quinta-feira, novembro 21, 2024

Polêmicas dos caminhões autônomos em vias públicas 

Existem muitas expectativas com relação aos caminhões autônomos e mais polêmicas, como uma solução para a falta de motoristas, redução dos custos logísticos e maior segurança. No entanto, a realidade está sendo desafiadora para as expectativas. Primeiramente, temos que separar o uso de caminhões autônomos em ambientes confinados, como fábricas, mineradoras e fazendas dos agronegócios. Nesses ambientes, graças ao controle de todos os processos e a alta capacidade de investimento e propósitos diferentes, estão evoluindo bastante. No outro campo, em ambiente de vias públicas, a realidade é outra.  

O Estado da Califórnia é o berço da tecnologia com o seu famoso Vale do Silício. Pois é lá que os caminhões autônomos, para uso em vias públicas, está sofrendo as suas maiores derrotas. Entenda a batalha entre a tecnologia e os legisladores, e os argumentos de cada lado, uma apuração que o Frota News fez lendo as reportagens de alguns veículos de comunicação dos Estados Unidos. 

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A polêmica em torno da operação de caminhões autônomos na Califórnia voltou a ganhar destaque. Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do estado aprovou uma legislação que visa proibir a circulação de caminhões autônomos em vias públicas sem a presença de um operador de segurança humano no veículo. A proposta, identificada como AB 2286, agora segue para a mesa do governador Gavin Newsom, que no ano passado vetou um projeto de lei semelhante, classificando-o como “desnecessário”. 

A legislação proposta, AB 2286, estabelece restrições rigorosas à operação de veículos autônomos com peso bruto superior a 4.536 kg de PBT, o que inclui grande parte dos caminhões comerciais utilizados para transporte de mercadorias e passageiros. O projeto de lei específica que esses veículos só poderão operar em vias públicas na presença de um operador humano, uma medida que visa garantir a segurança nas estradas californianas. Outros estados dos Estados Unidos, como Indiana, estão seguindo este raciocínio, tornando muita tendência que pode ocorrer em outros países, como europeus e no Brasil. 

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Além das restrições operacionais, o AB 2286 impõe exigências de relatórios aos fabricantes de caminhões autônomos. Em caso de colisão envolvendo um desses veículos, as empresas terão um prazo de 10 dias para reportar o incidente ao Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV). Adicionalmente, os fabricantes deverão fornecer informações anuais sobre a desativação do modo autônomo dos caminhões, permitindo um monitoramento contínuo da segurança dessa tecnologia emergente. 

Outro ponto importante da legislação é a obrigatoriedade do DMV de elaborar um relatório até janeiro de 2030, ou cinco anos após o início dos testes com caminhões autônomos, avaliando o impacto da tecnologia na segurança pública e no mercado de trabalho do setor de transporte. 

 Posição da indústria de veículos autônomos 

 A Autonomous Vehicle Industry Association (AVIA) tem se mobilizado intensamente para que o governador Newsom mantenha sua posição contrária ao projeto de lei. Jeff Farrah, CEO da AVIA, afirmou que a aprovação do AB 2286 seria um retrocesso para a Califórnia. “Esse projeto de lei prejudicaria o processo regulatório do estado, frustrando os reguladores de segurança e impedindo que os californianos acessem os benefícios que os caminhões autônomos podem oferecer”, disse Farrah. 

Segundo o CEO da AVIA, a legislação proposta poderia impactar negativamente a cadeia de suprimentos e impedir que a Califórnia avance no desenvolvimento de tecnologias que potencialmente aumentariam a segurança no trânsito e otimizariam o transporte de mercadorias.  

Conclusão 

Nos últimos anos, as evoluções tecnológicas encontram barreiras nas legislações, portanto, a evolução precisão ser concomitante, porém há uma velocidade diferente entre as duas áreas, o que vemos em todos os setores, como nas redes sociais. A legislação é construída por valores intangíveis, diferentemente, da tecnologia. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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