As fabricantes brasileiras de implementos rodoviários seguem firmes no cenário internacional e garantiram espaço entre os TOP 20 maiores players do setor, segundo o ranking anual da revista GlobalTrailer, referente à produção entre julho de 2024 e junho de 2025. Entre os destaques estão Randon, Facchini, Librelato e Guerra, que aparecem ao lado de gigantes dos Estados Unidos, Alemanha, China e outros polos industriais.
De acordo com os dados, a fabricante da Randoncorp ocupa a 9ª posição, com 28.191 unidades produzidas, praticamente mantendo a colocação do ano anterior, apesar de uma leve retração frente às 33.179 unidades de 2024. A grande surpresa foi o crescimento da Facchini, que subiu da 10ª para a 7ª posição e alcançou 30.772 implementos.
A Librelato figura na 16ª posição, com 11.163 unidades, enquanto a Guerra registrou 9.500 implementos, avançando da 20ª para a 17ª colocação.
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A liderança mundial continua com a chinesa CIMC Vehicles, que superou a marca de 102 mil unidades, seguida pela alemã Schmitz Cargobull (51 mil) e pela norte-americana Hyundai Translead (41,6 mil).
A presença brasileira neste levantamento reforça a importância do país como polo produtor de semirreboques e implementos rodoviários. Mesmo em um cenário desafiador, com variações cambiais, altos custos logísticos e oscilações na demanda doméstica, as fabricantes nacionais seguem competitivas e com forte inserção internacional.
O dado mais relevante é que, entre os 20 maiores fabricantes globais, o Brasil emplaca quatro representantes, consolidando-se como um dos principais polos da indústria de implementos rodoviários fora do eixo EUA-Europa-China.



