Com presença do CEO global da Mercedes-Benz Trucks, Achim Puchert, a Mercedes-Benz do Brasil marcou o retorno oficial do Axor ao mercado. O pesado chega renovado, com mecânica do Actros Euro 6 (Proconve P8), cabine do Axor anterior com facelift e duas configurações iniciais: Axor 2038 4×2 e Axor 2045 6×2. A estratégia da marca é clara — oferecer um cavalo mecânico mais acessível e competitivo, com preços entre R$ 698 mil e R$ 738 mil, abaixo do Actros 2045 S 4×2 de entrada, que parte de R$ 801 mil.
Com mais de 100 mil unidades vendidas desde sua introdução há duas décadas, o Axor é um dos nomes mais fortes entre os pesados da Mercedes-Benz. “Ele chega para ocupar novamente seu lugar no coração dos estradeiros e também na razão, porque entrega muito mais em desempenho, economia, praticidade e confiabilidade”, afirmou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços da marca. A montadora projeta a venda de mais de mil unidades da nova linha em 2025, ano em que a marca já contabiliza crescimento de 13% nas vendas e 25% de participação de mercado.
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O novo Axor traz grade frontal redesenhada, para-choque mais largo e faróis halógenos ou em LED com proteção opcional. Ele está alinhado com os demais modelos da marca e vai ser, facilmente, confundido com o Arocs, do qual herda para-choque e faróis.
Internamente, a cabina exibe painel com display de 12,7 cm, volante multifuncional, botão de partida, chave inteligente e banco pneumático com 11 regulagens, além de conforto ampliado por suspensão pneumática da cabine e túnel central rebaixado e 20 cm acima do restante do piso.

Sob o capô, o destaque é o motor OM 460 LA de 13 litros Euro 6, que substitui o anterior de 12 litros da versão Euro 5. Disponível com potências de 380 cv (Axor 2038) e 450 cv (Axor 2545), o propulsor está acoplado à transmissão automatizada Powershift 3 Advanced de 12 marchas, com três modos de condução: Standard, Econômico e Power.
Segurança e durabilidade como diferenciais
O novo Axor foi submetido a um extenso programa de testes, somando mais de 300 mil quilômetros rodados com até 58,5 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC) e simulações que, segundo a montadora, equivalem a mais de sete voltas ao redor da Terra. Entre os principais recursos de segurança estão sistemas EBS, ABS, ASR, Hill Holder, ESC, EBD e ESS, além de luzes de freio de emergência e faróis em LED.
A linha ainda traz duas opções de cabina (Leito Teto Alto e Baixo), ambas pensadas para operações de longa distância, e capacidade máxima de tração de até 62 toneladas – podendo chegar a 68 toneladas nas versões com redução nos cubos. Com chassi e suspensão similar ao do Actros, o novo Axor foi pensado para aplicações em operações com baú, sider, graneleiro, cegonheiro, tanque, prancha e outras.
Sobre novas versões, como 6×4 e fora de estrada, a diretoria da marca respondeu que, neste primeiro momento, os rodoviários foram priorizados e, que novas versões podem surgir no futuro.
Foco no mercado interno e exportações
Durante o lançamento, o CEO global da Mercedes-Benz Trucks, Achim Puchert, destacou a importância estratégica do mercado nacional. “O novo Axor atende às necessidades diárias dos nossos clientes e reforça nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados mais importantes para a marca no mundo. Ele tem potencial não só local, mas também para exportações”, afirmou.
Com o retorno do Axor ao portfólio, a Mercedes-Benz amplia ainda mais sua presença no mercado de pesados e busca ficar mais forte na briga pela liderança, agora, com uma linha de 45 modelos, dos leves aos pesados.


