Tecnologias auxiliares de condução já autônomos já são realidade nos caminhões premium, muitos já em circulação no Brasil, como os modelos Mercedes-Benz Actros e Volvo FH. E a segurança em 2024 por novas gerações de sistemas? Novas regulamentações começam a partir de 2024 e as fabricantes de caminhões já realizam testes intensivos. Para este artigo, quem mostra um pouco sobre os testes é a Daimler Truck, que no Brasil, é dona da marca Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus.
A empresa se destacou quando lançou esta última geração do Actros com todos os sistemas de assistência de última geração, disponíveis até então, em seus veículos como equipamento de série. Agora chegará nova geração, muito antes de qualquer regulamentação exigir tais medidas. Isso fez com que a concorrência também ampliasse a oferta de itens de segurança de série e opcionais.
Esses sistemas não apenas auxiliam os condutores em situações perigosas, mas também contribuem para a redução de acidentes e minimização de suas consequências.
Regulamentação atualizada
Com o aumento da conscientização sobre a importância dos sistemas de assistência à segurança, a Comissão Europeia introduziu o Regulamento Geral de Segurança (GSR) em 2019 (2019/2144), o qual, consequentemente, definiu novos padrões para veículos comerciais. A partir de julho de 2024, novos tipos de veículos deverão ser equipados, portanto, com sistemas avançados de assistência como parte de uma obrigação gradualmente imposta.
Como já ocorreu com ABS, airbag e, mais recentemente, controle de estabilidade, a tendência é que todos esses itens que serão obrigatórios na Europa sejam também no Brasil, mesmo que, posteriormente.
Testes exaustivos
A implementação de sistemas de assistência requer testes rigorosos para garantir seu desempenho eficaz. A Daimler Truck realiza esses testes durante todo o ano, em várias localizações ao redor do mundo, incluindo o Centro de Desenvolvimento e Testes (EVZ) em Wörth am Rhein, Finlândia, Espanha e Japão, bem como na pista de testes da Daimler Truck North America em Madras, Oregon. Até 60 veículos da Daimler Truck em todo o mundo são submetidos a testes de resistência, acumulando aproximadamente cinco milhões de quilômetros de testes entre 2020 e o final de 2023.
Mustafa Üstertuna, chefe de Software e Eletrônica da Daimler Truck, enfatiza a importância desses testes. Ele afirma: “testes como os de Wörth são de fundamental importância para nós, a fim de incorporar os resultados e descobertas obtidos com eles na otimização dos sistemas existentes de assistência ao motorista ou no desenvolvimento de novos recursos de segurança.”
Novos padrões de segurança em 2024
Os testes mais recentes na EVZ se concentraram em sistemas de assistência que serão implementados nos caminhões e ônibus. A saber: Active Brake Assist (ABA) 6, o novo Frontguard Assist, Active Sideguard Assist (ASGA) 2, Active Drive Assist (ADA) 3 e Traffic Sign Assist.
A Daimler Truck está, assim, estabelecendo novos padrões em termos de segurança rodoviária com esses sistemas, os quais, ademais, vão além dos requisitos regulamentares.
Fusão de sensores de 270 graus
Na base desses sistemas, uma nova plataforma eletrônica possibilita a fusão de dados de radar e câmera. O resultado é uma visão frontal e lateral mais abrangente. Com a instalação de seis sensores cobrindo 270 graus ao redor do veículo, esses sistemas conseguem prontamente identificar perigos e, assim, agir em conformidade, proporcionando uma segurança ainda mais sólida.
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Ambientes controlados
Conduzimos testes em uma variedade de cenários na EVZ. Por exemplo, situações de tráfego intenso, final de engarrafamentos e manobras de ultrapassagem. Esses testes replicam as condições das estradas em diferentes partes do mundo, garantindo que os sistemas de assistência sejam eficazes em diversas situações.
Validação em estradas reais
Além dos testes em pistas de controladas, os veículos da Daimler Truck são submetidos a testes nas estradas reais para atender às normas de segurança em 2024. No mundo real, validamos os sistemas e funcionalidades. Inclui testes de inverno na Finlândia em 2023. Por fim, a região permite aos engenheiros avaliarem o desempenho dos sistemas em condições climáticas adversas e em diferentes contextos rodoviários.