sexta-feira, dezembro 5, 2025

Randon, Facchini, Librelato e Guerra no TOP 20 da indústria global de implementos

- Publicidade -

As fabricantes brasileiras de implementos rodoviários seguem firmes no cenário internacional e garantiram espaço entre os TOP 20 maiores players do setor, segundo o ranking anual da revista GlobalTrailer, referente à produção entre julho de 2024 e junho de 2025. Entre os destaques estão Randon, Facchini, Librelato e Guerra, que aparecem ao lado de gigantes dos Estados Unidos, Alemanha, China e outros polos industriais. 

De acordo com os dados, a fabricante da Randoncorp ocupa a 9ª posição, com 28.191 unidades produzidas, praticamente mantendo a colocação do ano anterior, apesar de uma leve retração frente às 33.179 unidades de 2024. A grande surpresa foi o crescimento da Facchini, que subiu da 10ª para a 7ª posição e alcançou 30.772 implementos. 

A Librelato figura na 16ª posição, com 11.163 unidades, enquanto a Guerra registrou 9.500 implementos, avançando da 20ª para a 17ª colocação. 

Leia também

A liderança mundial continua com a chinesa CIMC Vehicles, que superou a marca de 102 mil unidades, seguida pela alemã Schmitz Cargobull (51 mil) e pela norte-americana Hyundai Translead (41,6 mil). 

A presença brasileira neste levantamento reforça a importância do país como polo produtor de semirreboques e implementos rodoviários. Mesmo em um cenário desafiador, com variações cambiais, altos custos logísticos e oscilações na demanda doméstica, as fabricantes nacionais seguem competitivas e com forte inserção internacional. 

O dado mais relevante é que, entre os 20 maiores fabricantes globais, o Brasil emplaca quatro representantes, consolidando-se como um dos principais polos da indústria de implementos rodoviários fora do eixo EUA-Europa-China. 

TOP 20
Fonte: GlobalTrailer

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui