O mercado europeu de veículos comerciais manteve a tendência de desaceleração nos primeiros nove meses de 2025. Segundo dados divulgados hoje (30/10) pela ACEA (Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis), as novas matrículas de vans caíram 8,2%, as de caminhões 9,8%, enquanto o segmento de ônibus foi o único a crescer, com alta de 3,6% em relação ao mesmo período de 2024.
Vans: queda generalizada e diesel ainda dominante
As vendas de vans atingiram 1,07 milhão de unidades na União Europeia. Apesar da retração, o diesel segue como a principal opção dos compradores, representando 81,7% do mercado. No entanto, as vendas desse combustível caíram 11,4%, enquanto os modelos eletrificados ampliaram espaço: os veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in já somam 10,2% das novas matrículas — quase o dobro da fatia registrada em 2024 (5,7%).
Leia também:
- Revista Frota News Edição 52 – Especial transporte de Passageiros
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
Caminhões: retração mais intensa e avanço elétrico desigual
O segmento de caminhões totalizou 225,4 mil unidades entre janeiro e setembro, queda de 9,8%. A demanda por caminhões pesados recuou 9%, enquanto os médios sofreram uma redução ainda maior, de 13,5%. O diesel ainda responde por 93,5% do total de caminhões novos.
Ônibus: único segmento em alta, impulsionado pela eletrificação
Os ônibus foram o ponto fora da curva no mercado europeu. O setor registrou 28,4 mil novas matrículas, alta de 3,6% sobre 2024. O avanço mais expressivo ocorreu entre os modelos elétricos: a participação dos ônibus eletrificados chegou a 22,7% do total de novos emplacamentos, frente a 17,5% no ano anterior. Destaque para o salto de 108% na Alemanha, 684% na Suécia e 389% na Bélgica.
Desafios estruturais persistem
Embora o aumento das vendas de veículos elétricos sinalize uma mudança estrutural, a ACEA alerta que a transição ainda é lenta devido à “quase ausência das condições habilitadoras essenciais” — como infraestrutura de recarga adequada, incentivos consistentes e políticas harmonizadas entre os países da União Europeia.
Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast


