segunda-feira, abril 7, 2025

Volkswagen amplia operações logísticas no Brasil com o Porto de Vitória

A Volkswagen do Brasil deu um passo importante em sua estratégia logística ao iniciar suas operações no Porto de Vitória, no Espírito Santo, já utilizado por diversas outras marcas. A movimentação começou com a importação de 32 unidades do SUV VW Taos, vindas da fábrica da Volkswagen em General Pacheco, na Argentina. A previsão é que novas remessas do mesmo modelo cheguem ao porto capixaba em maio.

“A Volkswagen do Brasil é a maior fabricante de automóveis do país, com mais de 25,8 milhões de unidades produzidas. Além do volume fabricado localmente, as importações também são estratégicas para os negócios da marca, contribuindo para que o nosso portfólio seja o mais completo do mercado. O início das operações no Porto de Vitória (ES) é motivo de muito orgulho para a Volkswagen, que amplia sua estratégia logística no país para atender os VW Lovers com ainda mais agilidade e eficiência. Vitória será a porta de entrada de modelos importantes, incluindo volumes do Novo Jetta GLI, produzido no México, que chegará em 2025 ao mercado brasileiro como um dos lançamentos fundamentais da nova ofensiva de 16 novos carros até 2028”, afirma Fábio Freccia, diretor de Logística da Volkswagen na Região SAM (América do Sul).

Leia também:

Lar Sírio Pró-Infância organiza 2ª Exposição de Carros Clássicos em ação social

Roteiro Automotivo: Explorando a conexão entre transporte, gastronomia e entretenimento

Picapes compactas para trabalho: Fiat Strada vs. VW Saveiro

Importações em alta e Argentina como principal parceiro

Em 2024, a Volkswagen do Brasil importou 33.597 unidades, um crescimento de 22% em relação a 2023 (27.530). A Argentina se destaca como o principal parceiro, responsável por 86% das importações da marca, com os modelos Taos (21.594 unidades) e a picape Amarok (7.386), ambos fabricados em General Pacheco. Outros modelos importados incluem o sedã Jetta GLI (2.633) e o SUV Tiguan Allpace (1.984), ambos provenientes de Puebla, no México.

Porto de Vitória
O VW T-Cross está entre os modelos mais exportados pela VW do Brasil

Impactos positivos para a logística e economia local

A nova operação no Porto de Vitória promete otimizar a logística da Volkswagen no Brasil, reduzindo a necessidade de longos trajetos terrestres para estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia. Além disso, a chegada da montadora ao estado capixaba traz impactos positivos para a economia local.

Exportações em crescimento

Além das importações, a Volkswagen do Brasil também se destaca no cenário das exportações. O lançamento do Novo T-Cross e do Novo Nivus contribuiu com o sucesso de exportações, uma vez que os modelos figuraram no ranking dos mais exportados pela marca em 2024: Polo (29.751), Saveiro (23.720), T-Cross + Novo T-Cross (17.246) e Nivus + Novo Nivus (15.492).

Assista o Canal FrotaCast:

No ano passado, a Volkswagen exportou para 18 mercados. Sendo os principais a Argentina (com 44% dos embarques e um volume de 39.631 unidades), o México (25.431) e a Colômbia (7.073). Os demais mercados foram Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai.

Porto de Vitória
A VW do Brasil começou as exportações em fevereiro de 1970

Presença em outros portos e liderança nas exportações

A Volkswagen do Brasil já opera em outros portos do País, como Santos (SP), Paranaguá (PR) e Suape (PE). No Porto de Paranaguá, a empresa é responsável pela operação de um terminal e movimentou 46.126 veículos em 2024, representando 43,79% das operações de veículos do porto no ano.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui