A Librelato, fabricante de implementos, inaugurou uma nova filial em Guarulhos, (SP), o Librelato Center SP, que integra uma linha de montagem e concessionária própria em uma área de 27 mil m². O novo complexo foi construído às margens da Via Dutra, em Cumbica, na altura do km 214 sentido Rio. O endereço exato é: Rua Joaquina Teófilo do Espírito Santo, 463.
O complexo abrigará áreas de montagem, estoque de peças, showroom, pátio logístico e concessionária com hub de serviços. O desenho prioriza fluxos logísticos curtos, integração entre manufatura e vendas e infraestrutura para treinamentos e capacitação. Trata-se de uma unidade concebida para aproximar a empresa dos clientes da Região Metropolitana de São Paulo, região que possui forte presença dos principais concorrentes: Randon, Facchini e Truckvan.
- Seminário Educação para Logística
- Tata Motors compra Iveco Group e cria gigante global em veículos comerciais
Segundo Simone Martins, CEO da Librelato, o investimento na nova unidade é de R$ 10 milhões e faz parte do ciclo anunciado em 2024 de 405 milhões de reais. “Ao expandir nossa atuação para a Grande São Paulo, deixamos de ter cinco plantas fabris concentradas exclusivamente em Santa Catarina e fortalecemos a descentralização da produção, aumentando nossa capacidade de entrega e reduzindo os prazos de atendimento”, destaca Simone Martins.
Projeção de crescimento
Segundo projeções da companhia, a meta é que, até o terceiro ano de operação, a participação de mercado da marca Librelato no estado de São Paulo se iguale à média nacional, hoje em torno de 15%. Em 2024, a empresa catarinense foi a terceira maior fabricante de implementos rodoviários do Brasil, com a produção de 12.005 unidades, atrás apenas da Randon e da Facchini, informou João Vitor Librelato, diretor Comercial e de Marketing. O executivo lembra que a Librelato é reconhecimento pelo atendimento do varejo, tanto que, em 2024, atendeu 3.300 clientes, com uma venda média de 3,4 implementos por cliente.
Rodrigo Corso, diretor de Manufatura, destacou que desde 2020, quando produziu 9.548 produtos, com capacidade instalada para 50 unidades por dia, a Librelato evoluiu e acompanhou a expansão do mercado, chegando a produzir mais de 13 mil implementos. “Para este ano, estamos prevendo produzir 9.001 produtos com capacidade instalada de 74 unidades diárias e em 2026 a estimativa é de fabricar 10.080 implementos com capacidade instalada de 75 produtos por dia. Isso está sendo alavancado pelos investimentos, diversificação e instalação de novas unidades como a de São Paulo.”


Os modelos a serem produzidos em sistema CKD
Na nova unidade industrial serão finalizados modelos como furgão alumínio, furgão lonado, porta contêiner, graneleiro e carga seca, implementos de alto volume de vendas no País, com ampla aplicação em diferentes operações logísticas. O processo de montagem será pelo CKD, com conjuntos sendo enviados de Santa Catarina para São Paulo para a montagem. CKD é a sigla em inglês para “Completely Knocked Down”, que pode ser traduzido como “completamente desmontado”.
Inicialmente, a nova operação estima a geração de 50 novos empregos diretos em um turno, podendo duplicar esse número ao longo do crescimento da produção. A nova unidade industrial tem por capacidade instalada de produzir dois mil implementos ano em regime CKD, o que deve ocorrer ao longo dos próximos anos. No primeiro ano, a expectativa é superar a entrega de 850 unidades.
- Ranking 2024 revela os 50 maiores fabricantes de equipamentos de construção do mundo
- Noma do Brasil adota FMEA para elevar qualidade e confiabilidade na indústria
Inicialmente, a unidade de Guarulhos não disponibilizará oficina para manutenções corretivas e pós-vendas, pois já conta com quatro parceiros credenciados na região para este tipo de serviço, disse Rodrigo Corso. Ele acrescentou que há planos para isso no futuro e, no entanto, a Librelato Center dará suporte de atendimento consultivo, peças e de pós-vendas para a rede no estado de São Paulo.

“O Librelato Center SP nasce como concessionária própria e parte de um novo Complexo Industrial e Comercial, estrategicamente localizado para aproximar a marca dos principais corredores logísticos da Grande São Paulo. A estrutura une showroom e atendimento consultivo à engenharia para especificação por aplicação, customizações e entrega técnica, além de permitir maior inteligência de mercado por meio da operação direta com clientes e concessionários. Isso possibilita mapear tendências, ouvir o mercado com mais agilidade e responder rapidamente, seja com soluções de pós-venda, seja com melhorias nos produtos”, reforçou João Librelato.


