Como era de esperar, o destaque da Volvo Buses na Lat.Bus Transpúblico 2024 será o seu ônibus biarticulado 100% elétrico e único no Brasil. Aliás, os elétricos serão o tema da maioria dos expositores de chassis e carrocerias. Assim, a maior feira do transporte de passageiros da América Latina, que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de agosto, no São Paulo Expo, promete ser a feira que dá os primeiros passos para a eletromobilidade no transporte público de passageiros. Os passos seguintes vão depender da infraestrutura, do poder público e da capacidade financeira de todos envolvidos.
A Volvo Buses apresentará seu ônibus biarticulado 100% elétrico no estande A51, refletindo seu compromisso com a eletromobilidade no mercado nacional. O modelo está em base de teste. No entanto, o BZL Elétrico padrão passou por testes em Curitiba e São Paulo. Após uma bem-sucedida fase de testes, a Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano de Curitiba, adquiriu o Volvo BZL Elétrico para operar regularmente na capital do Paraná.
Carroceria Marcopolo Attivi
O modelo Volvo entre para a Viação Redentor foi montado com carroceria Marcopolo Attivi, com uma estrutura desenvolvida para chassi 100% elétrico. Com dimensões de 12.950 mm de comprimento, 2.550 mm de largura e 3.675 mm de altura, o Attivi oferece um espaço interno amplo e confortável com ar-condicionado que possui um sistema de renovação de ar que segue o conceito aeronáutico, trocando o ar do interior do veículo a cada três minutos. O design arrojado inclui faróis full LED, enquanto a tecnologia embarcada traz portas pantográficas com sistema antiesmagamento.
FABET com apoio da FEAC abre as inscrições para o projeto Mulheres em Trânsito
Tanto o modelo padrão como o biarticulado elétrico serão produzidos no complexo industrial da Volvo em Curitiba (PR), com potencial de exportação para outros países.
Além do BZL Elétrico, a Volvo revelará outras novidades em chassis urbanos, para fretamento e rodoviários apenas na abertura do evento, mantendo a tradição de trazer inovações significativas para a Lat.Bus. Os veículos pesados movidos a combustão ainda terão muitos anos pela frente por serem mais viáveis economicamente. No entanto, eles ainda podem evoluir na contribuição para a descarbonização do transporte.
No campo da segurança, a Volvo apresentará aprimoramentos em seu Sistema de Segurança Ativa (SSA), que inclui tecnologias avançadas como aviso de colisão frontal, suporte de manutenção de faixa e freio de emergência automático.
Fique atento ao Frota News para mais novidades reveladas no evento.
Nos siga no LinkedIn!