Enfim, uma notícia boa para os usuários do transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), bastante inferior quando comparamos com São Paulo e Curitiba. Digo por experiência própria nas três cidades. A inferioridade da frota de ônibus da RMBH é muito grande em relação as outras duas cidades citadas, inclusive, já flaguei ônibus da região com pneus quase careca. A partir de um acordo extra-judicial entre o Governo de Minas Gerais, Ministério Pùblico de Minas Gerais, intermediação da Secretária de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parceriais, da Controladoria-Geral do Estado e Tribunal de Contas de Minas Gerais. O acordo também contou com a participação ativa do Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano). Quantos órgãos públicos envolvidos para renovar a frota de ônibus da RMBH.
Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News
Para a renovação da frota está sendo feita com a compra de 480 chassis de ônibus Mercedes-Benz, por meio da concessionária Minasmáquinas. As unidades são dos modelos OF e O-500, mas não foram informados qual a quantidade de cada um. Questionamos a Mercedes-Benz e quando formos respondido, vamos atualizar a reportagem. A linha OF da Mercedes-Benz é de entreda e baixo custo de aquisição, com motor dianteiro, câmbio manual e suspensão metálica. O modelo O-500 apresenta maior sofisticação, comum em São Paulo, possui motor traseiro, câmbio automático e suspensão a ar.
A Mercedes-Benz afirmou que distribuirá os ônibus para 30 empresas dos sete consórcios que atuam na região. Isso representa 80% do total de 600 novos ônibus adquiridos para renovação da frota.
Iniciativa do Tribunal de Contas
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público de Minas Gerais, a iniciativa do documento foi do Tribunal de Contas de MG. Devido ao horário, não conseguimos contato com o órgão, o que faremos após o feriado para atualizar o artigo.
O documento assinado prevê ainda que as empresas concessionárias da RMBH completarão o processo de renovação com a aquisição de mais 250 ônibus em 2025.
“Os chassis de ônibus estão sendo enviados de forma programada para as encarroçadoras. Nossa expectativa é receber uma média de 150 ônibus por mês já a partir de dezembro”, afirma Rubens Lessa Carvalho, presidente do Sintram. “Essas 600 unidades representam uma renovação de 25% da frota atual de 2,4 mil ônibus da RMBH. Com isso, podemos melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte público”.
As empresas associadas ao Sintram operam 640 linhas em 34 municípios da RMBH. Transportam, em média, 570 mil passageiros por dia.
A Mercedes-Benz vendo o ônibus escolhido pelo cliente
“A Mercedes-Benz faz parte da nossa história, é uma marca forte e com presença destacada na Região Metropolitana e no Estado de Minas Gerais como um todo”, diz Rubens Lessa Carvalho. “Um parceiro confiável, que novamente vem evoluir com a gente nessa renovação de frota. Aliás, a Mercedes-Benz e a Minasmáquinas nos oferecem um suporte sempre disponível, assegurando uma boa manutenção e as peças de reposição necessárias, porque nossos ônibus precisam estar sempre operando. Temos metas a alcançar e contratos a cumprir. Além disso, temos um canal de atendimento com o concessionário e com a fábrica, o que reforça nosso relacionamento e parceria”.
“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos de novamente ver nossa marca presente na renovação de frota de uma região metropolitana tão importante e referência pelo expressivo volume de passageiros. Mercado, aliás, onde temos grande participação em vendas e market share”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “No compromisso das operadoras pela oferta de um serviço cada vez melhor para a população, nossos ônibus se destacam pelo conforto e segurança. Além disso, asseguram baixo custo operacional, contribuindo para a rentabilidade das empresas de ônibus”.