O prêmio de Truck Innovation Truck Latin America foi dado à Mercedes-Benz e a Smart Machine da Grunner, que utiliza caminhões semiautônomos Mercedes-Benz na colheita da cana-de-açúcar e outras atividades no campo
O caminhão Mercedes-Benz Axor Semiautônomo, desenvolvido com a Grunner, foi o grande vencedor da 1ª edição da versão latino-americana do prêmio Truck Innovation Award Latin America 2025, a versão latino-americano do internacional Truck Innovation Award realizado na Europa. O modelo vencedor recebeu 11 votos de 20 possíveis
Esta premiação parte da organização International Truck of The Year (IToY) e, por sua vez, do Truck of the Year Latin America, e tem o objetivo de promover as inovações das engenharias latino-americanas.
O troféu foi recebido por Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing Peças & Serviços Caminhões Mercedes-Benz do Brasil, e entregue por Josué Araújo, diretor de Tecnologia e Inovação da Noma do Brasil, apoiadora da premiação.
Sucesso de vendas
“Já são cinco anos de parceria com a Grunner e os números de mercado comprovam que estamos no caminho certo. A Mercedes-Benz possui a maior frota de caminhões semiautônomos já em operação no Brasil. São mais de 1.100 unidades em circulação das Smart Machines da Grunner na colheita da cana-de-açúcar, além de outras aplicações no campo”, destaca Jefferson Ferrarez. “Estes caminhões conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS com alta precisão. O condutor assume o comando logo depois do carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas”.
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O Mercedes-Benz Axor com a Grunner é um caminhão para aplicado em ambientes confinados, como fazendas do agronegócio, canavieiros e outras atividades do setor agrícola.
Estes veículos inteligentes são capazes de identificar e seguir rotas de forma autônoma, guiados por GPS de alta precisão, permitindo que o operador assuma o comando apenas após o carregamento, garantindo maior eficiência e segurança na operação. O Mercedes-Benz Axor, após passar pelas transformações, recebe uma nova homologação, e passa a ser considerado uma máquina agrícola e recebe a nomenclatura Mercedes-Benz Grunner ATR320X.
As vantagens sobre o trator tradicional
Com a essa tecnologia de automação, as vantagens do uso de caminhão são 50% de redução no consumo de combustível, 40% menos uso de lubrificantes e 30% de redução dos custos com manutenção e peças quando comparado com um trator tradicional na mesma atividade. Além disso, o caminhão pode voltar a ser de uso convencional e ter maior valor de revenda.
Com 11 votos de 20 possíveis, o Mercedes-Axor com tecnologia Grunner venceu concorrentes do peso de Volvo VMX Projetar Stark, Scania P 280 Semiautônomo e Volkswagen Constellation Autônomo.
Corpo de jurado
Para a escolha dos caminhões vencedores do Truck of the Year Latin America e Truck Innovation Award, a organização convidou jornalistas com credibilidade e experiência em cobertura da indústria de caminhões do Brasil: Aline Feltrin (Transporte Moderno), Andrea Ramos (Estradão), Daniela Giopato (O Carreteiro), Décio Costa (Autoindústria), Graziela Potenza (Revista Caminhoneiro), Ivo Mattos (Rede do Transporte), João Geraldo (Transporte Mundial), José Augusto Ferraz (Frota&Cia), Leonardo Andrade (Agência Transporta Brasil), Pedro Bartholomeu (Revista dos Transportes), Pedro Trucão (Pé na Estrada), Sérgio Kaskanlian (Planeta Caminhão) e Zeneto Furtado (Canal Tá Valendo); Argentina: Ricardo Docimo (Planeta Camión); Chile: José Ignacio Gutiérrez (Ruta Motor); Colômbia: Alícia Torres (Carga Pesada); México: Ricardo Lira (Transporters); Paraguai: Fernando Berdichevsky; Peru: Jose Marin (Automundo TV); Paraguai: Fernando Berdichevsky (Amigo Camionero) e Uruguai: Claudio Techera (Transporte Carretero).
Sobre o IToY
O IToY (International Truck of The Year) foi criado em 1976 na Inglaterra como órgão sem fins lucrativos de jornalistas profissionais do setor de transporte terrestre, sendo, desde então, a premiação de maior prestígio na Europa. Com os membros associados de países fora da Comunidade Europeia, já conta com versões locais na Rússia (Europa Oriental), China (Ásia), Austrália, entre outros países, e na América Latina, coordenada pelo jornalista Marcos Villela, representante do Brasil na entidade como membro associado.
O ToYLA foi criado em 2019 no Brasil como uma extensão do IToY para ir além da promoção do prêmio Truck of the Year, mas também para promover o intercâmbio de informações da imprensa especializada em veículos comerciais. Em 2019, o IToY criou também o Truck Innovation Award na Europa e, neste ano, o ToYLA criou a versão latino-americana, o Truck Innovation Award Latin America para valorização a engenharia e as inovações da nossa região.
Sobre a Noma do Brasil
Fundada em 1967 em Maringá (PR), a Noma tornou-se uma das principais fabricantes de implementos rodoviários no Brasil. Com foco constante em inovação, a empresa lançou em 2007 a linha Áquila, que se destacou com implementos como bitrem, tanque e rodotrem canavieiro, introduzindo iluminação em LED. Em 2011, a linha Fênix trouxe melhorias como a tampa EcoTech, combinando leveza e resistência.
Em 2019, a Noma lançou a Geração Titanium, reconhecida por sua robustez, durabilidade e necessidade reduzida de manutenção. Os implementos dessa geração foram desenvolvidos com uma identidade visual única e incorporam avanços como freios Carbon Fiber e o sistema Safe Light, reforçando a segurança.
Com uma estrutura de 175 mil m² e quase 1.000 colaboradores, a Noma mantém uma rede de distribuição ampla, reafirmando seu compromisso com inovação, confiança e liderança no transporte rodoviário de cargas.
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