sexta-feira, dezembro 5, 2025

Volvo amplia portfólio de ônibus elétricos no Brasil com chassi piso baixo

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A Volvo Buses comunicou o início das vendas do chassi elétrico BZRLE, modelo de piso baixo voltado a atender as exigências de metrópoles que demandam esse tipo de configuração, como São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre.

Com essa chegada, a Volvo passa a ter seis modelos em seu  portfólio de chassis elétricos urbanos, incluindo tipos padron, piso baixo, articulado e biarticulado. A gama é formada por: BZL, BZR, BZRLE, BZRT articulado e BZRT biarticulado.

A configuração de piso baixo é crucial para a acessibilidade e a agilidade na operação. Ela facilita o embarque e desembarque, especialmente para passageiros com mobilidade reduzida, idosos, crianças e pessoas com bagagens. Além disso, acelera o fluxo de passageiros nos pontos, reduzindo o tempo de parada e melhorando a eficiência do transporte coletivo.

edição 51
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Segundo Alexandre Selski, head de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina:

“Com essa nova configuração, temos o mais amplo portfólio da indústria de ônibus elétricos no País.”

Base técnica consolidada

O BZRLE compartilha o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel equivalente — fator que reduz o custo de produção e o tempo de adaptação para operadores, além de simplificar a manutenção.

  • Tração: 4×2
  • Comprimento máximo: até 13,5 metros
  • Capacidade: até 90 passageiros
  • Motorização: um ou dois motores de 200 kW cada (total de 400 kW / 540 cv)
  • Baterias: 4 ou 5 módulos de 90 kWh cada, autonomia de até 300 km
  • Recarga rápida: CCS2, até 250 kW, completando em cerca de 1 hora

Todos os componentes, incluindo as baterias, ficam abaixo do assoalho, permitindo melhor aproveitamento do espaço interno e visibilidade com carroceria envidraçada. O projeto também oferece instalação de portas à direita ou à esquerda, adaptando-se a diferentes sistemas viários.

Equipamentos

A caixa automatizada de duas velocidades combinada aos motores elétricos permite até 35% de regeneração de energia nas frenagens, segundo comunicado da Volvo. Opcionamente, o modelo pode contar com o Volvo Dynamic Steering (VDS) — eleva o conforto, a segurança e a manobrabilidade.

Alinhado à visão Zero Acidentes da Volvo, o BZRLE já vem preparado para integrar o sistema de Zonas de Segurança, que reduz a velocidade automaticamente via GPS em áreas críticas, como proximidades de escolas, hospitais ou terminais.

Resumo técnico do Volvo BZRLE

Especificação Detalhe
Configuração Piso baixo, urbano
Tração 4×2
Motorização 1 ou 2 motores de 200 kW
Potência total Até 400 kW (540 cv)
Baterias 4 ou 5 de 90 kWh cada
Autonomia Até 300 km
Capacidade Até 90 passageiros
Recarga CCS2, até 250 kW, 1h de carga
Regeneração Até 35%
Portas Direita ou esquerda
Segurança Zonas de Segurança via GPS

 

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