quinta-feira, novembro 21, 2024

Scania lança Complete Fleet para conectar todas marcas de caminhões e implementos

Houve uma época que alguns transportadores tinham 100% da frota de uma marca só de caminhão. Atualmente, praticamente, todos os frotistas têm duas ou mais marcas. Aliás, por diversas razões, mas, a principal é poder fazer comparação de desempenho e TCP (Custo Total de Propriedade). Outra razão pode ser pela diversidade de operações que uma única marca não atende. Consciente disso, a Scania apresenta, na Europa, o conceito Complete Fleet (Frota Completa, em tradução livre). Como a resposta às realidades do complexo e multimarcas do setor de transporte de hoje. Ao integrar suas frotas e reboques inteiros à gama completa de serviços digitais da Scania. Os transportadores podem conectar não apenas seus veículos Scania, mas também os de outros fabricantes de caminhões. 

Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News 

 Hoje, a Scania apresenta seu conceito Complete Fleet para serviços digitais para o mercado europeu. Independentemente da marca ou tipo de veículo, todos os veículos e reboques na frota de um cliente agora podem ter o mesmo acesso abrangente à crescente gama de serviços digitais da Scania, bem como posicionamento, tacógrafo, relatórios de desempenho e planejamento de serviços. Isso se aplica igualmente a várias marcas e frotas de combustível misto. Incluindo veículos a gás, biocombustível, elétricos a bateria, motores de combustão e híbridos elétricos plug-in. 

Melhor visibilidade 

A abordagem Complete Fleet permitirá que os proprietários de empresas de transporte tenham melhor visibilidade, controle e eficiência energética para toda a sua frota. Isso reflete o entendimento da Scania de que muitos de nossos clientes fiéis também têm outras marcas de veículos em suas frotas, bem como diversos tipos de aplicações de carrocerias de caminhões e reboques. 

Leia também: 

Amaggi recebe os primeiros caminhões Scania movido a biodiesel puro

Além disso, a indústria de transporte europeia hoje tem significativamente mais reboques do que caminhões nas estradas. Com reboques tendendo a permanecer em frotas por muito mais tempo do que veículos. Em muitos casos, os reboques mais antigos ainda usados em frotas rolantes não são conectados, o que significa que são difíceis de localizar e ainda mais difíceis de gerenciar. 

Até agora, muitas empresas de transporte que exigem uma visão geral completa de sua frota podem ter escolhido adaptar um sistema telemático específico para gerenciar seus vários veículos ou reboques. É uma abordagem ineficiente e cara que pode significar que seus principais ativos de transporte – as ferramentas de seu ofício – geralmente estão em oficinas, quando deveriam estar na estrada mantendo a cadeia de suprimentos funcionando e ganhando dinheiro para seus proprietários. 

Pegar tudo 

Alguns proprietários de empresas de transporte optam por manter os sistemas telemáticos instalados de fábrica que são específicos para suas diferentes marcas de veículos, mas isso pode tornar o planejamento geral da frota um processo fragmentado e ineficiente. Não ter conectividade ou visão geral de parte da frota tem um impacto negativo na utilização e eficiência, e é outro fator complicador para as operações gerais de transporte.] 

Saiba mais: 

Resultados da Fenatran 2024 e os desafios para 2026 

O Complete Fleet agora oferece aos proprietários de frotas uma nova opção mais simples e muito mais eficaz de “pegar tudo”. Melhor ainda, a integração de frotas mistas no ecossistema digital da Scania com a abordagem Complete Fleet é um processo simples e rápido que pode ser feito de dentro do próprio My Scania, por meio de compartilhamento de dados existentes e outros acordos de habilitação. 

Tudo isso se soma aos clientes tendo a oportunidade de conectar e controlar toda a sua frota mista de caminhões e reboques diversos em uma base escalável, dando a eles um planejamento eficiente para toda a unidade, caminhão e reboque, e fornecendo a eles uma visão geral completa e transparência. 

“A Scania quer estar junto com nossos clientes durante toda a jornada deles, e a introdução do Complete Fleet é o exemplo mais recente de como podemos apoiá-los com compatibilidade entre sistemas agora e no futuro”, diz Andrea Wetterberg, Chefe Interino de Portfólio de Serviços e Entrega na Scania. 

“Ao oferecer um serviço digital unificado e em expansão com dados consistentes em todas as marcas de veículos e reboques, estamos dando aos proprietários de empresas de transporte de hoje transparência e segurança, eficiência de custos e economia de energia em toda a sua frota.” 

E no Brasil? 

A notícia saiu bem sedo hoje na Europa e a Frota News fez a tradução e adaptação para o Brasil. Enviamos a pergunta para a assessoria de imprensa e, em breve, ela deve nos responder e atualizamos. 

No entanto, na nossa opinião, este sistema até poderá ser lançado aqui, mas a nossa realidade é diferente. Os transportadores brasileiros já trabalham com empresas especializadas em gestão de frotas que faz a conexão com todas as marcas, como a Michelin Connect/Sascar, por exemplo.  

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui