Sant’Ana do Livramento, uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Sul, recebe uma nova atração turística. Trata-se do Prosper. Ele é o primeiro veículo leve sobre trilhos produzido pela Marcopolo Rail. A marca é uma unidade de negócios especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos.
O Prosper foi entregue à Giordani Turismo, uma operadora turística com sede em Bento Gonçalves, e está programado para entrar em operação ainda no segundo semestre deste ano, percorrendo o trajeto conhecido como “Trem do Pampa”.
Made in Brazil
O Prosper é um trem 100% nacional. “Com o início dessa operação em Sant’Ana do Livramento, a Marcopolo Rail consolida sua atuação no mercado ferroviário e demonstra a versatilidade da companhia em atender aos diversos segmentos, sejam eles turísticos, intercidades ou urbanos, tanto no Brasil quanto no exterior”, afirma Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.
Leia também: MERCADO: O MELHOR ANO E O PIOR ANO DAS MARCAS DE PESADOS
Então, uma grande operação logística foi realizada para o deslocamento do Prosper, envolvendo mais de 35 pessoas em uma jornada de aproximadamente 730 quilômetros. Decerto, o comboio contava com duas carretas para cargas especiais, cada uma medindo 28 metros, além de outras duas carretas de apoio. Dessa forma, durante a viagem de quatro dias entre Bento Gonçalves e Sant’Ana do Livramento, o comboio foi escoltado por batedores, garantindo a segurança e o sucesso da operação.
Trem do Vinho
Assim, o “Trem do Pampa” é uma iniciativa da Giordani Turismo, a operadora turística responsável pelo famoso passeio Maria Fumaça – Trem do Vinho em Bento Gonçalves.
Certamente, Andréia Zucchi, diretora administrativa da Giordani, destaca a resiliência da equipe durante todo o processo e ressalta que o “Trem do Pampa” é um projeto que irá agregar valor à região, contribuindo para o desenvolvimento do enoturismo e proporcionando mais uma opção aos turistas que buscam Sant’Ana do Livramento para compras e experiências culturais.
Paisagens do Pampa
Por fim, durante os vinte quilômetros de percurso a bordo do Prosper, entre as estações de Sant’Ana do Livramento e Palomas, os passageiros terão a oportunidade de mergulhar na história e cultura local, apreciar a paisagem única do Pampa, contemplar o Cerro de Palomas, cartão postal da cidade, e deslumbrar-se com os parreirais em forma de espaldeira, características marcantes dessa região.
Características técnicas da versão Intercidades
- • Fabricação 100% Nacional
- • Atendimento às normas internacionais ferroviárias
- • Ampla área envidraçada
- • Movimentação Bidirecional
- • Alta capacidade de customização
- • Baixo LCC – life cycle cost
- • Largura externa máxima 2.900 mm
- • Altura máxima do veículo 3.900 mm
- • Comprimento aproximado de cada unidade 18.000 mm
- • Capacidade total: até 122 passageiros sentados na versão 2 carros (Intercidades)
- • Velocidade máxima operacional: 80 Km/h
gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
website, verygood content. i will follow you 🙂