quinta-feira, dezembro 26, 2024

Mercedes-Benz eSprinter 100% elétrica é lançada nas versões furgão e chassi

As empresas de transporte urbano que buscam a descarbonização de suas frotas passam a conta com mais uma marca no mercado de veículos comerciais leves elétricos. A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lança a van elétrica eSprinter. As vendas já começam neste mês. Importada da Alemanha, a eSprinter será disponibilizada, inicialmente, nos modelos Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas.  

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“O lançamento da Sprinter elétrica no Brasil representa um marco muito importante para a marca, pois reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação no país. Este é um passo fundamental para atender à crescente demanda por soluções de transporte mais eficientes e ecológicas, alinhadas com as necessidades de um mercado que está cada vez mais consciente da importância da redução de emissões e de operações eficientes. Com a chegada da eSprinter, além de ampliarmos ainda mais a nossa oferta de veículos, oferecemos uma alternativa sustentável para os nossos clientes e colaboramos para um futuro com menos emissões”, afirma Ronald Koning, Presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.  

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Parceria com a WEG 

Da mesma forma como ocorreu na Europa, a Mercedes-Benz comercializa a eSprinter com a solução, opcional, de carregamento, tendo em vista que há frotistas que já possuem a infraestrutura para isso. Para isso, ela fez uma parceria com a WEG, empresa multinacional brasileira fabricante de equipamentos elétricos e eletrônicos com um portfólio amplo de soluções para recarga veicular.   

Como todas as vans elétricas do mesmo porte, a nova eSprinter é capaz de carregar tanto com corrente alternada (AC) quanto com corrente contínua (DC). A linha conta com duas opções de bateria (81 kWh e 113 kWh).  

O carregador a bordo, que converte a corrente no veículo quando a recarga é feita com corrente alternada, como em uma wallbox, tem uma potência máxima de 11 kW. Para minimizar o tempo de recarga para os clientes, o veículo pode ser carregado com até 50 kW em estações de carregamento rápido.  

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Tempo de recarga e autonomia 

A recarga rápida de 10 a 80% da capacidade leva cerca de 93 minutos para a bateria de 113 kWh. Equipada com a maior bateria disponível no mercado, a autonomia é de até 478 quilômetros, com base na metodologia de testes europeia WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure). Pela norma do INMETRO, a autonomia considerada é 30% menor em razões das condições geográficas brasileiras, portanto, 334 km.  

eSprinter
Painel e quadro de instrumentos ampliado à esquerda. Na parte de cima à direita, temos as baterias e, embaixo, o motor elétrico de 150 kW

A tecnologia de lítio-ferro-fosfato (LFP) elimina o uso de cobalto ou níquel, sendo ideal para veículos comerciais leves devido à sua alta durabilidade. Com capacidade de carga de até 14 metros cúbicos e peso bruto total permitido de até 4,25 toneladas, a eSprinter com tração traseira promete ser versátil quanto sua versão com motor à combustão.  

Trem de força elétrico 

O motor síncrono de ímã permanente (PSM), que pesa cerca de 130 kg, é caracterizado por alta eficiência e gestão térmica otimizada. O motor está disponível com a potência de 150 kW (201 cv) máxima e entrega um torque de até 400 Nm. O modelo conta com duas opções de comprimentos (5.392mm e 6.697mm), peso bruto máximo (até 4,25 toneladas) e capacidade para rebocar até 1,5 toneladas. 

O modelo traz diversos equipamentos já conhecidos nas versões a diesel, como o multimídia Mercedes-Benz User Experience (MBUX), o Assistente Ativo de Frenagem (ABA), Alerta de Ponto Cego e o Alerta de Fadiga.  

São três modos de condução diferentes permitem personalizar o desempenho e o consumo de energia da eSprinter. O modo “Comfort” oferece toda a potência e torque disponíveis, enquanto o modo “Economic” limita a potência do motor para maior eficiência e o modo “Maximum Range” reduz ainda mais a potência do motor, limitando o uso de funcionalidades como o controle de clima para otimizar ao máximo a autonomia. 

A frenagem regenerativa, que converte a energia cinética em energia elétrica, também contribui para maximizar a autonomia. Existem quatro níveis manuais de recuperação selecionáveis (D-, D, D+, D++), controlando a incidência do modo gerador por parte do eixo propulsor. Tal ativação faz com que a inércia do veículo carregue as baterias, aumentando a autonomia e reduzindo consideravelmente o uso dos freios nos níveis mais intensos. 

Serviços e garantia 

O pacote de serviços já incluso no preço do veículo (Service Care Integrado) cobre os custos de manutenção de acordo com o manual de serviços e as especificações do fabricante para os primeiros quatro serviços dentro dos primeiros quatro anos ou até um máximo de 160 mil km considerando que cada intervalo tem 40 mil km. Com o certificado de bateria, a Mercedes-Benz AG garante, por um período total de 8 anos a partir da entrega ou do registro inicial, ou até 160 mil km, que a capacidade restante máxima das baterias de alta voltagem não será inferior a 70% da capacidade inicial. Além disso, os veículos saem de fábrica com dois anos de garantia. 

Os locais de produção do novo eSprinter são as fábricas da Mercedes-Benz Vans em North Charleston, SC/USA, além de Düsseldorf e Ludwigsfelde, na Alemanha. As versões que chegam ao Brasil vêm das fábricas alemãs.   

A Mercedes-Benz eSprinter está disponível no mercado brasileiro nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado de 3.5 e 4,25 toneladas com preço público sugerido a partir de R$ 482.900,00.  

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