Com 75 anos de presença no Brasil, a Rodobens se consolidou como a maior rede de concessionárias Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais. São 25 casas distribuídas nas principais rotas do transporte rodoviário de cargas e passageiros, com forte atuação no agro, na logística e soluções de mobilidade urbana.
Para entender como a companhia enxerga o mercado de caminhões, ônibus e vans, a Frota News conversou com José Reche, diretor de Veículos Comerciais da Rodobens. Na entrevista a seguir, ele fala sobre a participação de mercado, os desafios no segmento pesado, o lançamento do caminhão Axor, o futuro dos ônibus elétricos, a versatilidade da Sprinter, o impacto da agenda ESG e a necessidade urgente de qualificar mão de obra para o setor.
Estrutura e representatividade
Frota News – Qual é hoje o tamanho da rede Rodobens no segmento de veículos comerciais?
José Reche – Nós somos a maior rede de concessionários Mercedes-Benz do Brasil. Temos 25 casas distribuídas pelo Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, acompanhando as principais rotas de grãos e de mineração. Atendemos caminhões, ônibus e vans, com centros especializados para cada linha. Essa estrutura representa cerca de 21% do varejo Mercedes em 2025, e acreditamos chegar a 22% até o fim do ano.
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Pós-venda e oficinas dedicadas
Frota News – O pós-venda é apontado como diferencial da Rodobens. Como ele está estruturado?
José Reche – Hoje contamos com 16 oficinas dedicadas dentro de clientes, chamadas MDW. São nove para caminhões, duas para vans e quatro para ônibus. A vocação é muito forte para o agro: atendemos grandes transportadores de grãos, usinas de cana e também operações urbanos, como em Rio Preto e Salvador. Além disso, temos parcerias em mineração, inclusive oficinas voltadas ao transporte de funcionários.
Vocação para o agro
Frota News – O agronegócio responde por 40% das vendas da Mercedes no Brasil. Essa proporção se reflete também na Rodobens?
José Reche – Estamos muito próximos disso. O agro tem enorme peso na nossa operação. Nossas oficinas dentro de clientes são, em grande parte, voltadas a transportadores de grãos e usinas de cana. Mesmo quando atendemos operadores logísticos que não transportam grãos diretamente, muitos movimentam insumos agrícolas.
Mercado de pesados
Frota News – O mercado de caminhões pesados vem passando por retração. Como a Rodobens sente esse cenário?
José Reche – O mercado está mais desafiador e requer criatividade. Não é um problema só da Rodobens, mas do segmento de pesados em geral. No entanto, conseguimos compensar parte da retração com outros setores, como a distribuição de bebidas e a logística porta a porta. Ainda assim, sabemos que há grande potencial de crescimento no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Crescimento em pneus
Frota News – A Rodobens também é referência em pneus. Qual o balanço de 2025?
José Reche – Nós somos o maior revendedor autorizado Michelin do Brasil. É uma parceria de mais de 40 anos. Em 2025 crescemos 9,2% em relação a 2024, mesmo em um cenário difícil para os pesados. Isso mostra a força da diversificação.
O novo caminhão Axor
Frota News – Como a chegada do Axor pode impactar o mercado e os resultados da Rodobens?
José Reche – O Axor preenche uma lacuna importante da Mercedes-Benz. É um caminhão competitivo em preço e robustez, voltado a operações de porta-contêiner e carga fracionada. Em 2025, a produção ainda é modesta, mas em 2026 teremos maior volume e poderemos disputar com mais força o segmento que havia ficado descoberto quando saímos do Axor direto para o Actros.
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Financiamento e novos perfis de compra
Frota News – Como está o mix de financiamento atualmente: Finame, consórcio e recursos próprios?
José Reche – O consórcio representa de 10% a 12% dos negócios. O Finame segue relevante, mas percebemos crescimento nas compras com recursos próprios, especialmente de transportadoras globais. Muitas empresas dos EUA e da China trazem capital externo, o que aparece para nós como pagamento à vista, mas é, na prática, um financiamento realizado no país de origem.
ESG e geopolítica
Frota News – As grandes transportadoras globais pressionam pela agenda ESG. Como isso se reflete no Brasil?
José Reche – Em 2024 havia um apelo maior pela transição energética. Mas em 2025 vemos cautela. A geopolítica pesa: risco de falta de gás na Europa, excesso de diesel russo no mercado… Tudo isso trava decisões. Não é que o ESG tenha parado, mas há prioridades mais urgentes. O setor espera um cenário mais claro para retomar investimentos em gás, biometano e até elétricos com mais força.
Falta de mão de obra
Frota News – A Confederação Nacional da Indústria projeta déficit de 3 milhões de profissionais em logística até 2027. Como a Rodobens enfrenta esse desafio?
José Reche – Sentimos isso na prática. Só em 2025 contratamos 220 pessoas para reforçar o pós-venda, mas é muito difícil encontrar técnicos qualificados em diagnóstico, elétrica e mecânica. Por isso, reestruturamos nossa universidade corporativa. Antes voltada a cursos comerciais, agora passa a oferecer formação em mecânica e elétrica. É um equilíbrio difícil porque também formamos mão de obra que pode migrar para concorrentes, mas não há alternativa.
Treinamento digital de motoristas
Frota News – Um dos pontos críticos é a adaptação rápida de motoristas a diferentes marcas de caminhões. Como lidar com isso?
José Reche – É uma realidade. Muitas vezes um motorista de Scania precisa assumir um Mercedes, ou vice-versa, sem tempo para treinamento. Defendemos o uso de tecnologia embarcada para oferecer pílulas digitais de conhecimento: tutoriais básicos no painel multimídia, ensinando torque, troca de marchas ou ajustes eletrônicos. Isso daria mais segurança e eficiência para as frotas.
Ônibus urbanos e elétricos
Frota News – Como vocês avaliam o mercado de ônibus urbanos, especialmente com a chegada dos elétricos?
José Reche – O diesel hoje concentra 90% do mercado em poucos players. Mas o elétrico já atrai até nove competidores. Por isso contratamos um gerente-geral focado exclusivamente em soluções de mobilidade de passageiros. Apostamos em grandes capitais como São Paulo, Salvador, Recife e Belém, que têm vocação para adotar a tecnologia. Queremos oferecer veículo e suporte técnico completo.
Sprinter e personalização
Frota News – E quanto à linha Sprinter, qual a estratégia?
José Reche – A Sprinter é extremamente versátil. Temos versões customizadas para transporte de funcionários na mineração, operações urbanas e até agro. Criamos centros especializados em vans e um atendimento pós-venda dedicado para cada tipo de cliente. A personalização é o caminho.
Perspectivas
Frota News – Para fechar, quais são os próximos passos da Rodobens?
José Reche – Vamos consolidar o crescimento no varejo Mercedes, investir em digitalização e fortalecer o pós-venda. Nosso foco é oferecer soluções completas em caminhões, ônibus e vans, sempre próximos ao cliente e preparados para o futuro da mobilidade.



