, espera-se que a disponibilidade de matérias-primas para a produção seja um fator limitante.

Quando se trata de células de combustível de hidrogênio, a Volvo Trucks concluiu seus primeiros testes em 2022 e iniciará testes de campo com clientes em alguns anos. A ambição é lançar uma oferta comercial na segunda metade da década.

“Estamos vendo várias soluções sendo desenvolvidas simultaneamente porque muitas pessoas no setor de transporte podem ver que não existe uma solução milagrosa que resolverá o desafio climático”, diz Lars. “Mas é importante lembrar que essas tecnologias se complementam, não competem. Portanto, se você deseja fazer a transição para longe dos combustíveis fósseis, não espere e veja qual tecnologia ‘vencerá’ – você pode começar a procurar agora por desenvolvimentos e opções disponíveis em seu mercado local. A solução que você está procurando para reduzir as emissões de carbono provavelmente já está disponível.”

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