segunda-feira, setembro 16, 2024

Novo Volvo FH Electric terá autonomia ampliada para 600 km

- Publicidade -

Atualmente é consenso que as soluções para veículos pesados elétricos para longas distâncias são desafiadoras e caras. No entanto, cada aumento de autonomia é uma conquista para o transporte de curta e média distância, conceito variável em razão do tamanho de cada país. Assim, a Volvo Trucks lançará nova versão do Volvo FH Electric segundo semestre de 2025. 

A empresa anuncia nova versão FH Electric capaz de percorrer 600 km com uma única carga. Essa roda permitirá que as empresas de transporte operem caminhões elétricos em rotas entre países nos continentes Europeu, e no Brasil, seria entre estados.   

“Nosso novo carro-chefe elétrico será um ótimo complemento para nossa ampla gama de caminhões elétricos e permitirá o transporte com emissão zero de gases de escape também para distâncias maiores. Será uma ótima solução para empresas de transporte com alta quilometragem anual em seus caminhões e com um forte compromisso de reduzir o CO2”, afirmou Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.  

Assine gratuitamente a newsletter Frota News:

Newsletter Frota News
Fica atualizado com o nosso boletim de notícias

Peso das baterias e a Lei da Balança 

O segredo por trás do alcance estendido do novo FH Electric está na tecnologia de transmissão da Volvo, conhecida como e-axle. Esse sistema permite acomodar uma capacidade maior de baterias a bordo, tornando possível alcançar os 600 km com uma única carga. Por outro lado, aumenta o peso do caminhão e reduz o PBT (a ficha técnica ainda não foi divulgada). Na Europa isso não chega a ser um problema, pois a legislação de peso, chamada no Brasil de “Lei da Balança” foi modificada, permitindo que os caminhões elétricos tenham um PBT de 2 toneladas a mais do que os caminhões a diesel. 

Leia mais:

Lançamento exemplar da Volvo Trucks nos Estados Unidos

 Além disso, houve melhorias na eficiência das baterias, no sistema de gerenciamento de energia e na eficiência geral do trem de força contribuem para essa notável capacidade de autonomia. 

Liderança em pesados

 A Volvo Trucks se destaca como líder global no mercado de caminhões médios e pesados elétricos, com um portfólio que inclui oito modelos movidos a bateria e mais de 3.800 caminhões elétricos entregues em 46 países. A gama diversificada de produtos já possibilita a’ eletrificação de diversas operações, desde a distribuição urbana e regional até a construção e gerenciamento de resíduos. Agora, com o lançamento do novo FH Electric, a Volvo avança para conquistar o mercado de transporte de longa distância. 

No Brasil, a Volvo também já comercializa do FM Electric importado e com planos, sem data, para a produção, ou montagem, do modelo na fábrica de Curitiba, no Paraná. 

Roger Alm destaca que os caminhões elétricos a bateria não só traz benefícios ambientais significativos, como também melhoram consideravelmente o ambiente de trabalho dos motoristas, reduzindo os níveis de ruído e vibração. 

Para atingir sua meta de emissões líquidas zero até 2040, a Volvo Trucks está implementando uma estratégia de tecnologia de três caminhos. Essa abordagem inclui o desenvolvimento de motores elétricos a bateria, motores elétricos a célula de combustível e motores de combustão que utilizam combustíveis renováveis, como hidrogênio verde, biogás ou HVO (Óleo Vegetal Hidrogenado). Além disso, no Brasil, a Volvo já lançou o Volvo FH que pode funcionar com biodiesel puro (B100).  

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui