Na manhã de abertura do Brisbane Truck Show, foi revelado o vencedor do prêmio Truck of the Year Australasia (ToYA) de 2025. Esse prestigiado prêmio está associado ao reconhecimento global International Truck of the Year, assim como, o Truck of the Year Latin America.
O troféu foi entregue a Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks, representando a marca vencedora com o Volvo FH16 780. Isso ocorreu após um processo de seleção no qual o júri do ToYA reduziu os quatro caminhões indicados até chegar ao vencedor final. A apresentação foi feita por membros associados do júri do International Truck of the Year: Tim Giles, editor técnico da PowerTorque Magazine, e Dave McCoid, diretor editorial da NZ Trucking Magazine.
“Estou muito feliz por estar aqui na Austrália e ver nosso caminhão principal receber esse prêmio,” disse Roger Alm. “Nosso novo FH16 780 é um caminhão fantástico de dirigir, realmente é o sonho de qualquer motorista.”
“O novo motor D17 oferece aos operadores a flexibilidade de escolher entre eficiência ou tração pesada, mantendo uma durabilidade excepcional.”
“Gostaria de agradecer ao júri do Truck of The Year pelo prêmio e pelo reconhecimento da importância desse veículo para nossos clientes e seus motoristas.”
Os concorrentes deste ano foram:
Scania Super 500P
Mercedes-Benz eActros (versão cavalo-mecânico)
Volvo FH16 780
FAW JT6 550
Todos esses modelos apresentaram design inovador e contribuíram para o aumento da produtividade no setor de transporte rodoviário. Após um rigoroso processo de avaliação, o modelo mais potente da Volvo foi o vencedor.
Para ser considerado no Truck of the Year Australasia, um caminhão precisa solucionar problemas e desafios que não são comuns em outras partes do mundo. Caminhões que operam na Australásia enfrentam condições bem diferentes das dos seus países de origem e, por isso, precisam de adaptações específicas. Frequentemente, os caminhões que mais se destacam nesses mercados são os que melhor foram adaptados para atender às exigências locais.
O júri do ToYA é composto por cinco especialistas:
Tim Giles
Dave McCoid
Charleen Clarke, diretora editorial da FOCUS on Transport & Logistics e jurada do prêmio International Truck of the Year Innovation Award
Randolph Covich, editor da Deals on Wheels NZ
Bob Woodward, consultor de engenharia em transporte rodoviário
O júri avaliou as qualidades dos quatro concorrentes e, após longas discussões, concluiu que o FH16 780 representa os atributos fundamentais que vêm orientando as decisões dos júris internacionais do International Truck of the Year desde sua criação em 1977.
O lançamento do FH16 780 foi manchete desde o início, com a Volvo ultrapassando sua rival direta, a Scania, ao produzir o caminhão rodoviário de série mais potente do mundo. Segundo o júri, o FH16 780 traz engenharia sofisticada e eletrônica de ponta para as tarefas mais exigentes do transporte rodoviário da Australásia.
A potência do caminhão é fornecida pelo motor Volvo D17, uma evolução do atual motor D16, com diversas modificações — como camisas de cilindro mais finas e de menor atrito, além de pistões com topo ondulado (“wave-top”), tecnologia que está sendo incorporada em todos os motores da Volvo Trucks.
As mudanças no design do motor que permitiram o aumento de potência para 780 hp incluíram o aumento do diâmetro dos cilindros em 5 mm, passando para 149 mm. Isso elevou a capacidade cúbica em mais de um litro, de 16,1 litros para 17,3 litros. Como resultado, o motor atinge mais de 600 hp desde pouco acima de 1.000 rpm até 1.950 rpm, com o máximo de 780 hp a 1.700 rpm.
“Esses números se tornam realidade quando o motorista coloca o caminhão para trabalhar,” disse Tim Giles após dirigir o FH16 780. “Esse nível de potência e torque torna as tarefas mais difíceis relativamente fáceis, e o motorista sente confiança de que a linha de transmissão suporta grandes massas em condições adversas.”


