Durante as coletivas de imprensa do Salão do Automóvel 2025, uma pergunta voltou a a ser feita a mim por colegas de profissão especializados em automóveis: “E a Fenatran? Como comparar as duas feiras?” A dúvida é compreensível — ambos os eventos são promovidos pela RX em parceria com a Anfavea e têm os fabricantes de veículos como protagonistas. Mas, depois desse ponto, as similaridades praticamente terminam.
Antes de tudo, é importante frisar: colocar Salão do Automóvel e Fenatran em comparação competitiva para saber qual é melhor não faz sentido, mas as pessoas fazem… Este comparativo serve apenas para entender o papel de cada evento — ou, no máximo, por curiosidade. Afinal, são feiras criadas para públicos, objetivos e dinâmicas completamente diferentes.
O Salão do Automóvel é um evento B2C, voltado ao consumidor final, com forte apelo de imagem, tendência e entretenimento. Já a Fenatran é B2B, focada em negócios de alto volume e decisões estratégicas que impactam toda a cadeia logística do país.
A seguir, os principais pontos que diferenciam as duas feiras:
Salão do Automóvel x Fenatran — principais diferenças
| Ponto | Salão do Automóvel | Fenatran |
|---|---|---|
| Objetivo | Imagem e entretenimento | Imagem e geração de negócios |
| Ingressos (valores da edição 2025) | Venda de R$ 63 a R$ 81 | Gratuito por credenciamento, com foco em geração de leads |
| Modelo (B2C x B2B) | Venda de ingressos, estacionamento e alimentação | Venda de caminhões, implementos, insumos e serviços para transporte e logística |
| Faturamento estimado das últimas edições – sem contar venda de espaço e patrocínios | R$ 45 milhões (principalmente com ingressos), já que não há venda de veículos durante o evento | R$ 15 bilhões (em vendas de caminhões, implementos e serviços) |
| Público nas últimas edições | 745 mil visitantes | 74 mil compradores |
| Idade mínima | Sem restrição | 14 anos |
| Número de expositores | Menos de 60 | Mais de 600 |
| Área ocupada | Mais de 64 mil m² | Menos de 100 mil m² |
-
Leia também:
- Mercado de caminhões e ônibus: o que esperar de 2025–2026
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
Eventos com vocações distintas
O comparativo reforça apenas a singularidade de cada feira. O Salão do Automóvel é, historicamente, uma vitrine de carros — um espaço onde o público vive experiências, descobre tendências e se aproxima emocionalmente das marcas.

A Fenatran, por sua vez, é a principal feira de negócios do transporte rodoviário de cargas na América Latina. É onde empresas fecham contratos, renovam frotas, encontram soluções em implementos rodoviários, conectividade, pneus, peças, serviços, e discutem os rumos da logística brasileira. Atende desde o agronegócio e a agroindústria até o e-commerce e a logística urbana.
Em comum, Salão e Fenatran só têm o fato de reunir os grandes fabricantes. Todo o restante — objetivos, público, dinâmica e impacto econômico — revela universos completamente diferentes.


