Em fase para ampliação da internacionalização da indústria brasileira de ônibus, a Marcopolo anunciou durante a Busworld Europe 2025, em Bruxelas, uma parceria com a Volvo Buses para a comercialização de veículos completos na França e na Itália. O acordo simboliza o retorno da fabricante gaúcha ao mercado europeu de ônibus rodoviários, um dos mais competitivos e exigentes do mundo.
O ponto central do acordo é a combinação da carroceria Paradiso G8 1200, ícone da Marcopolo, com o chassi Volvo B13R. A versão europeia do modelo será produzida no Brasil e adaptada para atender aos rigorosos padrões técnicos e de segurança da União Europeia, incluindo normas de cibersegurança veicular, durabilidade e proteção contra incêndios.
Leia também:
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
- Seminário Educação para Logística
A Volvo Buses assume o papel de contratante principal, sendo responsável pela venda, distribuição e suporte pós-venda por meio de sua rede de concessionários na França e na Itália. Já a Marcopolo cuidará da fabricação e exportação das carrocerias montadas sobre chassis fornecidos pela Volvo, numa integração que une duas referências globais em transporte rodoviário.
“A parceria com a Volvo Buses está totalmente alinhada à nossa estratégia de retorno ao mercado europeu. Identificamos uma oportunidade concreta de oferecer soluções sob medida, com um produto desenvolvido para atender às demandas específicas da França e da Itália”, afirmou André Armaganijan, CEO da Marcopolo.
A cerimônia de assinatura do acordo ocorreu no estande da Marcopolo na Busworld, com a presença de Anna Westerberg, CEO da Volvo Buses; Thomas Nylund, diretor da Volvo Europe; André Armaganijan e João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo. O protocolo foi simbolicamente firmado sobre o próprio veículo exposto — um Paradiso G8 1200 Volvo B13R.
As primeiras entregas estão previstas para o quarto trimestre de 2026, após a conclusão dos processos de homologação e certificação exigidos para operação no continente europeu.
Destaque na Busworld: Geração 8 Consolida Padrão Global
A Marcopolo foi a única fabricante brasileira de carrocerias presente na Busworld Europe 2025, e aproveitou o evento para reafirmar a força da Geração 8 (G8) — linha que revolucionou o design e o desempenho dos rodoviários da marca desde 2021.
No estande da empresa, os visitantes puderam conhecer três grandes destaques:
- Paradiso G8 1200 – modelo protagonista da nova parceria com a Volvo, adaptado ao mercado europeu.
- Paradiso G8 1350 – veículo símbolo da marca, que alcançou o marco de 5 mil unidades produzidas da Geração 8.
- Viaggio G8 1050 – lançamento oficial da feira, voltado a rotas médias e operações de fretamento premium.
Com presença já consolidada na América do Sul, África, Ásia e agora Oceania, a Marcopolo reforça sua vocação global. Somente da Geração 8, 1.500 unidades foram exportadas desde o lançamento.
10 respostas que explicam por que a Toyota aposta na Hiace no Brasil
Expansão global e competitividade brasileira
Nos últimos dois anos, a Marcopolo realizou um profundo estudo sobre o mercado europeu, considerado o mais rigoroso do planeta em termos de segurança, confiabilidade e eficiência energética. O resultado é uma estratégia de reposicionamento com foco em parcerias locais e customização tecnológica.
Com 11 fábricas em sete países, a Marcopolo reforça sua capacidade de atender demandas específicas de cada mercado, respeitando legislações técnicas e ambientais distintas. A versão europeia do Paradiso G8 1200 passará por ensaios de flamabilidade, durabilidade e cibersegurança, incorporando tecnologias que vão além dos requisitos atuais de transporte rodoviário.
“Apresentamos a Geração 8 em um dos períodos mais desafiadores da nossa história, quando o setor enfrentava incertezas no Brasil e no mundo. Mesmo assim, a receptividade foi extremamente positiva”, comentou José Luis Moraes Goes, diretor de Operações Internacionais e Comerciais da Marcopolo.
O Paradiso G8 1350 e o Marco de 5 Mil Unidades Produzidas
Durante a Busworld, a Marcopolo também celebrou um marco histórico: a produção de 5 mil unidades da Geração 8. O veículo comemorativo é um Paradiso G8 1350, adquirido pela operadora mexicana ETN Turistar, referência no transporte rodoviário de luxo na América Latina.
Fundada em 1991, a ETN opera em 23 estados do México, atendendo mais de 70 destinos e mantendo padrões rigorosos de segurança, conforto e pontualidade. Além da unidade simbólica, a empresa adquiriu 120 ônibus Paradiso G8 1800 Double Decker, reforçando a confiança internacional na qualidade da marca brasileira.
Tecnologia e conforto no Paradiso G8 1350
O Paradiso G8 1350, montado sobre chassi Scania K500C B6X2 Euro VI, tem 15 metros de comprimento, 3,99 metros de altura e 2,6 metros de largura. Voltado a viagens de alto padrão, o modelo incorpora o que há de mais avançado em conforto e assistência ao motorista:
- 27 poltronas leito, sendo 6 do tipo Next com design exclusivo;
- Monitores individuais de 13”, entradas USB-A e USB-C e controle central via tablet;
- Sistema de climatização Smart Duct com fluxo de ar otimizado;
- Visão 360° com câmeras DVR e sensores de bagageiro;
- Sistemas ADAS com frenagem automática, alerta de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e detecção de ponto cego;
- Faróis Full LED e sensores de cinto em todas as poltronas.


