quarta-feira, fevereiro 11, 2026

Volvo expande oferta de veículos B100 com lançamento do chassi urbano B320R

Após estrear, em 2024, o caminhão FH 100 B100 Flex, a Volvo amplia sua aposta nos biocombustíveis com o lançamento do B320R B100, chassi urbano movido a 100% biodiesel.

Por enquanto, as vendas de veículos B100 precisam seguir normas e autorizações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) a frotas cativas, principalmente de empresas produtoras de biodiesel, como Amaggi, JBS e 3tentos. Essas companhias utilizam o combustível em escala própria, o que facilita a implementação inicial da tecnologia.

Leia também:

“Assim como com as alternativas elétricas, chassis com motores a biocombustível podem contribuir com o meio ambiente em áreas urbanas, com redução de até 90% nas emissões de CO₂, dependendo da cadeia de produção do combustível”, destaca André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina. Segundo ele, o novo chassi combina “ganho ambiental, viabilidade técnica e facilidade de aplicação, pois já há um grande número de produtores desse biocombustível no País”.

Financiamento com taxa reduzida

Outro avanço da montadora é sua habilitação no Pró-Transporte, programa do governo federal que oferece linha de crédito com juros menores para aquisição de ônibus urbanos. O recurso vem do FGTS e é operado pela Caixa Econômica Federal, com o Banco Volvo como agente financeiro repassador.

A iniciativa busca ampliar o acesso a financiamento em condições mais vantajosas, especialmente para operadores que enfrentam margens estreitas.

Resultados na América Latina em 2025

No último ano, a Volvo entregou 1.099 chassis de ônibus na América Latina, sendo 553 unidades no Brasil, o que representa metade das vendas regionais. A marca manteve predominância nas vendas de modelos rodoviários, que responderam por cerca de 80% do total.

Avanços em eletromobilidade

A Volvo também acelerou sua agenda elétrica no último ano. O chassi BZRLE, modelo de piso baixo 100% elétrico, já soma 40 unidades vendidas às operadoras Santa Brígida e Gato Preto, ambas de São Paulo.

Outro destaque foi o início da produção nacional dos chassis BZRT articulados e biarticulados elétricos, fabricados em Curitiba (PR) e destinados a sistemas BRT no Brasil e no exterior. Goiânia (GO) se tornou a primeira cidade do mundo a operar biarticulados elétricos, com 21 unidades entregues recentemente dentro do processo de modernização do transporte público da capital.

➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui