sexta-feira, dezembro 5, 2025

Mercado de caminhões e ônibus: o que esperar de 2025–2026

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Sempre escutamos que a economia brasileiro é como uma montanha russa e os números dos últimos 10 anos mostram que estamos mais próximos ao alto. Para 2025, a projeção realizada pela Anfavea (associação das montadoras) é de retração no mercado de caminhões e expansão no setor de ônibus. A entidade estima 114,5 mil caminhões, queda de 8,3% sobre 2024. Já para os ônibus, espera-se 25,3 mil unidades, avanço de 12,8% em relação ao desempenho atual.

Ano Caminhões Ônibus
2015 71.652 16.792
2016 50.560 11.161
2017 51.943 11.755
2018 76.005 15.081
2019 101.335 20.932
2020 89.678 13.940
2021 128.679 14.062
2022 126.643 17.357
2023 108.024 20.435
2024 124.933 22.435

Fonte: Anfavea/Denatran

Até outubro, o balanço de 2025 indica 94,7 mil caminhões e 19,7 mil ônibus emplacados — números que reforçam o descolamento entre os dois setores.

O frete pressionado e o crédito caro continuam limitando a renovação das frotas de carga, enquanto a retomada da mobilidade urbana e do turismo impulsiona a demanda por ônibus.

Pesados acima de 16 toneladas puxam a queda

O segmento que mais sente os efeitos da desaceleração é o de caminhões semipesados e pesados, acima de 16 toneladas. A estimativa do setor é encerrar 2025 com cerca de 80 mil unidades, ante 97 mil em 2024 — um tombo próximo de 18%.

Simone Montagna, presidente das operações comerciais da Scania Brasil, explica que o cenário deve se repetir em 2026:

Vemos uma variação de no máximo 5% para cima ou para baixo. Não há colapso, mas o mercado permanece pressionado por juros altos e frete baixo.”

A Scania, que registrou recorde em 2024 com mais de 19 mil caminhões vendidos, também prevê cautela para o próximo ciclo. Segundo Montagna, o ambiente eleitoral e o custo do financiamento devem adiar investimentos importantes, com efeitos positivos aparecendo apenas em 2027.

Ônibus seguem trajetória de crescimento

No transporte de passageiros, a tendência é o oposto. O setor acumula três anos de alta e deve manter ritmo acelerado em 2025. A recomposição das frotas urbanas, o aumento do turismo rodoviário e a chegada de novas tecnologias — incluindo modelos híbridos e elétricos — ajudam a sustentar o avanço.

Com números tão distintos, 2025 deve consolidar um quadro claro: um mercado de caminhões em ajuste e um mercado de ônibus em plena expansão.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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