quinta-feira, novembro 21, 2024

Volkswagen Caminhões apresenta as novidades que serão destaques na Fenatran  

A Frota News esteve presente na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e antecipa quais serão as principais novidades que os visitantes vão ver em seu estande na Fenatran. A maior feira de transporte da América Latina, em seu estande vai acontecer entre os dias 4 e 8 novembro, no São Paulo Expo, em São Paulo. 

São muitas as novidades e os maiores destaques estão na família VW Constellation. Com destaque para o lançamento do Constellation 20.480, o modelo mais potente de sua categoria, ideal para aplicações pesadas. 

Desenvolvido para ampliar a oferta de pesados da VW, o Constellation 20.480 chega ao mercado como um cavalo mecânico 4×2 com capacidade para até 56 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC). Equipado com o motor MAN D26 de 13 litros e 480 cavalos. A saber, o modelo oferece torque de 2.400 Nm, tornando-se o mais potente em sua categoria. A transmissão automatizada V-Tronic de 12 velocidades acompanha a tecnologia preditiva de troca de marchas, proporcionando maior eficiência no consumo de combustível, além de um freio motor auxiliar de 428 cavalos. 

Leia também:

> Projeto “Mulheres em Trânsito” inicia segunda turma na Fabet com o apoio da Fundação FEAC

> Se inscreva para receber gratuitamente a newsletter Frota News

O novo Constellation também inova ao incluir suspensão pneumática integral, permitindo ajustes automáticos de altura do implemento e garantindo maior conforto para o motorista e segurança para a carga. Com dois tanques de combustível de 470 litros, o veículo promete maior autonomia e agilidade operacional, sendo uma solução sob medida para o transporte de médias e longas distâncias. 

Cavalos mecânicos 4×2 alta potência são utilizados em transporte de cargas volumosas e de baixa densidade de peso em operações que exigem bastante agilidade entre os pontos de cargas e descargas. Até então, este segmento era atendido somente por modelos muito mais caros. Um perfil de cliente para o novo 20.480 é o de cegonheiros, pois transportam, em média, 15.000 kg de carga e, é remunerado por automóvel entregue no destino.  

Volkswagen Caminhões
Interior do pacote Highline. Foto: Divulgação

 Pacote Highline: conectividade e segurança  

Outra grande aposta é o lançamento do pacote Highline, que traz um novo patamar de conectividade para a cabine dos caminhões. O painel de instrumentos 100% digital, com 10 polegadas, é o mais moderno da família VWCO, integrando mais de 80 funcionalidades, como avaliação do motorista, controle de altura da suspensão e monitoramento em tempo real do peso por eixo. 

A central multimídia de 7 polegadas, com espelhamento sem fio via Android Auto ou Apple CarPlay, permite o acesso completo às funções do veículo. O novo aplicativo VWCOnnect reforça o conceito de “caminhão na palma da mão”. Fornecendo assim,  informações sobre consumo, manutenção e até o bloqueio remoto do caminhão por meio da plataforma RIO. 

VW Caminhões
Interior do VW Delivery com pacote Highline

A família Delivery também recebe nossas tecnologias com o novo pacote Prime. Entre os destaques estão o volante multifuncional com coluna de multirregulagem, que proporciona maior ergonomia para o motorista, e o rádio com conectividade bluetooth. O banco pneumático, revestido com material lavável, reforça o conforto, enquanto retrovisores, travas e janelas com acionamento elétrico, ar-condicionado e entradas USB completam as novidades. Já o pacote Highline, além dos recursos do Prime, traz inovações já apresentadas. 

 e-Delivery: evolução do modelo elétrico 

A Volkswagen também aposta na mobilidade elétrica com o lançamento da nova versão do e-Delivery 11 toneladas, agora equipado com um motor de 280 kW, equivalente a 380,7 cv, e torque de 2.300 Nm, 7% superior à geração anterior. Vale observar que o torque do motor elétrico é quase ao do motor MAN D26 de 480 cv. O modelo tem autonomia de até 250 km.  

O e-Delivery também ganha um sistema e-PTO (Power Take-Off) de fábrica, permitindo o uso da energia das baterias para alimentar equipamentos auxiliares, como guindastes e compressores, melhorando a eficiência energética em diversas aplicações. 

Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 HD  

Além das novidades no segmento 4×2, a VWCO também investe na ampliação da capacidade de carga de seus extrapesados 6×2, como o Constellation 25.480 HD e o Meteor 28.480 HD, que agora podem transportar até 58,5 toneladas. A robustez desses modelos foi aprimorada com reforços no eixo e em componentes estruturais, resultando em maior durabilidade e redução nos custos de manutenção. 

Fábrica digital e economia circular 

A montadora vem investindo em frentes como a digitalização da fábrica, economia circular e criação de espaços colaborativos. O que tem impulsionado ganhos significativos em eficiência e engajamento. Entre os destaques, o sistema de monitoramento implementado permite a redução de paradas em até 87%, trazendo melhorias expressivas na produtividade. Além disso, o projeto de economia circular viabiliza a reciclagem de 36 toneladas de resíduos plásticos ao ano. 

Volkswagen Caminhões
Adilson Dezoto, executivo da VWCO, apresenta o Consórcio Modular. Foto: Filipi Goschrman

Além das inovações tecnológicas, a empresa tem priorizado o diálogo e a colaboração no ambiente de trabalho. Nas ilhas de gestão à vista, por exemplo, o engajamento dos colaboradores resultou em 140 melhorias implementadas em apenas um mês. Certamente, contribuindo para o aprimoramento contínuo dos processos produtivos. A estratégia integrada da Volkswagen Caminhões e Ônibus reflete um compromisso não só com a modernização industrial, mas também com a sustentabilidade e o desenvolvimento humano, consolidando a marca como referência no setor. 

Consórcio Modular

Em minha visita à fábrica, destaco que é única grande montadora brasileira e com 100% de sua fabricação Brasil.  O Consórcio Modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus segue como um modelo inovador de produção que envolve a colaboração estreita entre a montadora e seus principais fornecedores. Inaugurado em 1996, este sistema permite que fornecedores como Maxion, Meritor, Suspensys, Carese, Aethra, Powertrain, Kroschu e Moura compartilhem a responsabilidade pela montagem dos veículos diretamente na linha de produção. Essa abordagem não só aumenta a produtividade e a qualidade dos produtos, mas também reduz custos e tempos de produção. Permitindo assim, a Volkswagen focar em outras áreas estratégicas como logística, marketing e desenvolvimento de novos produtos. Ao longo dos anos, o Consórcio Modular provou ser um sucesso. Contribuindo significativamente para a competitividade e inovação da Volkswagen Caminhões e Ônibus no mercado global.

Com essas inovações, a Volkswagen Caminhões e Ônibus reafirma sua liderança no setor. Aliás, sempre em linha com o conceito que consagrou a marca: “menos você não quer, mais você não precisa”. Além da performance e da rentabilidade, a marca investe continuamente em tecnologia, conectividade e soluções sob medida para os transportadores brasileiros. 

Matéria completa no Especial Fenatran Frota News no mês de outubro.

Nos siga no LinkedIn!

  

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Filipi Goschrman
Filipi Goschrmanhttps://www.frotanews.com.br
Filipi Goschrman é um profissional com ampla experiência em inteligência de mercado, tendência, comportamento e negócios. Há 10 anos, se dedica a analisar e entender o mercado e os consumidores. Responsável pelo planejamento comercial do Frota News, atua também como diretor executivo do Guia de Turismo de São Paulo, Guide SP, uma plataforma de serviços e soluções para o turismo na cidade de São Paulo.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui