sexta-feira, dezembro 12, 2025

Shell lança V-Power Diesel no Brasil e movimenta cenário de combustíveis em meio a alta do ICMS e avanço do biodiesel

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A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, anunciou a ampliação da família de aditivados Shell V-Power com a chegada do novo Shell V-Power Diesel, que passa a substituir a linha Evolux a partir de janeiro de 2026. O lançamento marca a entrada da linha premium também no segmento diesel, completando o portfólio com gasolina, gasolina Racing e etanol. A chegada acontece em um momento estratégico para o mercado: o país passou a operar com o biodiesel B15, o que aumentou os desafios de estabilidade, oxidação e formação de resíduos — questões diretamente atacadas pela formulação avançada do novo combustível.

Formulado com tecnologia global da Shell, o V-Power Diesel nasce, segundo a Raízen, com forte reconhecimento do consumidor. “Nos estudos iniciais, 72% dos entrevistados já afirmavam conhecer o produto antes mesmo de ele existir no Brasil. Eles mostraram que trazer o diesel para a linha V-Power não só fazia sentido, como era essencial para evoluir nosso portfólio”, afirma Ricardo Berni, CMO da Raízen.

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O aditivado atua na estabilização da oxidação do biodiesel, limpeza do sistema de injeção, aumento de cetano — que melhora a rapidez e segurança nas ultrapassagens —, redução de espuma no abastecimento, inibição de microrganismos e proteção anticorrosiva.

O lançamento chegará aos postos de todo o país em janeiro de 2026 com a campanha “Sinta a evolução no seu motor”, criada pela ID/TBWA, que pretende alcançar mais de 60 milhões de pessoas. O posicionamento reforça o caráter versátil do produto, voltado tanto para caminhões e ônibus quanto para SUVs e picapes a diesel — segmentos fortemente impactados pelas mudanças recentes no mercado de combustíveis.

Alta do ICMS do diesel deve pressionar custos logísticos em 2026

A novidade da Shell chega em um ambiente de preços pressionados. A partir de janeiro de 2026, o ICMS do diesel sobe R$ 0,05 por litro, atingindo R$ 1,17, conforme decisão do Confaz. O aumento anula a queda acumulada de cerca de 1% registrada em 2025 e deve ser sentido imediatamente por consumidores e frotistas, aponta o especialista Vitor Sabag, do Gasola by nstech. “Os postos repassam praticamente de imediato. No médio prazo, isso pesa no frete e no preço final dos produtos, já que dependemos do modal rodoviário”, afirma.

Sabag destaca que o ambiente político — ano eleitoral — tende a trazer sensibilidade e volatilidade aos reajustes, especialmente aqueles ligados à Petrobras. E reforça: para mitigar impactos, transportadoras precisam intensificar o monitoramento de preços, planejar rotas e negociar condições de abastecimento de forma estratégica. Em 2024, o diesel acumulou alta de 3%; já de janeiro a outubro de 2025 houve leve queda. Para cair novamente em 2026, seria necessária uma redução significativa do dólar e do barril — cenário considerado desafiador.

Be8 anuncia expansão no Piauí e projeta avanço dos biocombustíveis

Enquanto o mercado fóssil enfrenta pressões tributárias, o segmento de biocombustíveis vive um momento de expansão. Durante a COP 30, a Be8 assinou uma Carta de Intenções com o Investe Piauí para ampliar a capacidade de produção em Floriano (PI) e instalar a segunda fábrica do biocombustível renovável Be8 BeVant. O acordo inclui estudos de viabilidade, projeções de geração de empregos e apoio na busca de parceiros estratégicos e incentivos fiscais.

Segundo o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, a ampliação reforça o aumento da oferta de energias renováveis, especialmente em uma região que desponta como polo energético nacional. O BeVant, que pode ser usado puro em motores diesel, promete reduzir até 99% das emissões de GEE na comparação com o diesel fóssil e apresenta vantagens como alto teor de éster, menor acidez, lubricidade superior e baixíssimos índices de água e contaminantes. O produto foi testado com sucesso na Rota Sustentabilidade COP 30 em parceria com a Mercedes-Benz.

O movimento ocorre em sintonia com a tendência de crescimento do consumo de biodiesel no país. De acordo com a StoneX, o mercado deve atingir 9,8 milhões de m³ em 2025, alta de 9%, e 10,5 milhões de m³ em 2026 — podendo chegar a quase 11 milhões em um cenário de adoção do B16. A mistura B15 já impulsiona recordes: apenas em outubro foram 914 mil m³ vendidos. Já no balanço de janeiro a outubro, o volume alcançou 8,1 milhões de m³, avanço de 6,7% ante 2024.

O mix de matérias-primas também passa por ajustes. O óleo de soja, embora dominante, caiu de 86,4% para 81,6% do mix no quinto bimestre; já o sebo bovino avançou fortemente, impulsionado pelas tarifas de 50% impostas pelos EUA, que reduziram exportações e aumentaram a oferta interna.

Mercado em transição

A chegada do Shell V-Power Diesel, combinada ao avanço do biodiesel e a um cenário de preços mais pressionados, reforça que 2026 será um ano de profundas transformações no segmento de combustíveis. O consumidor — seja motorista urbano, seja gestor de frota — terá diante de si um mercado mais tecnológico, mais regulado e mais dependente de estratégias de eficiência. Entre novos aditivados premium, biocombustíveis renováveis e aumento de tributos, a disputa pelo melhor custo-benefício promete ganhar ainda mais peso nas decisões de abastecimento e logística.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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