A Volvo Buses comunicou o início das vendas do chassi elétrico BZRLE, modelo de piso baixo voltado a atender as exigências de metrópoles que demandam esse tipo de configuração, como São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre.
Com essa chegada, a Volvo passa a ter seis modelos em seu portfólio de chassis elétricos urbanos, incluindo tipos padron, piso baixo, articulado e biarticulado. A gama é formada por: BZL, BZR, BZRLE, BZRT articulado e BZRT biarticulado.
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A configuração de piso baixo é crucial para a acessibilidade e a agilidade na operação. Ela facilita o embarque e desembarque, especialmente para passageiros com mobilidade reduzida, idosos, crianças e pessoas com bagagens. Além disso, acelera o fluxo de passageiros nos pontos, reduzindo o tempo de parada e melhorando a eficiência do transporte coletivo.

Segundo Alexandre Selski, head de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina:
“Com essa nova configuração, temos o mais amplo portfólio da indústria de ônibus elétricos no País.”
Base técnica consolidada
O BZRLE compartilha o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel equivalente — fator que reduz o custo de produção e o tempo de adaptação para operadores, além de simplificar a manutenção.
- Tração: 4×2
- Comprimento máximo: até 13,5 metros
- Capacidade: até 90 passageiros
- Motorização: um ou dois motores de 200 kW cada (total de 400 kW / 540 cv)
- Baterias: 4 ou 5 módulos de 90 kWh cada, autonomia de até 300 km
- Recarga rápida: CCS2, até 250 kW, completando em cerca de 1 hora
Todos os componentes, incluindo as baterias, ficam abaixo do assoalho, permitindo melhor aproveitamento do espaço interno e visibilidade com carroceria envidraçada. O projeto também oferece instalação de portas à direita ou à esquerda, adaptando-se a diferentes sistemas viários.
Equipamentos
A caixa automatizada de duas velocidades combinada aos motores elétricos permite até 35% de regeneração de energia nas frenagens, segundo comunicado da Volvo. Opcionamente, o modelo pode contar com o Volvo Dynamic Steering (VDS) — eleva o conforto, a segurança e a manobrabilidade.
Alinhado à visão Zero Acidentes da Volvo, o BZRLE já vem preparado para integrar o sistema de Zonas de Segurança, que reduz a velocidade automaticamente via GPS em áreas críticas, como proximidades de escolas, hospitais ou terminais.
Resumo técnico do Volvo BZRLE
| Especificação | Detalhe |
|---|---|
| Configuração | Piso baixo, urbano |
| Tração | 4×2 |
| Motorização | 1 ou 2 motores de 200 kW |
| Potência total | Até 400 kW (540 cv) |
| Baterias | 4 ou 5 de 90 kWh cada |
| Autonomia | Até 300 km |
| Capacidade | Até 90 passageiros |
| Recarga | CCS2, até 250 kW, 1h de carga |
| Regeneração | Até 35% |
| Portas | Direita ou esquerda |
| Segurança | Zonas de Segurança via GPS |


