A PACCAR, gestora de marcas como DAF, Kenworth, Peterbilt, entre outras, anunciou uma parceria estratégica com a Cummins Inc. para introduzir o novo motor a gás natural Cummins X15N em seus renomados caminhões Kenworth e Peterbilt. Este motor inovador é o primeiro de seu tipo nos Estados Unidos, projetado especificamente para aplicações em caminhões pesados, oferecendo até 500 cavalos de potência.
E no Brasil? A Scania e Iveco já vendem caminhões com motor movido a gás no Brasil, não tão multi-combustível com o Cummins X15N. A DAF Caminhões Brasil, do Grupo PACCAR, tem uma grande carta na manda com o futuro bem próximo do crescimento de caminhões movidos a gás no Brasil. As empresas PACCAR e Cummins não falaram que vão lançar este motor no Brasil, mas, pelo potencial, podemos imaginar que vão em um futuro não distante.
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O X15N não só se destaca pela sua capacidade, mas também pela integração com o sistema de entrega de combustível Cummins Clean Fuel Technologies, uma solução que promete ser uma alternativa sustentável e econômica. “A PACCAR pode ajudar os clientes a chegarem aos seus objetivos de descarbonização, oferecendo soluções de energia sustentáveis e acessíveis que utilizam tecnologia de motor comprovada e infraestrutura existente”, afirmou John Rich, diretor de tecnologia da PACCAR.
A parceria inclui uma demonstração, realizada em conjunto com clientes como FedEx Freight e Knight-Swift, para exibir o potencial do motor X15N em reduzir as emissões de carbono em operações de transporte de longa distância. “O X15N é essencial para o nosso compromisso de ajudar os clientes a atingirem emissões líquidas zero de gases de efeito estufa e melhorar o NOx”, explicou Srikanth Padmanabhan, vice-presidente e presidente de negócios da Cummins Engine. Ele ressaltou que o novo motor não apenas reduzirá o custo da adoção de tecnologias de baixas emissões para frotas, mas também trará confiança aos clientes, apoiado por mais de três décadas de experiência da Cummins com gás natural.
O motor X15N também é capaz de operar com gás natural renovável (RNG) ou biometano, permitindo reduções significativas nas emissões de gases de efeito estufa. Dependendo da fonte biológica e da matéria-prima residual usada, as reduções podem variar de 90% até atingir a neutralidade de carbono, ou mesmo se tornar carbono negativo.
Outro destaque do X15N é a sua conformidade com os padrões EPA e CARB 2024 para níveis de NOx, oferecendo um desempenho com um pico de torque de 3.156 Nm. Quando combinado com as transmissões HD e XD da Eaton Cummins Automated Transmission Technologies, o motor promete um desempenho superior.
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