quinta-feira, novembro 21, 2024

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid

A fabricante gaúcha apresenta o Prosper VLT Hybrid, uma solução sustentável para transporte urbano e intercidades. No Seminário VLT em São Paulo, destacando eficiência e versatilidade com motores diesel e elétrico

A Marcopolo Rail, unidade de negócios da Marcopolo S.A. especializada no desenvolvimento e produção de trens. Apresentou o Prosper VLT Hybrid durante o Seminário VLT — Mobilidade e Requalificação Urbana, realizado no último dia 16 de maio em São Paulo. O evento, promovido pelo Instituto de Engenharia, destacou soluções para o transporte e a requalificação urbana, sendo o Prosper VLT Hybrid uma das principais atrações.

O novo veículo híbrido da Marcopolo Rail combina motores diesel e elétrico, oferecendo uma alternativa sustentável e eficiente para o transporte urbano e intercidades.

“A Marcopolo Rail tem capacidade para desenvolver e produzir localmente modais ferroviários adequados à potencial demanda do mercado brasileiro e latino-americano. Existem diversas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Sorocaba, entre outras, estudando a implantação de novos ramais ferroviários, bem como a revitalização de ramais existentes. Ter à disposição um produto moderno, sustentável e produzido no Brasil é muito importante para o crescimento e a consolidação da indústria nacional de material rodante e sua cadeia de fornecimento no País”, comentou Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio.

Certamente, o Prosper Hybrid destaca-se pela versatilidade, conforto e segurança oferecidos aos usuários, além de seu design moderno e baixos custos de implantação e operação. O veículo possui um powertrain híbrido que inclui um motor elétrico de tração (gerador), baterias de íons de lítio, conversão de tração e um motor diesel com pós-tratamento dos gases de exaustão.

Projetado para operar bidirecionalmente, o Prosper Hybrid permite embarque em plataformas de 1,1 metro de altura e pode ser produzido nas bitolas métrica, standard e larga, conforme a demanda do cliente operador. Para garantir o conforto e segurança dos passageiros, o veículo conta com sistema de ar-condicionado com refrigeração e aquecimento, bem como, poltronas internas ergonômicas e uma completa gama de opcionais.

O Prosper Hybrid pode ser operado de três formas distintas: utilizando apenas o motor elétrico, apenas o motor diesel ou a combinação dos dois sistemas. Além disso, seu powertrain inclui um motor diesel com 315 kW de potência (a 1.800 rpm), equipado com sistema de pós-tratamento de gases de escape SCR e tanque de ureia, além de um motor elétrico com potência máxima de 400 kW.

O veículo também possui um gerador de partida especialmente desenvolvido, que pode funcionar como gerador ou motor elétrico, e um conversor de frequência que regula o fluxo de energia entre a bateria e o motor/gerador, permitindo a adaptação do modo de operação conforme o perfil da via. Durante a frenagem, a energia cinética é convertida em energia elétrica e armazenada na bateria, reutilizada para partida e movimentação no modo 100% elétrico.

VLT no Brasil

A rede brasileira de transporte de passageiros sobre trilhos já conta com cerca de mil quilômetros. Além disso, está havendo um crescimento do trecho do VLT da Baixada Santista. Atualmente, o Brasil conta com o VLT em cidades, como

  1. VLT da Baixada Santista: Liga as cidades de Santos e São Vicente, na Baixada Santista. É elétrico e conta com trens produzidos pela Vossloh.
  2. VLT do Rio de Janeiro: Percorre o Centro e o Porto da cidade, conectando redes de transporte metropolitano, aeroporto, rodoviária e terminal de cruzeiros.
  3. VLT de João Pessoa: Interliga os municípios de Santa Rita, Bayeux, João Pessoa e Cabedelo, transportando uma média de 11,6 mil passageiros por dia.
  4. VLT de Teresina: Embora chamado de “Metrô de Teresina”, é um VLT a diesel com 13,5 km de extensão.
  5. VLT de Maceió: Conta com VLTs a diesel da Bom Sinal, interligando os municípios de Maceió, Satuba e Rio Largo.
  6. VLT de Natal: Com trens semelhantes aos de Maceió e João Pessoa, interliga os municípios de Ceará Mirim, Extremoz, Natal e Parnamirim.
  7. VLT de São Paulo: Com o VLT do Corredor Tiradentes com trajeto de 9,6 km e conecta o Terminal Parque Dom Pedro II ao Terminal Sacomã, passando por pontos importantes como o Mercado Municipal e a Avenida do Estado. Aliás, a cidade também planeja a implementação de um VLT no centro da cidade. O projeto, chamado de “Bonde São Paulo”, prevê duas linhas que juntas teriam 12 km de extensão. A saber, essas linhas ligarão várias estações do Metrô e CPTM, além de terminais de ônibus.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui