Muitos artigos que eu escrevo são a partir de fontes altamente qualificadas, muitas vezes, dos Estados Unidos, Europa e Ásia, pois produzem conhecimento que interferem diretamente no transporte brasileiro. Os artigos resultados dessas pesquisas serão publicados primeiro aqui no perfil do LinkedIn como Newsletter. Hoje, recebi uma pesquisa do ATRI -American Transportation Research Institute. Vale entender para se preparar para os próximos.
O American Transportation Research Institute (ATRI), organização de pesquisa sem fins lucrativos do setor de caminhões, divulgou seu 20º relatório anual Top Industry Issues que identifica as principais preocupações do setor de caminhões nos Estados Unidos. E as preocupações deles são as nossas preocupações no Brasil. No final deste artigo, vamos colocar o link para que o leitor da Frota News possa baixar o relatório completo em inglês. O estudo é um pouco complexo para ser compreendido, portanto, não vai ser compreendido apenas neste resumo. Será necessário de um esforço maior para estudar todo o relatório.
Assine, gratuitamente, a Newsletter Frota News!
Principais temas
A lista do relatório deste ano inclui Economia, Estacionamento de Caminhões, Reforma de Abuso de Ações Judiciais, Custo e Disponibilidade de Seguros e subindo quatro posições em relação ao ano passado e Veículos Elétricos a Bateria.
“Sem dúvida, este foi outro ano difícil para o setor de caminhões”, disse Gregg Troian, Presidente da PGT Trucking. “Nossos custos continuaram a subir enquanto a demanda por frete lutava. Mas a cada ano podemos contar com a análise do ATRI para não apenas quantificar os problemas, mas, mais importante, o que podemos fazer coletivamente como um setor para resolver cada um deles.”
Leia a edição 44 da Revista Frota News:

Este ano, os temas Economia e falta de Estacionamento de Caminhões disponíveis mantiveram suas classificações de número 1 e 2 na lista geral, respectivamente. No entanto, a crescente preocupação com a proliferação de vereditos nucleares levou a Reforma de Abuso de Ações Judiciais a subir para o terceiro lugar este ano. A maior subida na classificação deste ano ocorreu em Custo e Disponibilidade de Seguro, que subiu 8 posições para ser a preocupação nº 4 do setor em geral. Completando as cinco primeiras posições deste ano estava a Compensação do Motorista.
Perfil dos entrevistados
O foco contínuo na transição da frota de caminhões do país para elétricos a bateria — e os cronogramas agressivos e o custo significativo para isso — levaram os Veículos Elétricos a Bateria para a 6ª preocupação geral do setor, subindo quatro posições em relação ao ano passado. Este quesito é um alerta para o transportador brasileiro apostar em outros caminhões para a transição energética, com biometano, biodiesel e etanol.
Mais de 45% dos entrevistados eram executivos e funcionários de transportadoras, enquanto motoristas de caminhão representavam 31%. Entre os motoristas de caminhão entrevistados, Estacionamento de Caminhões, Compensação do Motorista e Economia foram as três principais preocupações, enquanto as transportadoras classificaram a Economia, Reforma do Abuso de Ações Judiciais e Escassez de Motoristas como as três principais preocupações. O relatório também inclui uma classificação das principais preocupações do pessoal de fiscalização das transportadoras. Não parece com a realidade brasileira?
Mais de 3.700 profissionais interessados do setor de caminhões participaram da pesquisa deste ano, incluindo transportadoras, motoristas de caminhão, fornecedores do setor, instrutores de motoristas e autoridades policiais, entre outros grupos.
Os resultados completos da pesquisa anual foram divulgados como parte da Conferência e Exposição de Gestão da American Trucking Associations de 2024. O relatório completo pode ser encontrado no site da ATRI aqui.
A ATRI é a organização de pesquisa sem fins lucrativos do setor de caminhões. Ela está envolvida em pesquisas críticas relacionadas ao papel essencial do transporte de carga na manutenção de um sistema de transporte seguro, protegido e eficiente.
Link para baixar o estudo completo em PDF e inglês:
https://truckingresearch.org/2024/10/critical-issue-in-the-trucking-industry-2024/