quarta-feira, dezembro 11, 2024

Resultados da Fenatran 2024 e os desafios para 2026 

A 25ª edição da Fenatran já tem data para 2026: será entre 9 e 13 de novembro de 2026 no São Paulo Expo, espaço de eventos administrado pela GL Events que experimentou o limite de sua capacidade para receber visitantes devido ao sucesso dos resultados da Fenatran 2024. Já é considerada a melhor Fenatran da história. Neste artigo, vamos falar dos resultados da maior feira de transporte e logística da América Latina. Ela entrou para história ao receber mais de 74 mil visitantes, número limitado pela capacidade de espaço para estacionamento e transporte até ao São Paulo Expo. 

Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News 

Segundo a organizadora da feira, a RX do Brasil, o resultado ultrapassou os R$ 15 bilhões e superou os R$ 9,5 bilhões de faturamento da edição de 2022. Em relação aos participantes de outros países, passaram pelos pavilhões do São Paulo Expo mais de duas mil pessoas de 53 países, sendo sua maioria do Mercosul, como Argentina, Uruguai, Chile e Peru. 

Premiação de maior prestígio 

Durante a feira foi realizado a versão latino-americano do International Truck of the Year, a segunda edição do Truck of the Year Latin America, vencido pelo caminhão Scania R.

America 2025
Coordenador do ToYLA, Marcos Villela, Christian Levin, CEO mundial da Scania e do TRATON Group (holding que reúne as marcas Scania, Volkswagen Truck & Bus, MAN Truck & Bus, IC Bus, Volkswagen, Traton Chargin Solution e RIO Logistics Flow), Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, Josué Araújo, diretor de Tecnologia e Inovação da Noma, e Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

Ocorreu também o Truck Innovation Award Latin America 2025, com a Mercedes-Benz e Grunner vencendo com o projeto do caminhão semiautônomo ATR320X, construído a partir do Mercedes-Benz Axor.

Latin America 2025
Jefferson Ferrarez, vice-presidente Caminhões Mercedes-Benz do Brasil, José Reche, diretor de operações da Grunner, e Luis Costa, gerente de desenvolvimento de produto da Mercedes-Benz do Brasil

O corpo de jurado contou com os principais jornalistas dos maiores mercados da América: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru e Chile.  

 Desafios para 2026 

Para Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da Fenatran, tanto o número de participantes quanto o volume de negociações excederam a expectativa da organização. “Os resultados alcançados este ano nos trazem um grande desafio: em 2026, queremos ser ainda melhores. Vamos ousar, inovar e buscar o que há de melhor para atrair os expositores e visitantes. E já começamos a trabalhar nisso”, complementa Thiago.   

 O que teremos de avanços em descarbonização? 

 As montadoras aproveitaram o evento, que ocorreu de 04 a 08 de novembro, em São Paulo, para apresentar suas novas tecnologias voltadas para redução de emissões que vão ditar o futuro da mobilidade rumo à descarbonização, além de seus mais recentes lançamentos em termos de serviços, locação, entre outros. 

A Volvo atingiu uma marca histórica na Fenatran 2024. Foram cerca de R$ 3 bilhões em negócios, somando caminhões, planos de serviços, seguros, consórcio e locação de veículos. “A Fenatran 2024 superou nossas melhores expectativas. Mais uma vez, a feira acontece em um momento especial para o setor de caminhões, com forte demanda em todos os tipos de operação de transporte”, comemora Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. 

A Volvo teve uma presença excepcional em seu amplo estande de 3.254 m2. Mais de 45 mil pessoas passaram pelo local, entre clientes, transportadores, motoristas, apreciadores da marca e outros públicos. Além dos caminhões, os visitantes conferiram também as áreas de tecnologia, conectividade, inteligência artificial, serviços e sustentabilidade da marca.  

Resultados da Fenatran 2024
Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. Foto: Volvo/Rodolfo Buhrer

Feira histórica para a Scania

A Fenatran 2024 foi marcada por momentos históricos para a Scania, que lidera a transição para um transporte mais sustentável. Durante o evento, a empresa concretizou a venda do primeiro caminhão elétrico cavalo mecânico 30 G 4×2 no Brasil para a Reiter Log, maior cliente de soluções sustentáveis da marca no país. Além disso, a Scania apresentou uma performance recorde ao comercializar mais de 2 mil caminhões, incluindo toda a frota exposta na feira, e conquistou o prêmio “Truck of the Year” com a linha R. O modelo elétrico reforça o compromisso da Scania com alternativas ao diesel, oferecendo zero emissões de CO2 e baixo custo operacional, ideal para operações de curta distância. 

