quinta-feira, novembro 21, 2024

Volvo FH 30 anos, Flex, FMX 6×6 e outras novidades na Fenatran 

A Volvo Caminhões tiveram espaço privilegiado na Fenatran, com destaque pelo Volvo FH Flex. As marcas de caminhões suecas são conhecidas por manterem seus caminhões atualizados globalmente, lógico, respeitando algumas características e as legislações de cada país. Dessa forma, as atualizações ocorridas na Europa e noticiadas pela Frota News, agora, chegam aos modelos FH 2025 fabricados em Curitiba, no Paraná.   

Durante a abertura da coletiva de imprensa,Wilson Lirman, presidente do Grupo Volvo para a América Latina garantiu que o compromisso da marca continua sendo 100% com entregas de caminhões 100% mais eficientes, seguros e com emissão zero de carbono.

A empresa aproveitou a ocasião para mostrar a Série Especial FH 30 anos, marco de 1,5 milhão de FH vendidos entre o lançamento da primeira geração, em 1192, até 2024. A série especial até 60 unidades e todas já foram vendidas

Leia também:

GWM vai desenvolver caminhão movido a hidrogênio em Minas Gerais

 

Volvo FH 2025

O novo Volvo FH Flex que pode ser abastecido com qualquer mistura de biodiesel, inclusive 100%, o B100, redução de emissões de 70% a 90% dependendo com a qualidade do biodiesel, diz Wilson. No momento, esses caminhões são comercializados para empresas que produção biodiesel e a venda é sob consulta.
 

O modelo recebeu uma série de avanços tecnológicos para aprimorar a segurança, o conforto do motorista e otimizar o consumo de combustível e a eficiência como um todo.  

 I-See com IA aprimorada  

Além disso, uma das grandes novidades do Volvo FH 2025 é a evolução do sistema I-See. Uma tecnologia que utiliza a conectividade para prever o percurso da viagem. Antes restrito a subidas e descidas, o sistema agora também antecipa curvas e rotatórias, ajustando automaticamente as marchas para garantir uma condução mais segura e eficiente. “Esse avanço traz mais previsibilidade para o condutor e proporciona maior economia de combustível e segurança, pois a inteligência do software facilita a condução”, explica Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.  

Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News

O I-See foi pioneiro no uso de inteligência artificial e conectividade ativa para melhorar o desempenho dos caminhões, sendo introduzido no Brasil há mais de uma década. Agora, a Volvo amplia o uso de dados em nuvem para otimizar ainda mais a performance dos veículos, especialmente em condições de estrada desafiadoras.  

Retrovisores por câmeras   

A saber, outra inovação de destaque são os retrovisores por câmeras, disponíveis como opcional no modelo 2025. Menores e mais aerodinâmicos que os espelhos tradicionais, aliás, esses retrovisores reduzem o consumo de combustível e o ruído causado pela resistência do ar. Além disso, o novo sistema melhora significativamente a visibilidade do motorista. “Nossa meta é melhorar o consumo de combustível, um dos principais custos dos transportadores”, ressalta Valério.  

A Frota News já mostrou os diversos benefícios dos retrovisores por câmeras em artigos mais detalhados, tanto da Volvo, no link abaixo, como também sobre os modelos utilizados pela Marcopolo na nova geração Paradiso G8. No Brasil, a tecnologia também é opcional no Mercedes-Benz Actros. Os benefícios desta inovação são muitos e cresce o número de marcas que começam a oferecê-la. 

Visual mais moderno   

A Volvo também revisou o design externo do FH 2025, aprimorando sua aerodinâmica e deixando o caminhão com um visual mais moderno. Aliás, a marca aposta ainda em novas identificações visuais, com o logotipo maior e mais destacado no painel frontal, além de emblemas renovados.  

Monitoramento dos pneus  

Por incrível que pareça, o controle da pressão dos pneus é um problema antigo que persiste, sendo um dos grandes desafios dos gestores de frotas. Para auxiliar os frotistas, o novo sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus é outra inovação importante do Volvo FH 2025. Equipado com sensores mais avançados, o sistema informa o motorista em tempo real sobre possíveis irregularidades, como baixa pressão ou sobre pressão, fatores que podem desgastar os pneus e aumentar os custos operacionais. “Pneus mal calibrados também impactam diretamente no consumo de combustível, e esse novo monitoramento traz um benefício extra para os nossos clientes”, destaca Valério.  

Certamente, essa tecnologia permite que tanto o motorista quanto os gestores de frota acompanhem o estado dos pneus de forma remota, por meio da plataforma Volvo Connect, garantindo maior segurança e eficiência operacional.  

Interior aprimorado  

No interior, o Volvo FH 2025 também oferece melhorias. A nova base do banco do motorista permite ajustes mais precisos, garantindo conforto durante longas jornadas. “Nosso foco é sempre o motorista, e cada projeto de ergonomia de cabine começa com essa premissa”, afirma Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo. O novo assento, além de mais confortável, contribui para a segurança e produtividade ao volante.  

Outras melhorias incluem uma chave de ignição e controle remoto mais ergonômicos, além de tomadas USB-C, que permitem carregamento mais rápido de dispositivos eletrônicos.  

Com essas inovações, o Volvo FH 2025 chega ao mercado latino-americano com objetivo de manter o modelo na liderança das vendas no segmento de vendas.  Segundo a Fenabrave, federação que representa as concessionárias de veículos, os Volvo FH 540 é o modelo de caminhão pesado mais vendido este ano, considerando os emplacamentos entre janeiro e agosto, com 4.915 unidades; e o Volvo FH 460 é o quarto mais emplacado, com 2.926 registros.  

Alcides Cavalcanti e Jeseniel Valério 

“O Volvo FH é um ícone do transporte rodoviário de carga e o caminhão mais vendido no Brasil há anos. As melhorias no modelo 2025 o tornam ainda mais avançado”, conclui Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.   

Além disso, muitos dos novos recursos presentes no FH também serão incorporados nos modelos Volvo FM e FMX 2025, elevando o padrão de toda a linha da marca no Brasil e América Latina. 

Nos siga no LinkedIn

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui