sexta-feira, dezembro 5, 2025

Parecido com o Brasil? Caminhões e vans perdem força na Europa, enquanto ônibus elétricos avançam

- Publicidade -

O mercado europeu de veículos comerciais manteve a tendência de desaceleração nos primeiros nove meses de 2025. Segundo dados divulgados hoje (30/10) pela ACEA (Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis), as novas matrículas de vans caíram 8,2%, as de caminhões 9,8%, enquanto o segmento de ônibus foi o único a crescer, com alta de 3,6% em relação ao mesmo período de 2024.

Vans: queda generalizada e diesel ainda dominante

As vendas de vans atingiram 1,07 milhão de unidades na União Europeia. Apesar da retração, o diesel segue como a principal opção dos compradores, representando 81,7% do mercado. No entanto, as vendas desse combustível caíram 11,4%, enquanto os modelos eletrificados ampliaram espaço: os veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in já somam 10,2% das novas matrículas — quase o dobro da fatia registrada em 2024 (5,7%).

Leia também:

Caminhões: retração mais intensa e avanço elétrico desigual

O segmento de caminhões totalizou 225,4 mil unidades entre janeiro e setembro, queda de 9,8%. A demanda por caminhões pesados recuou 9%, enquanto os médios sofreram uma redução ainda maior, de 13,5%. O diesel ainda responde por 93,5% do total de caminhões novos.

Ônibus: único segmento em alta, impulsionado pela eletrificação

Os ônibus foram o ponto fora da curva no mercado europeu. O setor registrou 28,4 mil novas matrículas, alta de 3,6% sobre 2024. O avanço mais expressivo ocorreu entre os modelos elétricos: a participação dos ônibus eletrificados chegou a 22,7% do total de novos emplacamentos, frente a 17,5% no ano anterior. Destaque para o salto de 108% na Alemanha, 684% na Suécia e 389% na Bélgica.

Desafios estruturais persistem

Embora o aumento das vendas de veículos elétricos sinalize uma mudança estrutural, a ACEA alerta que a transição ainda é lenta devido à “quase ausência das condições habilitadoras essenciais” — como infraestrutura de recarga adequada, incentivos consistentes e políticas harmonizadas entre os países da União Europeia.

Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui