A Renault e a Geely oficializaram, no último dia 17 de novembro, um pacote de R$ 3,8 bilhões em investimentos para a operação brasileira, denominada grupo Renault Geely do Brasil. Os são novas plataformas e quatro lançamentos até 2027. De acordo com as empresas, o investimento será destinado a três projetos principais:
Produção da plataforma Geely (GEA)
A arquitetura global, voltada para veículos de zero e baixas emissões, dará origem a dois novos modelos a serem produzidos no segundo semestre de 2026. A plataforma é a mesma que sustenta parte do portfólio global da Geely, incluindo soluções híbridas e elétricas.
Renovação de um modelo Renault
Ainda em 2026, a Renault lançará no Brasil a nova geração de um de seus produtos atuais, totalmente renovado em projeto e tecnologia.
Nova plataforma Renault 100% elétrica
A terceira frente prevê a instalação de uma nova base industrial para veículos totalmente elétricos, que sustentará um novo modelo Renault com lançamento previsto para 2027.
Parceria ganha escala após entrada da Geely na Renault do Brasil
O anúncio ocorre após a conclusão da transação que resultou na aquisição de 26,4% de participação da Renault do Brasil pela Geely Holding Group e pela Geely Automobile Holdings. A operação fortalece uma relação já existente entre as duas empresas, que mantêm parcerias industriais na Coreia do Sul e participam juntas da Horse Powertrain Limited, dedicada ao desenvolvimento de motores de combustão e híbridos de baixo carbono.
Durante o evento, executivos de Renault e Geely ressaltaram o peso estratégico da parceria.
O Chief Growth Officer do Renault Group e CEO da marca Renault, Fabrice Cambolive, afirmou que o Brasil será um dos motores de crescimento do grupo:
“Esta não é apenas uma joint venture tradicional, mas uma cooperação estratégica focada em um mercado de alto potencial. Ao combinar nosso know-how industrial, fortes redes comerciais e plataformas eletrificadas avançadas, criaremos uma linha de produtos moderna e competitiva.”
Para o vice-presidente sênior da Geely Holding Group, Victor Yang, o movimento pode servir de referência global:
“Acreditamos que esse novo tipo de parceria trará vitalidade à indústria automotiva brasileira e ao ecossistema de emissões zero e baixa emissão, tornando-se um modelo para a indústria automotiva mundial.”
Já o presidente e diretor-geral da Renault Geely do Brasil, Ariel Montenegro, reforçou o compromisso de longo prazo com o país:
“Renault e Geely acreditam no Brasil e estamos fazendo uma parceria inédita, investindo para trazer desenvolvimento econômico e social, com soluções inovadoras de mobilidade e contribuindo para a competitividade da indústria automotiva brasileira.”
Atualmente, no Complexo Industrial Ayrton Senna em São José dos Pinhais (PR), são produzidos os modelos de passeio Kwid, Duster, Kardian e o recém-lançado Boreal, além dos utilitários Duster Oroch (picape) e os modelos da linha Master.


