A PowerLOG, transportadora especializada em cargas especiais sediada em Araraquara (SP), recebeu o primeiro Scania G 560 XT 8×4 com capacidade máxima de tração de 250 toneladas (CMT) produzido no país para essa aplicação específica, um modelo projetado sob medida para enfrentar os desafios logísticos de itens de dimensões e peso extremos.
Até então, somente a Volvo oferecia este tipo de solução no Brasil, considerando caminhões rodoviários, pois no mercado há os caminhões gigantes de mineração com capacidades similares, mas que não podem rodar em vias públicas. Em 2022, a Volvo desenvolveu o Volvo FH 540 8×4 com capacidade de 300 toneladas de tração para a Transpes, e em 2023, o FMX MAX 540 6×6 com CMT de 250 toneladas para Suzano.
O G 560 XT Super Heavy Tipper foi desenvolvido ao longo de mais de um ano em um projeto conjunto entre engenheiros da Scania Brasil e Suécia, utilizando o sistema de produção modular TMA (Taylor Made for Application) — que permite adequar veículos às necessidades de cada operação. O resultado é um caminhão robusto, com capacidade máxima de tração (CMT) de 250 toneladas e engate dianteiro com suporte para mais de 100 toneladas de arrasto, garantindo desempenho para as operações mais complexas.
“Esse veículo não é apenas uma aquisição; é uma solução logística feita sob medida para nossas operações”, afirma Rodrigo Ambrósio da Silva, proprietário da PowerLOG, para a revista Jornada Scania.
- Case Suzano: Novos hexatrens Volvo FMX 6×6 para 250 toneladas otimizam as operações de logística florestal da Suzano
Fundada em 2021, a PowerLOG é jovem, mas carrega quase duas décadas de experiência de seus sócios no transporte de cargas especiais. Desde o início de suas atividades, a empresa vem construindo uma relação próxima com a Scania, mediada pela concessionária Escandinavia de Araraquara, que já realizou outras cinco entregas à transportadora.

Segundo Cícero Amaro da Silva Junior, gerente de negócios da Escandinavia, o novo caminhão nasceu da escuta ativa da operação do cliente:
“Levamos a demanda dele para a engenharia da fábrica, detalhamos cada necessidade e conseguimos chegar à especificação ideal: um caminhão com CMT acima de 200 toneladas, engate dianteiro para mais de 100 toneladas de arrasto e todo o alto desempenho da linha Super. É um Scania feito sob medida para carga indivisível”.
Um marco para o segmento
O modelo entregue à PowerLOG é o primeiro Scania G 560 XT 8×4 para transporte de cargas indivisíveis fabricado no Brasil, representando um avanço na customização de soluções pesadas no país. Para a montadora, trata-se de um exemplo claro do compromisso de ouvir e atender às necessidades de clientes com operações altamente especializadas.
“É o primeiro caminhão de uma série que certamente o cliente trará para sua frota. Para nós, é motivo de muito orgulho entregar uma solução que nasce da escuta ativa e da parceria”, comenta Fausi Pereira, Gerente Regional de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.
O que são cargas indivisíveis?
As cargas indivisíveis são aquelas que, por natureza ou finalidade, não podem ser desmontadas ou divididas para transporte — como grandes transformadores, pás eólicas, estruturas metálicas, vigas de concreto e maquinário industrial. Essas operações exigem planejamento logístico minucioso, veículos de alta capacidade e equipamentos especializados, além de um time experiente.
Case de sucesso
Para a PowerLOG, o caminhão vai direto para operação. “A expectativa é alta porque temos muito o que entregar com ele”, reforça Rodrigo Ambrósio. Já Casseli, diretor comercial da Escandinavia, destaca: “Acreditamos que este será um verdadeiro case de sucesso para quem atua no segmento de cargas indivisíveis”.
O G 560 XT 8×4 Super Heavy Tipper é, portanto, mais do que um caminhão. É uma conquista para do setor de cargas extrapesadas, que porque, em um passado recente, as empresas que atuam no setor precisam usar utilizar vários cavalos mecânicos para rebocar uma carga de 200 ou mais toneladas, inclusive, tendo que importar veículos.
Fontes: Jornada Scania e PowerLOG


