domingo, dezembro 14, 2025

Novo Mercedes-Benz Axor Euro 6 mira segmento de pesados de entrada a partir de R$ 698 mil

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Com presença do CEO global da Mercedes-Benz Trucks, Achim Puchert, a Mercedes-Benz do Brasil marcou o retorno oficial do Axor ao mercado. O pesado chega renovado, com mecânica do Actros Euro 6 (Proconve P8), cabine do Axor anterior com facelift e duas configurações iniciais: Axor 2038 4×2 e Axor 2045 6×2. A estratégia da marca é clara — oferecer um cavalo mecânico mais acessível e competitivo, com preços entre R$ 698 mil e R$ 738 mil, abaixo do Actros 2045 S 4×2 de entrada, que parte de R$ 801 mil.

Com mais de 100 mil unidades vendidas desde sua introdução há duas décadas, o Axor é um dos nomes mais fortes entre os pesados da Mercedes-Benz. “Ele chega para ocupar novamente seu lugar no coração dos estradeiros e também na razão, porque entrega muito mais em desempenho, economia, praticidade e confiabilidade”, afirmou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços da marca. A montadora projeta a venda de mais de mil unidades da nova linha em 2025, ano em que a marca já contabiliza crescimento de 13% nas vendas e 25% de participação de mercado.

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O novo Axor traz grade frontal redesenhada, para-choque mais largo e faróis halógenos ou em LED com proteção opcional. Ele está alinhado com os demais modelos da marca e vai ser, facilmente, confundido com o Arocs, do qual herda para-choque e faróis.

Internamente, a cabina exibe painel com display de 12,7 cm, volante multifuncional, botão de partida, chave inteligente e banco pneumático com 11 regulagens, além de conforto ampliado por suspensão pneumática da cabine e túnel central rebaixado e 20 cm acima do restante do piso.

Axor
Mesma cabine, porém, com interior modernizado

Sob o capô, o destaque é o motor OM 460 LA de 13 litros Euro 6, que substitui o anterior de 12 litros da versão Euro 5. Disponível com potências de 380 cv (Axor 2038) e 450 cv (Axor 2545), o propulsor está acoplado à transmissão automatizada Powershift 3 Advanced de 12 marchas, com três modos de condução: Standard, Econômico e Power.

Segurança e durabilidade como diferenciais

O novo Axor foi submetido a um extenso programa de testes, somando mais de 300 mil quilômetros rodados com até 58,5 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC) e simulações que, segundo a montadora, equivalem a mais de sete voltas ao redor da Terra. Entre os principais recursos de segurança estão sistemas EBS, ABS, ASR, Hill Holder, ESC, EBD e ESS, além de luzes de freio de emergência e faróis em LED.

A linha ainda traz duas opções de cabina (Leito Teto Alto e Baixo), ambas pensadas para operações de longa distância, e capacidade máxima de tração de até 62 toneladas – podendo chegar a 68 toneladas nas versões com redução nos cubos. Com chassi e suspensão similar ao do Actros, o novo Axor foi pensado para aplicações em operações com baú, sider, graneleiro, cegonheiro, tanque, prancha e outras.

Sobre novas versões, como 6×4 e fora de estrada, a diretoria da marca respondeu que, neste primeiro momento, os rodoviários foram priorizados e, que novas versões podem surgir no futuro.

Foco no mercado interno e exportações

Durante o lançamento, o CEO global da Mercedes-Benz Trucks, Achim Puchert, destacou a importância estratégica do mercado nacional. “O novo Axor atende às necessidades diárias dos nossos clientes e reforça nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados mais importantes para a marca no mundo. Ele tem potencial não só local, mas também para exportações”, afirmou.

Com o retorno do Axor ao portfólio, a Mercedes-Benz amplia ainda mais sua presença no mercado de pesados e busca ficar mais forte na briga pela liderança, agora, com uma linha de 45 modelos, dos leves aos pesados.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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