Resultados da Fenatran 2024
Primeiro Scania 30 G 100% elétrico vendido no Brasil para Reiter Log. Na foto à direita, Vanessa Pilz e Vinícius Pilz

A Reiter Log, que já possui uma frota de mais de 200 caminhões a gás, celebrou a aquisição do modelo elétrico como um passo significativo em sua jornada ESG iniciada em 2014. Além disso, a empresa negociou 100 novos veículos durante a feira, incluindo modelos movidos a gás e biometano. Entre outros destaques, a Scania registrou vendas expressivas de caminhões destinados a diferentes setores, como mineração, construção civil e logística. A marca também celebrou marcos históricos, como 80 mil caminhões da Nova Geração emplacados desde 2019 e 20 mil unidades da linha Super comercializadas em apenas dois anos, consolidando 2024 como um ano excepcional para a empresa. 

As demais marcas

As demais marcas, até o fechamento desta reportagem, ainda não haviam divulgado os seus resultados e, quando ocorrerem, a Frota News vai divulgar na plataforma. 

“A Fenatran 2024 superou todas as nossas expectativas, que já eram muito elevadas. Foi uma exposição com recordes em todos os indicadores, inclusive de negócios fechados pelas nossas associadas,” afirma Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea. 

Leia também sobre a rodada de negócios:  

Primeiros resultados da Fenatran: recorde de público e rodada de negócios

Fortalecimento do setor 

De acordo com Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística, a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além de diversas autoridades e representantes de empresas e entidades de todo o país, mostrou a relevância e sucesso da Fenatran. “Mais uma vez, vimos confirmada a tradição do maior evento do Transporte Rodoviário de Cargas da América Latina, celebrando o avanço e a inovação tecnológica no setor. Este é sempre um momento especial para a NTC&Logística, pois nossa missão é valorizar e fortalecer a cadeia produtiva do transporte de cargas e logística”, diz. 

FrotaCast 

“A plataforma Frota News participou pela primeira vez da Fenatran com um estúdio de vídeocast e gravação de conteúdos para publicação nos canais da nossa plataforma. O nosso estande contou com profissionais das áreas audiovisual, fotógrafos, jornalistas, executivos de negócios, especialistas em áudio e presença de marcas patrocinadoras da Frota News que tornaram o Estande da Notícia em uma imersão nas tendência e inovações do nosso mercado. Sem falar, na presença ilustre, colunista da Frota News, conhecida como a Rainha dos Caminhoneiros, Sula Miranda, que passou um dia recebendo e conversando com os visitante”, disse Filipi Goschrman, diretor de Inteligência de Mercado e jornalista do Grupo Frota News.

Resultados Fenatran 2024
A cantora e colunista da Frota News, Sula Miranda, participa das gravações do FrotaCast

Nosso time estratégico propôs uma temática no universo da comunicação adotado pela linha editorial da Frota News, no qual, acreditamos no poder da comunicação e do jornalismo de solução, responsável e educativo. Ressaltamos, a nossa felicidade em trazer um conteúdo dinâmico com os principais porta-vozes do mercado, falando sobre o setor que movimenta o mundo. Há muito a ser explorado, estudado e transformado. A jornada da
Frota News apenas começou”, acrescentou
Goschrman.

Resultados da Fenatran 2024
Filipi Goschrman, diretor de Inteligência de Mercado da Frota News

Estacionamento Indigo 

O estacionamento administrado pelo Indigo Group, apesar de ter cerca de 6.500 vagas, sendo 4.500 cobertas, continua sendo um limitador para os realizadores de grandes eventos no São Paulo Expo, espaço físico concedido pelo Governo do Estado de São Paulo para GL Events, que venceu a licitação para administração do antigo Centro de Exposições Imigrantes. 

Segundo o especialista em inteligência de mercado, Filipi Goschrman, a Indigo teve um faturamento bruto estimado, durante os cinco dias de feiras, de R$ 2,6 milhões, considerando o valor R$ 80 por vaga. O valor pode ser superior se dois ou mais carros ocuparam a mesma vaga no mesmo dia. Goschrman lembra que, uma das maiores queixas, além da pequena quantidade de funcionários para orientação dos usuários, há o fato de que um espaço tão importante não ter um carregador de carro elétrico, onde ocorre vários eventos sobre sustentabilidade, como a Fenatran, entre outros. Com o faturamento que possuem, deveriam ter várias vagas com carregadores, principalmente, em um momento que se discute sustentabilidade no mundo inteiro. 

Vale lembrar que o estacionamento não é de responsabilidade dos realizadores dos eventos no São Paulo Expo, neste caso, não é de responsabilidade da Fenatran, mas da Indigo e da GL Events que terceirizou o estacionamento. Entramos em contato com a Indigo, mas ainda não obtivemos resposta. 

Sobre a Fenatran 

Realizada a cada dois anos, a Fenatran tem parceria institucional e apoio das principais associações do setor, entre elas Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). 

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui