O advogado e especialista em direito aduaneiro Ricardo Alípio da Costa foi reeleito presidente da Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) para um novo mandato de dois anos. À frente da entidade que representa cerca de 40 empresas do setor — responsáveis por mais de 12 mil empregos diretos e indiretos —, o dirigente pretende fortalecer a representatividade do segmento e ampliar o quadro associativo, reunindo parte das mais de 600 companhias que atuam na importação de pneus no país.
Entre as principais metas da nova gestão estão a unificação das classificações dos pneus das categorias C e LT, o aperfeiçoamento das regras antidumping, e a inclusão dos pneus de equipamento original na política de logística reversa. Outro ponto central será reforçar a transparência dos relatórios do Ibama, de modo a facilitar o acompanhamento das empresas ativas e assegurar igualdade de condições de mercado.
A Abidip também continuará comprometida com as ações de sustentabilidade, em parceria com o programa Brasil Rodando Limpo, que promove o reaproveitamento de pneus inservíveis e já recicla cerca de 180 mil toneladas por ano em 20 estados brasileiros. Segundo Ricardo Alípio, a entidade seguirá defendendo políticas públicas baseadas em eficiência produtiva, responsabilidade ambiental e livre concorrência, princípios fundamentais para o equilíbrio e o avanço do setor de pneus no Brasil.
Leia também:
10 respostas que explicam por que a Toyota aposta na Hiace no Brasil
Biometano em alta
Após o avanço do biodiesel, o gás biometano desponta como a segunda principal alternativa ao diesel fóssil tradicional no processo de descarbonização das frotas de veículos pesados, especialmente caminhões. Com quase quarenta anos de experiência jornalística no setor, acompanho de perto a evolução do gás renovável desde o início da última década. Na seção Frota Sustentável do portal Frota News, dedicada à transição energética das frotas, já foram publicados mais de 150 artigos nos últimos dois anos. Neste artigo, apresento as informações mais recentes sobre o tema. Continue lendo…


