sexta-feira, outubro 18, 2024

Vale testa caminhão de mineração com motor Cummins movido a etanol

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O setor de mineração é um dos que tem maior desafios de responder às exigências da agenda de sustentabilidade. No entanto, as empresas deste setor estão buscando parceiros para ter o melhor resultado possível. Para atender esses clientes, a Vale vem sendo atendida pela Komatsu que, por sua vez, fez parceria com Cummins Inc. O objetivo foi reduzir emissões de CO2, unindo a vantagem competitiva do Brasil em biocombustíveis com a urgência do combate às mudanças climáticas. Com essa parceria, serão desenvolvidos e testados caminhões de grande porte movidos a uma mistura de etanol e diesel. São caminhões que carregam de 230 a 290 toneladas de minério todos os dias nas minas da Vale.

Pelo Programa Dual Fuel, os motores dos caminhões que funcionam a diesel serão convertidos para rodar com até 70% de etanol no tanque. Com essa inovação, a redução de emissões de CO2 em relação ao caminhão movido apenas a diesel pode chegar a até 70%, o que equivale a 34 mil carros rodando durante um ano a 20 km/h.

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Há mais de um século, a Komatsu tem criado valor por meio da inovação em tecnologias e serviços para os mercados de construção, mineração e florestal, comprometida em estabelecer parcerias que promovam um futuro sustentável, onde pessoas, empresas e o planeta prosperem juntos. E colaborar para a descarbonização da mineração é o foco dessa parceria!

Estabelecida no Brasil desde 1967 e com fábrica desde 1975, a Komatsu tem como missão produzir e entregar para seus clientes produtos e soluções dantotsu (palavra que significa “incomparável” em japonês). Com mais de 3,5 mil funcionários no País, fábrica em Suzano (SP) e Arujá (SP) e unidades em São Paulo (SP), Lagoa Santa (MG), Belo Horizonte (MG), Parauapebas (PA) e Pinhais (PR), a companhia atua fortemente em todo o País nos segmentos de Construção, Mineração e Florestal, atendendo os mercados rodoviários, ferroviários, aeroportuários, hidroelétricos, petroquímicos, florestais e de agronegócio, além de estar presente em grandes obras de infraestrutura e mineração no Brasil.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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