segunda-feira, fevereiro 2, 2026

GNV, etanol ou biometano? Seara testa Iveco Daily Multifuel no transporte urbano

A Seara, empresa da JBS, e a Iveco anunciaram o início de uma parceria voltada à avaliação do desempenho do Daily Multifuel, caminhão-conceito urbano desenvolvido pela montadora, no transporte de cargas no Brasil. O projeto busca mensurar a viabilidade econômica e operacional da tecnologia, que promete reduções de até 95% nas emissões de CO₂ no ciclo “poço à roda”, de acordo com o combustível utilizado.

Apresentado em outubro de 2025, o Daily Multifuel está em fase de desenvolvimento para futura produção na unidade da Iveco em Sete Lagoas (MG). O modelo foi projetado para operar com etanol, gás natural e biometano, refletindo a estratégia multienergética do Iveco Group.

Leia também:

O veículo utiliza o motor FPT Industrial F1C 3.0 ciclo Otto, adaptado para os três tipos de combustíveis. O propulsor mantém desempenho comparável ao diesel, com potência estimada entre 160 e 207 cv e torque de 380 a 470 Nm, auxiliado por turbo de geometria variável eletrônica (VGT) e dois sistemas independentes de injeção, que permitem flexibilidade operacional.

O desenvolvimento do motor envolveu três anos de pesquisas em parceria com Mahle, Unifei, Unesp e UFPA, totalizando mais de 600 horas de simulações e 300 horas de ensaios em dinamômetro. Os testes, realizados no Centro Tecnológico da Mahle (Jundiaí-SP), confirmaram a conformidade com o Proconve P8, além de comprovar eficiência energética e confiabilidade.

Segundo dados da FPT Industrial, as emissões de CO₂ podem ser três vezes menores com etanol e até dez vezes inferiores com biometano em comparação ao diesel, considerando o ciclo “poço à roda”.

Aplicação na frota da Seara e ganhos ambientais

A parceria com a Iveco marca mais um passo na estratégia de descarbonização logística da Seara, que atualmente opera mais de 200 caminhões elétricos refrigerados em centros urbanos brasileiros. A produtora de proteínas poderá comparar os ganhos entre as duas tecnologias com o conhecimento que já possui com os elétricos a bateria.

De acordo com Fabio Artifon, diretor de Logística da Seara, “a tecnologia multifuel oferece a flexibilidade necessária para operações urbanas complexas, permitindo avançar na descarbonização sem comprometer a eficiência”.

A empresa estima que a operação de um único caminhão multifuel a biometano tenha impacto climático equivalente à retirada de dez caminhões a diesel das ruas de São Paulo. A frota elétrica atual da Seara, composta por modelos leves da JAC e No Carbon, evita aproximadamente 2.700 toneladas de CO₂ por ano.

Biometano e economia circular

A parceria também contempla o conceito de economia circular dentro da cadeia produtiva da JBS. A companhia avalia o uso de biometano gerado a partir de resíduos orgânicos de suas unidades industriais para abastecer os veículos multifuel, criando um modelo de ciclo fechado de energia renovável. Atualmente, o biogás já é utilizado pela empresa para geração de vapor e eletricidade em fábricas no Brasil.

Para o diretor Comercial da Iveco, Marco Pacheco, a cooperação reforça o potencial do transporte urbano sustentável. “O Daily Multifuel traduz uma visão pragmática de sustentabilidade, combinando a força da matriz energética brasileira com a robustez e confiabilidade da linha Daily”, destaca.

Sem previsão de lançamento comercial, o Daily Multifuel segue em fase de avaliação. O projeto com a Seara será determinante para definir sua aplicabilidade em operações reais e o modelo de adoção de combustíveis renováveis no transporte urbano de carga no país.

➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui