sexta-feira, dezembro 5, 2025

Rodobens projeta expansão no agro e aposta em digitalização de frotas, diz José Reche

- Publicidade -

Com 75 anos de presença no Brasil, a Rodobens se consolidou como a maior rede de concessionárias Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais. São 25 casas  distribuídas nas principais rotas do transporte rodoviário de cargas e passageiros, com forte atuação no agro, na logística e soluções de mobilidade urbana. 

Para entender como a companhia enxerga o mercado de caminhões, ônibus e vans, a Frota News conversou com José Reche, diretor de Veículos Comerciais da Rodobens. Na entrevista a seguir, ele fala sobre a participação de mercado, os desafios no segmento pesado, o lançamento do caminhão Axor, o futuro dos ônibus elétricos, a versatilidade da Sprinter, o impacto da agenda ESG e a necessidade urgente de qualificar mão de obra para o setor. 

Estrutura e representatividade

Frota News – Qual é hoje o tamanho da rede Rodobens no segmento de veículos comerciais? 

José Reche – Nós somos a maior rede de concessionários Mercedes-Benz do Brasil. Temos 25 casas distribuídas pelo Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, acompanhando as principais rotas de grãos e de mineração. Atendemos caminhões, ônibus e vans, com centros especializados para cada linha. Essa estrutura representa cerca de 21% do varejo Mercedes em 2025, e acreditamos chegar a 22% até o fim do ano. 

Leia também:

Pós-venda e oficinas dedicadas

Frota News – O pós-venda é apontado como diferencial da Rodobens. Como ele está estruturado? 

José Reche – Hoje contamos com 16 oficinas dedicadas dentro de clientes, chamadas MDW. São nove para caminhões, duas para vans e quatro para ônibus. A vocação é muito forte para o agro: atendemos grandes transportadores de grãos, usinas de cana e também operações urbanos, como em Rio Preto e Salvador. Além disso, temos parcerias em mineração, inclusive oficinas voltadas ao transporte de funcionários. 

 Vocação para o agro

Frota News – O agronegócio responde por 40% das vendas da Mercedes no Brasil. Essa proporção se reflete também na Rodobens? 

José Reche – Estamos muito próximos disso. O agro tem enorme peso na nossa operação. Nossas oficinas dentro de clientes são, em grande parte, voltadas a transportadores de grãos e usinas de cana. Mesmo quando atendemos operadores logísticos que não transportam grãos diretamente, muitos movimentam insumos agrícolas. 

 Mercado de pesados

Frota News – O mercado de caminhões pesados vem passando por retração. Como a Rodobens sente esse cenário? 

José Reche – O mercado está mais desafiador e requer criatividade. Não é um problema só da Rodobens, mas do segmento de pesados em geral. No entanto, conseguimos compensar parte da retração com outros setores, como a distribuição de bebidas e a logística porta a porta. Ainda assim, sabemos que há grande potencial de crescimento no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

Crescimento em pneus

Frota News – A Rodobens também é referência em pneus. Qual o balanço de 2025? 

José Reche – Nós somos o maior revendedor autorizado Michelin do Brasil. É uma parceria de mais de 40 anos. Em 2025 crescemos 9,2% em relação a 2024, mesmo em um cenário difícil para os pesados. Isso mostra a força da diversificação. 

O novo caminhão Axor 

Frota News – Como a chegada do Axor pode impactar o mercado e os resultados da Rodobens? 

José Reche – O Axor preenche uma lacuna importante da Mercedes-Benz. É um caminhão competitivo em preço e robustez, voltado a operações de porta-contêiner e carga fracionada. Em 2025, a produção ainda é modesta, mas em 2026 teremos maior volume e poderemos disputar com mais força o segmento que havia ficado descoberto quando saímos do Axor direto para o Actros. 

Leia mais sobre o Axor:

Novo Mercedes-Benz Axor Euro 6 mira segmento de pesados de entrada a partir de R$ 698 mil

Financiamento e novos perfis de compra

Frota News – Como está o mix de financiamento atualmente: Finame, consórcio e recursos próprios? 

José Reche – O consórcio representa de 10% a 12% dos negócios. O Finame segue relevante, mas percebemos crescimento nas compras com recursos próprios, especialmente de transportadoras globais. Muitas empresas dos EUA e da China trazem capital externo, o que aparece para nós como pagamento à vista, mas é, na prática, um financiamento realizado no país de origem.  

ESG e geopolítica

Frota News – As grandes transportadoras globais pressionam pela agenda ESG. Como isso se reflete no Brasil? 

José Reche – Em 2024 havia um apelo maior pela transição energética. Mas em 2025 vemos cautela. A geopolítica pesa: risco de falta de gás na Europa, excesso de diesel russo no mercado… Tudo isso trava decisões. Não é que o ESG tenha parado, mas há prioridades mais urgentes. O setor espera um cenário mais claro para retomar investimentos em gás, biometano e até elétricos com mais força. 

Falta de mão de obra

Frota News – A Confederação Nacional da Indústria projeta déficit de 3 milhões de profissionais em logística até 2027. Como a Rodobens enfrenta esse desafio? 

José Reche – Sentimos isso na prática. Só em 2025 contratamos 220 pessoas para reforçar o pós-venda, mas é muito difícil encontrar técnicos qualificados em diagnóstico, elétrica e mecânica. Por isso, reestruturamos nossa universidade corporativa. Antes voltada a cursos comerciais, agora passa a oferecer formação em mecânica e elétrica. É um equilíbrio difícil porque também formamos mão de obra que pode migrar para concorrentes, mas não há alternativa. 

Treinamento digital de motoristas

Frota News – Um dos pontos críticos é a adaptação rápida de motoristas a diferentes marcas de caminhões. Como lidar com isso? 

José Reche – É uma realidade. Muitas vezes um motorista de Scania precisa assumir um Mercedes, ou vice-versa, sem tempo para treinamento. Defendemos o uso de tecnologia embarcada para oferecer pílulas digitais de conhecimento: tutoriais básicos no painel multimídia, ensinando torque, troca de marchas ou ajustes eletrônicos. Isso daria mais segurança e eficiência para as frotas. 

Ônibus urbanos e elétricos

Frota News – Como vocês avaliam o mercado de ônibus urbanos, especialmente com a chegada dos elétricos? 

José Reche – O diesel hoje concentra 90% do mercado em poucos players. Mas o elétrico já atrai até nove competidores. Por isso contratamos um gerente-geral focado exclusivamente em soluções de mobilidade de passageiros. Apostamos em grandes capitais como São Paulo, Salvador, Recife e Belém, que têm vocação para adotar a tecnologia. Queremos oferecer veículo e suporte técnico completo.  

Sprinter e personalização

Frota News – E quanto à linha Sprinter, qual a estratégia? 

José Reche – A Sprinter é extremamente versátil. Temos versões customizadas para transporte de funcionários na mineração, operações urbanas e até agro. Criamos centros especializados em vans e um atendimento pós-venda dedicado para cada tipo de cliente. A personalização é o caminho. 

Perspectivas

Frota News – Para fechar, quais são os próximos passos da Rodobens? 

José Reche – Vamos consolidar o crescimento no varejo Mercedes, investir em digitalização e fortalecer o pós-venda. Nosso foco é oferecer soluções completas em caminhões, ônibus e vans, sempre próximos ao cliente e preparados para o futuro da mobilidade. 

Leia a revista digital:

edição 51
Clique na imagem para baixar a edição gratuitamente
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui