Em 2023, o número de novos habilitados para serem motorista no Brasil caiu 3,5%. Registrando 2,7 milhões de PPDs (Permissão Para Dirigir) contra 2,8 milhões em 2022, segundo dados da Senatran. Aliás, esta é a primeira queda de novos habilitados desde a pandemia, que havia criado uma demanda reprimida pela primeira habilitação. A redução reflete uma tendência de menor interesse pela CNH que já era observada antes da Covid-19. Os dados são preocupantes para o setor de transportes. Apesar de não revelarem o perfil do candidato entre os que apenas querem uma CNH para uso pessoal ou profissional.
Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, explicou ao portal Poder360, que essa diminuição de novos habilitados é influenciada por diversos fatores. A saber, o envelhecimento da população, a popularização de carros de aplicativos, novas preferências dos jovens e as condições financeiras. Nesse perfil, é possível imaginar que se trata de uma redução para uso pessoal, mas não nos permite entender a tendência para uso profissional, já que a primeira CNH é a porta de entrada para as CNH nas categorias C, D e E.
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Além disso, os altos custos para obter a primeira habilitação, variando de R$ 1.500 a R$ 4.000, e para adquirir um carro popular, a partir de R$ 70.000, também desestimulam a busca pela CNH. Guimarães destacou assim, que a idade média para obter a primeira habilitação aumentou, com menos jovens buscando a carteira aos 18 anos. A queda nas emissões começou em períodos de crise econômica no país, refletindo o impacto financeiro nas decisões de compra de veículos e na obtenção de habilitações.
Redução da disponibilidade de contêineres
O Setcergs (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul) emitiu um alerta preocupante: a oferta de empresas de contêineres no estado reduziu 30%, ameaçando seriamente as operações de exportação. A crise no setor, exacerbada pela falta de reajustes nos fretes e pelas precárias condições das estradas agravadas pelas enchentes. Certamente, isso tem levado transportadoras e autônomos a abandonarem o segmento em busca de alternativas mais rentáveis.
Além disso, César Augusto Schultz, diretor da Transportadora Augusta e membro da Comissão de Contêiners do SETCERGS, destacou os desafios enfrentados, incluindo aumento dos custos de manutenção e a falta de viabilidade financeira. Mario Fernando Neutzling, transportador de São Lourenço do Sul, também ressaltou as dificuldades, apontando o alto custo do diesel e a má condição das estradas como fatores críticos. O SETCERGS clama por ajustes urgentes nos fretes e melhorias na infraestrutura rodoviária para evitar o colapso do setor.
BorgWarner fará estreia de novas tecnologias na Lat.Bus 2024
Empresas Randoncorp
De 6 a 8 de agosto, a Randoncorp apresenta na LatBus, em São Paulo, suas inovações em soluções para o transporte de pessoas. As novidades incluem a linha-conceito N-Series Materials da Castertech, com peças de rodagem mais leves e duráveis graças à nanotecnologia; a nova articulação de ônibus da Jost Brasil, que traz tecnologia exclusiva para melhor custo-benefício; suspensões pneumáticas para ônibus da Suspensys, destacando-se pela leveza e manutenção simplificada; e o sistema de tração elétrica e-Sys, capaz de economizar até 25% de combustível. A Master apresenta o LWS Master, sensor de desgaste de freios integrado à plataforma Randon Smart, e aproveita o evento para atualizar sua marca com o novo slogan “Toda Rota Mais Segura”. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Randoncorp com a mobilidade sustentável e a segurança.
“A participação de nossas marcas de autopeças na LatBus será marcada pela apresentação de um portfólio robusto em inovações sustentáveis para a mobilidade, com foco no mercado de ônibus e reposição. Queremos reforçar a confiança de nossos clientes graças ao desempenho de nossas soluções, e a atualização do posicionamento da Master também se alinha a esse objetivo”, ressalta o COO da vertical de Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza.
Eaton
Na Lat.Bus Transpúblico 2024, a Eaton apresentará soluções em eficiência energética e mobilidade elétrica para o mercado brasileiro de ônibus e micro-ônibus. A princípio, a empresa exibirá sua nova linha de transmissões automatizadas Advantor™, com as versões Advantor-6 para micro-ônibus e Advantor-8 para ônibus médio. Além de uma caixa de 4 velocidades para veículos híbridos e elétricos. As novas transmissões, segundo a empresa, oferecem uma economia de combustível de 10% a 20% em comparação com transmissões manuais e automáticas. A Eaton também destacará seu portfólio para o mercado de reposição, incluindo embreagens e a linha ECOBox® de transmissões e embreagens remanufaturadas. Test-drives estarão disponíveis para os visitantes, demonstrando as vantagens dos novos produtos.
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