O setor de mineração é um dos que tem maior desafios de responder às exigências da agenda de sustentabilidade. No entanto, as empresas deste setor estão buscando parceiros para ter o melhor resultado possível. Para atender esses clientes, a Vale vem sendo atendida pela Komatsu que, por sua vez, fez parceria com Cummins Inc. O objetivo foi reduzir emissões de CO2, unindo a vantagem competitiva do Brasil em biocombustíveis com a urgência do combate às mudanças climáticas. Com essa parceria, serão desenvolvidos e testados caminhões de grande porte movidos a uma mistura de etanol e diesel. São caminhões que carregam de 230 a 290 toneladas de minério todos os dias nas minas da Vale.
Pelo Programa Dual Fuel, os motores dos caminhões que funcionam a diesel serão convertidos para rodar com até 70% de etanol no tanque. Com essa inovação, a redução de emissões de CO2 em relação ao caminhão movido apenas a diesel pode chegar a até 70%, o que equivale a 34 mil carros rodando durante um ano a 20 km/h.
Leia também:
Green Fuel: a tecnologia brasileira com hidrogênio para veículos comerciais
Há mais de um século, a Komatsu tem criado valor por meio da inovação em tecnologias e serviços para os mercados de construção, mineração e florestal, comprometida em estabelecer parcerias que promovam um futuro sustentável, onde pessoas, empresas e o planeta prosperem juntos. E colaborar para a descarbonização da mineração é o foco dessa parceria!
Estabelecida no Brasil desde 1967 e com fábrica desde 1975, a Komatsu tem como missão produzir e entregar para seus clientes produtos e soluções dantotsu (palavra que significa “incomparável” em japonês). Com mais de 3,5 mil funcionários no País, fábrica em Suzano (SP) e Arujá (SP) e unidades em São Paulo (SP), Lagoa Santa (MG), Belo Horizonte (MG), Parauapebas (PA) e Pinhais (PR), a companhia atua fortemente em todo o País nos segmentos de Construção, Mineração e Florestal, atendendo os mercados rodoviários, ferroviários, aeroportuários, hidroelétricos, petroquímicos, florestais e de agronegócio, além de estar presente em grandes obras de infraestrutura e mineração no Brasil.
Siga o Frota News no LinkedIn!